|
Disciplina |
Carga horária |
Ementa |
01 |
Metodologia de Pesquisa em Estudos Literários |
30 |
Conceituação de ciência. Tipos de conhecimento. A pesquisa social. Tipos de pesquisa social. A produção científica. O projeto de pesquisa. Normas e técnicas para a produção científica. |
02 |
Teoria da Literatura |
30 |
A literatura em Platão e Aristóteles; crítica, história e teorias literárias na modernidade; teorias da poesia e teorias da narrativa; teoria literária e estética; os estudos culturais; estética da recepção e processos de produção literária. |
03 |
Aspectos do romance |
30 |
A história do romance (sua origem no contexto burguês do século XVIII, e suas relações com o capitalismo e o pós-modernismo); as categorias narrativas do romance; o romance brasileiro do século XIX – Helena, de Machado de Assis. O romance brasileiro moderno – Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector. |
04 |
Estudo do conto |
30 |
Discussões sobre a teoria da narrativa curta; a forma do conto no século XIX e início do século XX; o conto realista do século XIX; o conto fantástico no século XX; o conto intimista; o conto contemporâneo; fragmentação da narrativa; realismo brutalista. |
05 |
Literatura dramática |
30 |
Estudo e reflexão crítica sobre teorias da arte dramática, com recortes de obras do teatro clássico grego ao teatro contemporâneo. Articulação entre princípios fundamentais de teorias do gênero dramático e teorias e conceituações literárias, artísticas, filosóficas e culturais de diferentes abordagens. |
06 |
Teoria da poesia |
30 |
Estudo do fenômeno poético. Conceito de poesia. Conceito e especificidade da função poética da linguagem. Teorias poéticas clássicas e contemporâneas de poesia. Gêneros poéticos. Metáfora, imagem e simbolismo sonoro na poesia. Articulação entre teoria, análise e interpretação de textos poéticos representativos da literatura universal, com recorte especial para as literaturas em língua portuguesa. |
07 |
Literatura e memória |
30 |
Introdução geral aos estudos sobre memória e literatura. Memória (e seus desdobramentos) como uma das principais chaves de leitura para a literatura moderna. Estudo de algumas manifestações literárias específicas que abordam a memória e as possibilidades de análise que se apresentam, nessas obras, sobre o tema. |
08 |
Literatura e suicídio |
30 |
Introdução geral aos estudos sobre suicídio na literatura. Interlocuções teóricas com outras áreas do conhecimento. O suicídio como uma das principais chaves de leitura para a literatura moderna. Estudo de algumas manifestações literárias específicas que tratam da questão da morte voluntária e as possibilidades de análise que se apresentam, nessas obras, sobre o tema.
|
09 |
Literatura latino-americana |
30 |
Estudos de algumas das manifestações literárias latino-americanas mais representativas ao longo de sua trajetória histórico-estética com ênfase em obras e autores representativos dos diferentes períodos e países que compõem o bloco da América Latina e suas inter-relações. |
10 |
Estudos culturais e literatura de minorias |
30 |
Conceito e relação entre Estudos Culturais e Literatura de Minorias (feminina, negra, indígena, queer); Leitura, estudo e análise de obras de autores representativos dessa literatura; as diversas formas de expressão artística de minorias: do conto, poema, dramaturgia, incluso HQs. |
11 |
Manifestações literárias no século 21 |
30 |
Estudos contemporâneos de literatura e cultura. Vertentes e gêneros da literatura do século 21. Autores e obras representativos da literatura do século 21. Leitura e interpretação de textos literários desses autores.
|
12 |
Metodologia de Ensino de literatura |
30 |
O atual ensino de literatura nas escolas públicas. O problema da periodização literária. As funções formativa e psicológica da literatura. Revisão da algumas teorias de crítica literária: Formalismo Russo, estruturalismo e estética da recepção. A literatura no ensino fundamental e médio: planejamento, conteúdos, objetivos, metodologias e critérios de avaliação. Compreensão e interpretação do texto literário de acordo com suas especificidades. A literatura como objeto da cultura: contribuições dos Estudos Culturais. A relevância do estudo dos gêneros literários contemporâneos para o ensino de literatura.
|
13 |
Seminário de apresentação dos trabalhos |
30 |
Realização de bancas para avaliação dos trabalhos finais dos alunos do curso |