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SIMPÓSIO


PROPOSTA DE SIMPÓSIO

FORMAÇÃO INICIAL: PRÁTICAS REFLEXIVAS NO ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA

Soraia Teixeira Sonsin, Mestre, UNESPAR/FECILCAM
Josimayre Novelli Coradim, Mestre, UNESPAR/FECILCAM

O curso de Letras Português/Inglês (Fecilcam/Unespar) desenvolve um ensino e aprendizagem voltado para teorias críticas reflexivas. Desse modo, ao visar formar professores críticos, preparados para atuar no mundo do trabalho, contribui para a educação de cidadãos também mais críticos e melhor preparados para lidar em situações de conflito na sociedade. Para tanto, nos apoiamos em Gasparin (1980), Spada (1999) e nas Diretrizes Curriculares Estaduais (2008). Desse modo, este simpósio tem por objetivo oportunizar momentos de socialização entre os alunos-professores sobre suas experiências, por meio de reflexão, apresentação e debate dos temas referentes a seu trabalho durante o Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Solicitamos que a proposta de trabalho do participante contenha objetivos, justificativa, metodologia, embasamento teórico e resultados alcançados. Tal proposta ainda deve estar voltada para temas sobre estudos de práticas pedagógicas e avaliativas no contexto educacional de línguas estrangeiras; relação entre práticas, materiais didáticos, atividades e aprendizagem de língua estrangeira; interação entre material didático e professor/alunos; aspectos sociais, políticos e linguísticos das línguas estrangeiras no Brasil; e ainda sobre as concepções de linguagem.

Palavras-chave: Formação inicial. Estágio Supervisionado. Ensino da Língua Inglesa.

 


COMUNICAÇÕES VINCULADAS


 

A PESQUISA-AÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO

Josimayre Novelli Coradim (UNESPAR/FECILCAM), josimayrenovelli@hotmail.com

A presente comunicação tem por objetivo abordar a concepção teórico-metodológica da Pesquisa-ação como perspectiva de pesquisa na área de formação inicial de professores em pré-serviço durante o estágio supervisionado em Língua Inglesa (LI).  Esse tipo de pesquisa surgiu para amenizar a lacuna existente entre pesquisas de cunho teórico e pesquisas que tratam de aspectos práticos, bem como necessidade de implementar teorias educacionais em contextos de ensino e aprendizagem. Pelas lentes desse tipo de investigação, procuram-se meios, de certa forma, inovadores, que possam intervir na prática. Para embasar essa discussão, apresentaremos as concepções teóricas de Zeichner (1994), Lewin (1946) e Korthagen (2001). Utilizaremos esse tipo de pesquisa como ferramenta para observar, descrever, analisar e avaliar as práticas dos professores em pré-serviço antes e após a elaboração e aplicação dos planos de aulas e também como ferramenta para oportunizar reflexão sobre a própria prática docente. Dessa forma, acreditamos que o envolvimento dos professores em pré-serviço com a Pesquisa-ação possa permitir que as práticas docentes se desenvolvam pelas lentes de um ensino reflexivo, visando ações transformadoras.

Palavras-chave: Pesquisa-ação. Formação de professores. Estágio Supervisionado.

 

DIÁRIOS REFLEXIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM PRÉ-SERVIÇO

Thaís Regina Alves, (UNESPAR/FECILCAM), thais_pr19@hotmail.com
Josimayre Novelli Coradim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), josimayrenovelli@hotmail.com

 A presente comunicação tem por objetivo apresentar o relato de uma professora em pré-serviço ao se utilizar de diários reflexivos como ferramenta para refletir sobre sua própria prática docente durante a realização do estágio supervisionado em Língua Inglesa (doravante LI). A escolha por essa vertente teórica baseia-se no compromisso assumido pelos educadores de professores a auxiliarem os professores em pré-serviço a desenvolverem suas habilidades para estudarem sua própria prática com o intuito de se tornarem melhores e mais compromissados ao longo de suas carreiras (KORTHAGEN, 1993, apud ZEICHNER, 1994). Sabemos que o período do estágio é permeado por momentos de incertezas e insegurança, os quais podem interferir na prática dos professores. Sendo assim, acreditamos que tal recurso possa auxiliar no processo de reflexão da ação docente, permitindo que o professor em pré-serviço, ao descrever sua prática, seja capaz de analisá-la, refletir e realizar mudanças, quando necessárias.

Palavras-chave: Diários Reflexivos. Estágio Supervisionado. Ensino de Língua Inglesa.

 

O PAPEL DO PROFESSOR EM PRÉ-SERVIÇO E DO ORIENTADOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Belíssar Mormelo, (UNESPAR/FECILCAM), belissarmormelo@gmail.com
Suzelaine dos Santos Vieira, ((UNESPAR/FECILCAM), suzy_santos_vieira@hotmail.com
Josimayre Novelli Coradim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), josimayrenovelli@hotmail.com

Esta comunicação tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica o papel desempenhado por duas professoras em pré-serviço durante a realização do estágio em Língua Inglesa (doravante LI), focando a importância de suas autonomias nas decisões tomadas quanto à seleção, elaboração e aplicação de atividades. Além disso, procurar-se-á expor e analisar a cognição (BORG, 2003) dessas professoras antes e após cada aula ministrada no estágio, tendo como aporte teórico-metodológico a Pesquisa-ação (LEWIN, 1946; KORTHAGEN, 2001). Ainda pelo mesmo viés teórico, ressaltar-se-á o papel desempenhado pelo professor orientador nesse processo ao analisar seus questionamentos, reflexões e direcionamentos e/ou apontamentos também após cada aula ministrada. Dessa forma, espera-se que esse trabalho possa contribuir com pesquisas na área de educação de professores de LI, mais especificamente com aquelas que tenham como foco a educação inicial durante o período do estágio supervisionado e, também, com investigações que analisam o papel do professor orientador nesse processo.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Cognição. Pesquisa-ação.