SIMPÓSIOS
PROPOSTA DE SIMPÓSIO
ENSINO DE LÍNGUAS COM BASE EM GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS (RE) CONFIGURAÇÕES
Maria Izabel Rodrigues Tognato, Doutora, UNESPAR/FECILCAM
Marileuza Ascencio Miquelante, Mestre, Núcleo Regional de Ensino de Campo Mourão – PR
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir propostas sobre um ensino de línguas com base em gêneros discursivos/textuais, que possibilitem um estudo de uma abordagem possível para o contexto da formação docente, seja inicial ou continuada, como uma contribuição para possíveis (re) configurações do agir docente. Assim, a partir de discussões sobre as implicações de transposições didáticas de uma abordagem com base em gêneros para o ensino de línguas, propomos um espaço para que diferentes trabalhos possam contribuir para tais discussões. Trata-se de um desafio aos professores de línguas para uma possível (re)construção do processo de ensino e aprendizagem. Para isto, nossa proposta de trabalho ancora-se na perspectiva interacionista de linguagem (ISD) (BRONCKART, 1999/2009), em um ensino de línguas com base em gêneros textuais e capacidades de linguagem (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007, 2009; ABREU-TARDELLI E CRISTOVÃO, 2009; MACHADO E LOUSADA, 2010), entre outras perspectivas e/ou autores possíveis. Com isso, acreditamos que um ensino de línguas com base em gêneros pode não somente contribuir para um ensino e aprendizagem de línguas, como também ampliar os conhecimentos sobre os contextos de formação e do próprio trabalho docente.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Gêneros discursivos/textuais. Formação docente.
COMUNICAÇÕES VINCULADAS
ANALISE LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DE TRANPOSIÇÃO DIDÁTICA NO TRABALHO COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Katie Emanoele de Lima Gulhotti (IC), (UNESPAR /FECILCAM), emanueleklg@gmail.com
Adriana Delmira Mendes Polarto (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ampolato@gmail.com
O ensino de língua materna na perspectiva dos gêneros discursivos é proposto pelas políticas educacionais norteadoras da educação brasileira e tem sido foco de estudos e pesquisas no campo da Linguística Aplicada. Nesse sentido, as práticas discursivas de leitura e escrita são consideradas indissociáveis, sendo a análise linguística concebida uma atividade de reflexão que permeia ambas, a fim de contribuir para capacitar o sujeito-aluno a utilizar-se dos conhecimentos linguísticos-discursivos para ler e escrever responsivamente. Dessa forma, ancorados na concepção sociointeracionista (Bakhtin, 1992 e 2003) e nas teorias que lhes são subjacentes sobre ensino e aprendizagem de língua materna, buscamos neste trabalho, realizar uma proposta de transposição didática a partir do trabalho com gênero artigo de opinião, objetivando demonstrar as relações, em termos teóricos e práticos, entre os procedimentos específicos de análise linguística e as práticas discursivas de leitura e escrita, para o desenvolvimento linguístico e comunicativo do aluno da escola básica.
Palavras-Chave: Análise linguística. Artigo de opinião. Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS
Neil Armstrong Franco de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), prof.neilfranco@gmail.com
Adriana Delmira Mendes Polato, (UNESPAR/FECILCAM), ampolato@gmail.com
A presente comunicação tem por objetivo apresentar as bases para a execução de projeto ligado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Com as inúmeras pesquisas e os documentos oficiais sobre e para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, tem-se buscado mudar o panorama de ensino da linguagem, o que já vem ganhando algum reflexo na formação docente. Uma das iniciativas tem sido o trabalho com a diversidade de textos para promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos da educação básica. Por essa razão, temos como proposta, no projeto do PIBID, propiciar aos futuros professores, acadêmicos do curso de Letras da Unespar/Fecilcam, a oportunidade de incursão em duas escolas de Educação Básica do município de Campo Mourão, para um trabalho com os gêneros textuais jornalísticos, de forma a buscar contribuir significativamente para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e cognitivo dos alunos, nas escolas, e, sobretudo, para incitar reflexão por parte dos próprios acadêmicos bolsistas sobre a necessidade e relevância da abordagem da diversidade textual, nos seguintes eixos do ensino e aprendizagem da língua portuguesa a serem contemplados em sala de aula: leitura, produção escrita, análise linguística e oralidade.
Palavras-chave: Iniciação à docência. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Gêneros textuais jornalísticos.
OS GÊNEROS NOTÍCIA E EDITORIAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DAS VOZES NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO
Maiara Cristina Segato (IC), (UNESPAR/FECILCAM), maiarasegatoletras@gmail.com
Neil Armstrong Franco de Oliveira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.neilfranco@gmail.com
O processo de ensino e aprendizagem de língua materna, pautado na perspectiva dos gêneros discursivos representa um avanço educacional e, ao mesmo tempo, um desafio para os professores que, frequentemente, não dispõem de procedimentos metodológicos necessários para desenvolver um trabalho efetivo com os gêneros. Sendo assim, com base na teoria dos gêneros de Bakhtin e nos postulados da Linguística Aplicada, utilizamos os gêneros jornalísticos notícia e editorial como objetos de ensino em uma proposta para as aulas de Língua Portuguesa. Buscamos, a partir dos conceitos bakhtinianos, o dialogismo e a polifonia, tratar dos mecanismos linguísticos, discursivos e enunciativos dos gêneros em questão, visando, além de desenvolver as capacidades linguísticas e discursivas, contribuir para a formação crítica e reflexiva dos alunos. Nesse sentido, observamos que enquanto na notícia a incorporação de outras vozes ocorre para legitimar a posição de neutralidade do texto/jornal, no editorial as diversas vozes que o compõem atuam em detrimento do jogo enunciativo de marcar e fundamentar a opinião. Observamos, também, que, mesmo seguindo as orientações quanto à construção de objetividade e neutralidade, o discurso jornalístico nunca se configura como neutro, já que as vozes que o perpassam estão sempre ligadas a determinadas esferas culturais, políticas e ideológicas.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Gêneros notícia e editorial. Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
O LIVRO DIDÁTICO KEEP IN MIND SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ
Suzelaine dos Santos Vieira (IC), (UNESPAR/FECILCAM), suzy_santos_vieira@hotmail.com
Edcleia Aparecida Basso (OR), (UNESPAR/FECILCAM), edcleia@hotmail.com
Esta pesquisa objetivou analisar o livro didático (LD) Keep in Mind - 6º ano - das autorasCHIN e ZAOROB, adotado na rede estadual, buscando identificar as concepções teórico-metodológicas que nortearam sua produção e a coerência entre elas e as teorias fundantes que subjazem às Diretrizes Curriculares Estaduais – Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM) no que diz respeito ao trabalho com os gêneros discursivos. Foi feita uma leitura aprofundada das DCE-LEM, com destaque nas obras de Bakhtin (2003, 2004) e Saviani (1991), apoiada em Fiorin (2006), Faraco (2009) e Brait (2005, 2004), de autores que tratam do LD de LEM (CRISTOVAO, 2009) para em seguida passar-se à análise do livro em foco. Os resultados apontam para concepções teóricas divergentes, mostrando um hibridismo teórico das autoras que apresentam marcas do audiolingualismo e alguns dos pressupostos advindos da abordagem comunicativa. Não há um trabalho na linha dos gêneros discursivos, conforme apontada nas DCE. O livro apresenta como interlocutor um aluno exposto e acostumado a diferentes tipos de letramento, logo de uma classe socioeconômica mais privilegiada. Os conteúdos abordados combinam com a faixa etária de adolescentes, porém não são possíveis de serem trabalhados com a carga horária semanal da escola pública destinada à LEM.
Palavras-chave: Análise. Livro didático. Gêneros discursivos
O GÊNERO ABSTRACT E A PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO: EFEITOS DESENVOLVIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL
Marcos Flávio Bassi (IC, LIDERE/CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), marcosflbassi@hotmail.com
Maria Izabel Rodrigues Tognato (OR), (UNESPAR/FECILCAM), belinhatog@yahoo.com.br
Este trabalho visa a apresentar resultados de um estudo com foco no gênero abstract e da sua relação com a produção de artigo científico como possibilidades de efeitos no desenvolvimento do futuro professor durante sua formação inicial. Este estudo faz parte de um projeto de Iniciação Científica em andamento e insere-se nos trabalhos do grupo de pesquisa LIDERE/CNPq. Para tanto, fundamentamos nosso estudo nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008), bem como do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007), além de trabalhos com foco no gênero abstract (DENARDI, 2009). Assim, buscamos investigar os elementos constitutivos e característicos do gênero abstract e suas possíveis implicações para o processo de formação inicial do futuro professor de línguas. Com isso, acreditamos que nosso trabalho pode contribuir para uma discussão mais ampliada sobre o processo de formação inicial em relação à apropriação de gêneros escritos, acadêmicos e científicos. Como resultados, podemos concluir que as contribuições e limitações dos estudos investigados, bem como de algumas produções de abstracts desenvolvidas por alguns alunos do 4º ano de Letras, são elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional do futuro professor de línguas.
Palavras-chave: Formação inicial. O gênero abstract. Artigo científico.