PAINEL
FIBRA DE AVEIA PARA PRODUÇÃO DE PAPEL
Pedro Lucas Cuareli Alécio (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), dinho677@hotmail.com
Nabi Assad Filho (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nabiassad@uol.com.br
Tânia Maria Coelho (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
A aveia é a sexta cultura em produção de grãos no mundo, no Brasil, o cereal tem grande potencial de uso nos sistemas de produção agropecuários, principalmente nos Estados do sul. É uma alternativa econômica importante no período de inverno. Os objetivos desta pesquisa são produzir uma pasta de celulose a partir da fibra de aveia, estudar a composição química da mesma, estudar os métodos de extração de celulose, fazer a extração da celulose pelo método mais adequado, obter o rendimento de extração, transformar em uma pasta a celulose da aveia e avaliar a qualidade da pasta. A tendência mundial é valorizar matérias-primas facilmente renováveis, desenvolver tecnologias limpas e buscar produtos passíveis a reciclagem. Dessa forma fomos estimulados a produzir uma polpa de celulose, para fabricação de papel, usando um material que poderá substituir a madeira.
Palavras-chave: Fibra da aveia. Celulose. Extração Celulose.
DESENVOLVIMENTO DE PLACAS PARA TRATAMENTO ACÚSTICO UTILIZANDO GESSO RECICLADO E FIBRAS DE CANA DE AÇÚCAR E AVEIA
Luana Moreno (IC), (UNESPAR-FECILCAM), luaninhamoreno@hotmail.com
Tânia Maria Coelho (OR) (UNESPAR-FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
Ederaldo Luiz Beline (CO-OR) (UNESPAR-FECILCAM), lajes.altonia@gmail.com
O tratamento de resíduos é uma ferramenta amplamente utilizada para conscientização ambiental. O presente projeto tem por finalidade desenvolver placas com a função de isolar ruídos de impacto. Este tratamento acústico pode ser realizado a partir de resíduos produzidos por meios urbanos e industriais. Com o intuito de minimizar os efeitos de ruídos indesejáveis em ambientes fechados, é sugerida a utilização de gesso e fibras de cana de açúcar e aveia como materiais de isolação e absorção acústica. Tomando-se por base, para isto, as leis da física/acústica. Desta maneira, serão desenvolvidas placas compósitas na forma de sanduíche gesso-fibra-gesso fazendo uso de resíduos de gesso que provem da construção civil e fibras de cana de açúcar e de aveia originárias respectivamente de indústrias e da agricultura. Na confecção deste trabalho serão utilizados o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento estatístico.
Palavras-chave: Resíduos industriais. Isolação acústica. Absorção acústica.
ESTUDO DE CASO: COMPARATIVO E ADEQUAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DO LEITE COM A INSTRUÇÃO NORMATIVA 62 (IN 62)
Juliano Ferreira Lima (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM),
juliano--lima@hotmail.com
Andréa Machado Groff (OR), (UNESPAR/FECILCAM), andrea_groff@hotmail.com
Tânia Maria Coelho (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
A atividade leiteira é um ramo agroindustrial que, a cada ano, alcança destaque mundial. O Brasil, por sua vez, apresenta crescimento constante nesse segmento, destacando-se em sua produção nacional e por regiões. O Paraná tem grande importância em relação a sua parcela participativa para o volume da produção nacional. Fruto dessa relevância e oriunda de exigências criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi instituída a Instrução Normativa 62, em 29 de dezembro de 2011. O MAPA, pela IN 62, estabeleceu uma comissão, que dentre outros fatores, avalia as ações voltadas à melhoria da qualidade do leite. Essa melhoria pode ser satisfatória quando priorizadas as características físico-químicas e microbiológicas do leite. Com isso, a pesquisa tem como objetivo avaliar os parâmetros de qualidade do leite produzido em nove propriedades rurais da região de Campo Mourão - PR, fazendo o comparativo e adequação das características do leite produzido com as exigências da IN 62.
Palavras-chave: CBT e CCS. Melhoria da Qualidade. Qualidade do Leite.
PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DO LEITE PAGO AOS PRODUTORES POR LATICÍNIOS DO ESTADO DO PARANÁ
Larissa Natielli de Almeida Laurino (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), larissalaurino@msn.com
Andréa Machado Groff (OR), (UNSPAR/FECILCAM), andrea_groff@hotmail.com
A cadeia produtiva do leite paranaense possui destaque, pois o Estado é o terceiro maior produtor. O leite, além de ser consumido como bebida é matéria-prima para cerca de 30 produtos industrializados. A crescente competitividade no setor e a necessidade de atendimento à legislação em vigor faz com que as indústrias compradoras (laticínios) se preocupem cada vez mais, com a qualidade da matéria-prima, com isso é frequente a adoção de descontos ou acréscimos ao preço do produto atrelada à qualidade do leite. A presença de mastite no rebanho é a principal causa do aumento da contagem de células somáticas (CCS) no leite e, em seu tratamento, pode desencadear resíduos de antibiótico no leite. A contagem bacteriana total (CBT) é a variação na contagem total de bactérias, e está diretamente associada à falta de higiene na produção do leite. Tais elementos são frequentemente analisados por indústrias para o controle da qualidade do leite. O objetivo desta pesquisa é levantar as principais variáveis consideradas pelos laticínios, do Estado do Paraná para o estabelecimento do preço do leite pago ao produtor rural. A pesquisa será realizada no período de 01 de agosto de 2012 a 31 de julho de 2013.
Palavras-chave: Parâmetros de qualidade do leite. Bonificação e a penalização do preço pago ao produtor. Variáveis de inspeção de qualidade do leite cru.
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA PRODUÇÃO LEITEIRA EM PROPRIEDADES DA REGIÃO DA COMCAM
Lorena Aparecida Tosoni (IC), (UNESPAR/FECILCAM), lorena.tosoni@hotmail.com
Andréa Machado Groff (OR), (UNESPAR/FECILCAM), andrea_groff@hotmail.com
Tânia Maria Coelho (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
Nos últimos 10 anos a indústria leiteira brasileira passou por um período de intensas modificações e a qualidade do leite tem sido uma das basais exigências. Essas modificações foram instituídas pela Instrução Normativa 51, publicada em 2002 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; e no fim de 2011, o MAPA instituiu uma nova Instrução Normativa, a IN 62 que substituiu a IN 51. Há uma grande dificuldade, por parte dos produtores em geral em incorporar em suas propriedades a IN 62, pois muitos não possuem condições para se adaptarem aos requisitos mínimos estabelecidos pela instrução vigente. Com a pesquisa pretende-se avaliar as práticas de manejo higiênico-sanitário, executadas por um grupo de produtores previamente selecionados, a fim de identificar suas maiores dificuldades em atender aos requisitos mínimos estabelecidos pela IN 62 e auxiliá-los na adequação dos mesmos.
Palavras-chave: Manejo. Qualidade do Leite. Leite.
A UTILIZAÇÃO DO MICROSOFT EXCEL/VISUAL BASIC FOR APPLICATIONS (VBA) NA OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO
Wellington Teixeira (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), well.ft@hotmail.com
Dieter Randolf Ludewig (OR), (UNESPAR/FECILCAM), dludewic@fecilcam.br
Rony Peterson da Rocha (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), pettersonccb@hotmail.com
A busca por ferramentas de apoio ao planejamento e controle da produção é uma alternativa importante para que as empresas se mantenham competitiva no mercado. Neste contexto a presente pesquisa visa realizar um estudo da aplicação de planilhas do Microsoft Excel com interface amigável, desenvolvida na linguagem Visual Basic For Application (VBA), para a otimização do planejamento agregado da produção. Para tanto, metodologicamente o trabalho será realizado em seis etapas: estudo bibliográfico; escolha do caso hipotético de planejamento agregado da produção; modelagem matemática do problema; resolução manual do problema em planilhas eletrônicas do Excel; desenvolvimento de macros e análise dos resultados. Espera-se que seja possível a otimização do planejamento agregado da produção com a utilização do Excel/VBA em casos reais, com tempo médio de computação e porcentagem de sucesso satisfatório
Palavras-chave: Planejamento Agregado da Produção. Excel. Programação Linear.
CONFORMIDADE DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS EM PROPRIEDADES PRODUTORAS DE LEITE DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO – PR, COM A INSTRUÇÃO NORMATIVA 62 – IN 62
Henrique Holowka (IC), (UNESPAR/FECILCAM), holowka_herique@hotmail.com
Tânia Maria Coelho (OR), (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
Andréa Machado Groff (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), andrea_groff@hotmail.com
É de fundamental importância que os produtores de leite estejam em conformidade com as exigências impostas pela IN 62, para que os mesmos passem a produzir leite com maior qualidade e consequente aumento da produtividade. Para que o produtor se adeque a essas exigências se faz necessário atender os requisitos referentes à produção e, para que garanta a qualidade do leite, é de fundamental importância que se observe os requisitos referentes às instalações e equipamentos utilizados para a produção leiteira. O presente estudo será desenvolvido no município de Campo Mourão, onde será avaliada a conformidade das instalações de propriedades produtoras de leite quanto às exigências da IN 62. Para a coleta dos dados, referentes às estruturas (instalações e equipamentos) destinadas ao gado de leite, serão feitas visitas periódicas nas propriedades e levantados dados referentes à conformidade de suas instalações e equipamentos. Após estas análises será elaborado material para que o produtor possa se adequar da melhor maneira possível.
Palavras-chave: Padronização. Bem – Estar Animal. Qualidade.
CONSERVAÇÃO DE FRUTAS UTILIZANDO UM PRODUTO À BASE DE AMIDO MODIFICADO HIDROFÓBICO
Fernando Henrique Lermen (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), fernando-lermen@hotmail.com
Nabi Assad Filho (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nabiassad@uol.com.br
Tânia Maria Coelho (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
Com o intuito de encontrar soluções que proporcionam mais tempo de vida para as frutas, este projeto de pesquisa tem a finalidade de produzir uma capa protetora utilizando amidos modificados para conservação de frutos. Para isso será realizada uma pesquisa literária de métodos já existentes de produção de capas protetoras e de sanitização de frutas, serão realizados experimentos laboratoriais calculando o pH, a densidade, a massa, o diâmetro e o grau Brix dos frutos. O acompanhamento diário será realizado a partir de fotografias, isto nos permitirá acompanhar a decomposição das frutas com capas protetoras com os diferentes tipos de amido a serem usados, com isso calcular a diferença da perecibilidade entre as frutas encapsuladas e não encapsuladas.
Palavras-chave: Amido Hidrofóbico. Camada protetora. Conservação de frutas.
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL PLÁSTICO A PARTIR DE MODIFICAÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DO AMIDO DE MANDIOCA COM IMERSÃO DE ACETATO DE AMIDO
Rahgy Souza da Silva (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), raghy_souza@hotmail.com
Tânia Maria Coelho, (UNESPAR/FECILCAM), coelho.tania@ymail.com
Nabi Assad Filho, (UNESPAR/FECILCAM), nabiassad@hotmail.com
Com o intuito de encontrar soluções que buscam diminuir a elevada produção e posterior descarte no meio ambiente de embalagens plásticas e de isopores, as principais linhas de pesquisas, voltadas para esse fim, trabalham com alguns tipos de amidos, inclusive os amidos termoplásticos. O objetivo principal dessas linhas é a transformação dos amidos termoplásticos, gerados pelo processamento da matéria-prima, em novos produtos. Neste projeto estamos apresentando uma proposta de desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, a matéria-prima usada será o amido termoplástico, feito com a fécula da mandioca. Este material substituirá os polímeros usados em grande quantidade causando graves problemas ambientais. O processo de produção do amido termoplástico consiste basicamente em adicionar um composto plastificante na fécula da mandioca, adquirindo um produto final possível de ser transformado em embalagens. A caracterização do produto será feita a partir de testes de impermeabilização e resistência mecânica. A metodologia adotada será a investigação, pelo método indutivo, fundamentada na rigorosa observação dos dados obtidos a partir dos resultados do processo experimental, utilizando-se dos mesmos para provar os fatos.
Palavras-chave: Amido termoplástico. Embalagem biodegradável. Acetato de amido.