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COMUNICAÇÃO

 

A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA TEORIA DA ATIVIDADE

Evaldina Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), evaldinarodrig@hotmail.com

O Grupo de Estudos Educacionais na Perspectiva da Teoria Histórico Cultural e da Teoria da Atividade - GEEHCTA é um projeto de extensão e cultura e vincula-se  ao Programa de Atividade de Tempo Integral - TIDE e ao Grupo de Pesquisa Ensino Aprendizagem, Desenvolvimento e Formação de Professores, com cadastro na CAPES. O projeto originou-se no interesse de produzir, com alunos das licenciaturas e docentes, possibilidades de ensino e aprendizagem. A proposta consiste em estudar as teorias citadas, tendo a formação de conceitos matemáticos como base material da reflexão. A carga horária do estudo é de 92 horas. Com três componentes, dentre os objetivos propostos, no projeto, foi concluído o estudo sobre a formação dos conceitos matemáticos no processo do desenvolvimento histórico da sociedade humana; e, está em andamento, o desenvolvimento do segundo objetivo, que corresponde ao estudo do processo de transmissão/apropriação do conceito matemático durante o desenvolvimento individual, e será concluído no final do ano letivo em curso.

Palavras-chave: Conceitos matemáticos. Teoria da atividade do ensino. Teoria histórico-cultural.

 

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS ENTRE 1990 E 2011

Aline Pereira Lima, (UNESPAR/FECILCAM), professora-alinelima@hotmail.com
Josiane Florentino de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), josi_oliveira18@hotmail.com
Josieli Cristina Simoneli Matcheko, (UNESPAR/FECILCAM), josielicristina@yazigi.com

Controverso e polêmico o Ensino Religioso tem se tornado objeto de estudo em diversas áreas, por isso, conhecer a produção acadêmica sobre o tema mostra-se relevante. Vinculado ao trabalho de regime de dedicação exclusiva da FECILCAM, o projeto de pesquisa que aqui se apresenta tem por objetivo conhecer, explorar e analisar a produção do saber sobre Ensino Religioso através dos trabalhos de mestrado e doutorado produzidos nos programas de pós-graduação brasileiros reconhecidos pela CAPES a partir de 1990, verificando que aspectos, dimensões e contextos vêm sendo tratados nas investigações. Trata-se, portanto, de um trabalho do tipo levantamento e avaliação do conhecimento, que terá num primeiro momento uma abordagem quantitativa que identificará os trabalhos encontrados, as áreas do conhecimento a que esses trabalhos estão relacionados, seus objetos de estudo, as universidades onde são mais recorrentes e os locais de sua produção, entre outros aspectos que se tornarem relevantes no mapeamento da produção. Numa análise mais qualitativa utilizar-se-á as informações advindas dos resumos, buscando estabelecer categorias de análise e procedendo a análise de conteúdo. Destaca-se a participação das alunas mencionadas como coautoras que durante a análise dos dados elegerão uma categoria emergente para o estudo mais aprofundado.

Palavras-chave: Ensino religioso. Produção acadêmica. Religião.

 

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO ANO DE 1966

Valeria da Silva Almeida, (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), valeria_peda@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo(CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa vinculada a investigação mais ampla desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Tem por objetivo analisar as representações da mulher veiculadas no Jornal Folha do Norte do Paraná no ano de 1966. Para tanto, realizou-se a leitura das edições do Jornal do período investigado, identificando-se as matérias (conteúdo, seção, data, página, imagem) nas quais a mulher era referenciada. Com base nos conteúdos identificados e tabulados, as matérias foram subdivididas em cinco categorias que auxiliaram no processo de análise: Folha Feminina, Conflitos/Violência, Religião, Trabalho e Anúncios Publicitários. Os resultados indicaram uma referência significativa a um modelo de comportamento, de beleza e do papel social da mulher associados à boa dona de casa, boa esposa, religiosa, recatada, humilde, delicada e generosa. Grande parte dos discursos veiculados trazia a valorização da mulher associada ao âmbito privado (casa, família), submissa a Deus e a seu marido.

Palavras-chave: Representações de gênero. Jornal. Fontes.

 

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1962 A 1963

Amanda de Souza Ribeiro, (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), amad.ribeiro@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR) (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

Nossa pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações do gênero feminino veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá nos anos de 1962 e 1963, visando problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam os processos de educação e socialização dos sujeitos. Foram analisadas as edições do Jornal Folha do Norte do Paraná dos anos de 1962 e 1963, buscando verificar os valores, os comportamentos, as relações e os papéis de gênero que emergem da maneira pela qual as mulheres são representadas. Os resultados evidenciaram diferentes formas de representação da mulher, a depender do conteúdo veiculado, do autor e do leitor a que se destinava. De modo geral, os conteúdos demonstraram a valorização da mulher dona de casa, responsável por cuidar do seu lar, marido e filhos. Embora o Jornal Folha do Norte do Paraná seja considerado laico, seu proprietário e parte dos funcionários tinham vinculo com a Igreja Católica, sendo ainda possível observar em algumas matérias, principalmente as escritas por padres, a influência dos valores religiosos nas publicações que faziam referência à mulher.

Palavras-chave: Gênero. Fontes. Imprensa.

 

"ALÉM DAS PALAVRAS”: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE DOURADOS/MS

Luciana Virgínia Mario Bernardo, (UFGD), lucianamario@yahoo.com.br

A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais do programa “Além das Palavras”, criado em 2008. O programa surgiu como Projeto Especial da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED), para atender as necessidades relacionadas à qualidade do ensino oferecido por Unidades Escolares da Rede Estadual de Educação, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto em um primeiro momento foi direcionado para os alunos do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental e posteriormente também para a alfabetização, procurando contemplar as avaliações oferecidas a nível estadual (SAEMS) e nacional (Prova Brasil). O objetivo, nesse caso, é analisar como as experiências na capacitação e assessoramento dos professores regentes da disciplina de matemática, aliado ao acompanhamento dos alunos e maior qualificação do material de ensino nas escolas proporcionou um aumento do rendimento dos alunos nas escolas participantes do programa, em especial, nesse caso, na Escola Estadual Floriano Viegas Machado de Dourados/MS. A pesquisa foi desenvolvida coletando dados das avaliações realizadas na Provinha Brasil, das falas dos professores e seus registros de observações e notas, nas Avaliações enviadas pela SED e por meio dos pareceres referentes as visitas dos técnicos responsáveis pelo programa na escola.

Palavras-chave: Programa “Além das palavras”. Mato Grosso do Sul. Matemática.

 

LEITURAS ACERCA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Juliana Ribas Gonçalves (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), julianaribas.g@hotmail.com
Divania Luiza Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), divaniar@hotmail.com

Neste texto apresentamos as leituras que realizamos para compreensão do que é: Projeto Político-Pedagógico e tecnologia educacional, e como se processam as relações entre eles. Este estudo é parte da pesquisa, vinculada ao Programa de Iniciação Científica, que trata dos aspectos históricos da elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o uso de tecnologias em uma escola pública de Educação Básica, do município de Campo Mourão, Estado do Paraná. Consideramos o esclarecimento destes termos importante, visto que, o Projeto Político-Pedagógico faz parte das discussões, especialmente a partir dos anos 80, que consideram a escola como um espaço importante de decisão e de autonomia. Com relação ao conceito tecnologia, observamos que, mesmo sendo empregado constantemente por professores e nos projetos das escolas, pode ser ampliado buscando seus aspectos históricos. Entendemos que neste documento, no PPP, é que localizaremos as principais decisões da escola quanto ao uso de tecnologias educacionais. Este instrumento teórico-metodológico se orienta por possíveis respostas dos professores e da comunidade escolar aos principais problemas e necessidades da escola. Acreditamos que o uso de tecnologias nas escolas se faz pela reflexão, pela discussão e pela busca de alternativas pelos professores e pelos alunos.

Palavras-chave: Educação. Projeto político-pedagógico. Tecnologias educacionais.

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OURINHOS – SP

Thais Baldan Ribas, (FIO), thabr@hotmail.com
Larissa Donato (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM)

O presente trabalho é parte de trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão Ambiental que teve como objetivo principal conhecer e analisar a educação ambiental no ensino fundamental das escolas municipais do município de Ourinhos – SP. Para isso, foi realizado, além de revisão bibliográfica, um trabalho de campo com entrevistas diretas às escolas, com as secretarias de educação e cultura do município e com a prefeitura. Podemos notar que, atualmente a educação ambiental é tema desenvolvido em todo o mundo percorrendo com intensa importância dentro das escolas com o principal propósito de formar cidadãos conscientes. No município de estudo ficou evidente que as escolas recebem apoio e projetos sobre o tema estudado, porém não exploram, o quanto poderiam os parques e áreas verdes presentes em Ourinhos.

Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino fundamental municipal. Parque ecológico.

 

EXPERIENCIA E PESQUISA EM EAD

Marinalva Borges Ferreira, (UNICENTRO), maripechim@hotmail.com.
Edenir Kelin, (UNICENTRO), ede_kelin@hotmail.com.
Izabel Pereira, (UNICENTRO), belizalinda@hotmail.com.

É sabido que a EAD é uma modalidade de Ensino que está a cada ano mais presente dentro do contexto educacional, no entanto quando se fala de construção do saber em EAD, existem vários papéis que são fundamentais para que este processo se concretize na prática. O foco principal neste sentido é o aluno que utiliza de todos os recursos disponíveis e constrói o seu próprio saber, com autonomia e organização de tempo. Ao vivenciar esta experiência, o mesmo assume um papel fundamental dentro deste  processo, onde sua relação com o conhecimento é intermediada pela tutoria que ora lhe é oferecida e, durante todo este percurso de aquisição do conhecimento, é responsável pelo sucesso e permanência deste aluno no Curso, organizando e caracterizando a vivência existente online na perspectiva de auxiliar e orientar. Consideremos ainda que não é possível uma prática e consolidação eficaz deste conhecimento se através do recursos disponíveis  online não lhe for transmitida confiança, pois mesmo online é possível construir relações que influenciam na aquisição do saber ora proposto e que colocada em foco traz a autonomia do aluno incentivada por seu tutor.

Palavras-chave: Educação à distância. Aluno. Afetividade.

 

AS POLÍTICAS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DE ENSINO: UM ESTUDO DO APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 Graziele da Silva (IC), (UNESPAR/FECILCAM), gra_star19@hotmail.com
Analéia Domingues (OR), (UNESPAR/FECILCAM),analeia2504@gmail.com

O projeto intitulado As políticas de universalização da educação e a qualidade de ensino: um estudo do aprendizado de Língua Portuguesa tem como propósito refletir sobre as políticas públicas que visam universalizar o ensino fundamental garantindo a todos o direito à educação, especificamente a política dos ciclos. É necessário compreendê-las a partir do contexto político, econômico e social em que foram pensadas e implementadas. Importa também questionar que tipo de escola vem sendo universalizada e se esta está realmente ensinando com qualidade. Com vistas a analisar a qualidade de ensino em escolas que adotam a política dos ciclos, realizamos um estudo das produções escritas das crianças que frequentam a 4ª série com o intuito de verificar se o os conceitos básicos da Língua Portuguesa estão sendo internalizados. Em nossas análises percebemos que as produções escritas pelas crianças denotam falta de conteúdo, ou seja, elas não têm elementos para escrever sobre um determinado tema, além do mais muitas das produções escritas não tem os requisitos básicos exigidos numa produção de texto. Ao nosso ver, faltou ensino, mediação por parte do professor que é indispensável para a apropriação de conceitos.

Palavras-chave: Políticas de Universalização. Qualidade. Educação.

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Edenir Kelin, (DOM BOSCO), ede-kelin@hotmail.com
Marinalva Borges Ferreira, (DOM BOSCO), maripechim@hotmail.com
Izabel Pereira, (DOM BOSCO), belizalinda@hotmail.com

Mesmo após a implantação das Diretrizes para Educação do Campo em 2001, ainda não existe um olhar diferenciado para este público com uma proposta pedagógica que valorize os alunos do campo. Não vê-los como coitados, mas como um espaço de desenvolvimento social e integral, acerca dos seus direitos e integração em um processo educacional dinâmico. Infelizmente ainda não se respeita as especificidades das comunidades, suas tradições, qualificarem sua produção agropecuária e familiar, gerando segurança alimentar e geração de renda. Isso vem nos mostrar a necessidade de rever, algumas das ações educacionais, nos perguntando: Que projeto de sociedade queremos formar, estamos levando pacotes prontos para nossos alunos do campo? Que visão nós temos do campo hoje? Todas estas questões perpassam pela questão de humanização de cada sistema de respeito ao exercício da cidadania. Devemos pensar o campo a partir do campo, no contexto de um país que não realizará a justiça social se não promover o reencontro entre cidade e campo, tecendo a relação entre os dois com base no princípio da justiça social.

Palavras-chave: Educação do campo. Perspectivas. Desafios.

 

OS PROFESSORES DO PROEJA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NA ESCOLA

Alline Favro, (UTFPR), allinefavro@yahoo.com.br

 Aborda-se, neste estudo, os professores do PROEJA frente ao uso dos recursos tecnológicos presentes na escola. A pesquisa foi desenvolvida buscando-se subsídios na literatura e por meio de consulta aos professores em exercício do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Campo Mourão-PR, cujo objetivo foi verificar se os professores do PROEJA utilizam os recursos tecnológicos presentes na escola como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Constata-se que a implantação dos recursos tecnológicos não tem muito proveito sem que haja uma reformulação na formação e na qualificação dos professores das escolas em todos os níveis de ensino visando promover um maior benefício na aprendizagem através do uso desses recursos tecnológicos. Alerta-se que, frente aos recursos tecnológicos, é necessário promover maior qualificação dos docentes para seu uso, e que essa qualificação se inicia no planejamento de uma aula e termina com a avaliação da aprendizagem, onde se verifica se os resultados realmente foram alcançados e o que deve ser feito para alcançá-los, caso não se tenha atingido os objetivos da aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia. Professores. Proeja

 

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AOS VALORES DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES

Alline Favro, (UNICAMPO), allinefavro@yahoo.com.br
Nilza Josefina de Oliveira, (UNICAMPO), nilzajo@hotmail.com
Valderice Cecilia Limberger Rippel, (UNICAMPO),valdericerippel@uol.com.br

Este artigo tem por finalidade refletir sobre o papel do assistente social frente os valores das novas configurações familiares. Dentre as transformações, a flexibilização das relações entre as pessoas, que agora se aproximam de acordo com suas afetividades e necessidades do momento que estão vivendo, faz com que o modo de viver se torne cada vez mais dinâmico, modificando os valores em cada novo arranjo familiar. O termo família agora deve ser entendido como instituição humana básica que engloba as mais diversas formas de agrupamentos denominados como configurações familiares. Parece que a escolha de casar por amor das relações entre casais deram-se pela busca de igualdade entre homens e mulheres. O processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências, a modernidade caracteriza-se em fomentar um ambiente social onde as pessoas encontram um sistema de referência que mescla costumes, culturas, valores, respeito que fragmenta as particularidades do sistema, ou seja, a instituição família está em constante transformação.

Palavras-chave: Valores. Novos arranjos Familiares. Assistente social.

 

REGISTRO DA MEMÓRIA HISTÓRICA DO GRUPO DA TERCEIRA IDADE DA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO

Paula Évile Cardoso, (UNESPAR/FECILCAM), paulaevile@gmail.com
Ethiene Serrano Alves, (UNESPAR/FECILCAM), ethiene_alves@hotmail.com
Divania Luzia Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), divaniar@hotmail.com

Neste texto, apresentamos alguns aspectos da pesquisa de estágio que envolveu os participantes e a coordenadora do Grupo da Terceira Idade, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). No estágio, ocorrido no campo da Educação Não-formal, objetivamos registrar a memória dos participantes do Grupo, que existe há 18 anos na FECILCAM. Os participantes relataram, por meio de entrevistas, a importância desse grupo em suas vidas, bem como os aspectos históricos de sua constituição. O registro da memória histórica do grupo ocorreu amparada, ainda, em fotografias e recortes de jornais fornecidos pelos próprios participantes. Com os dados coletados na pesquisa elaboramos um acervo digital, para auxiliar em possíveis pesquisas relativas ao grupo e à própria história da instituição. Consideramos estes registros importantes, pois o Grupo da Terceira Idade, da FECILCAM, se identifica pela promoção de atividades culturais e educativas aos idosos do município de Campo Mourão. O registro das dificuldades e aspirações do Grupo pode auxiliar na preservação daquilo que foi e é importante para as pessoas que constituíram essa história de quase duas décadas.

Palavras-chave: Educação. Terceira idade. Registro da memória.

 

REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO

Marinalva Borges Ferreira, (UNICENTRO), maripechim@hotmail.com
Edenir Kelin, (UNICENTRO), ede_kelin@hotmail.com
Izabel Pereira, (UNICENTRO), belizalinda@hotmail.com

A escola, enquanto Instituição de múltiplas funções, ser instrutiva, educativa, e socializante, de acompanhar, orientar e estimular o desenvolvimento da aprendizagem por meio de diferenciadas experiências, mesmo envolvida em mudanças valorosas e significativas, enfrenta atualmente, situações camufladas que impedem a visibilidade do que poderíamos chamar de transparência. O que se propõe é uma prática onde o sujeito é visto como um ser valorizado em sua condição social, na individualidade referente ao desempenho. Situações reais nos evidenciam que existem escolas no interior ou até em grandes centros compostas por profissionais que são agentes de ações que não privilegiam este entendimento relacionado à inclusão, ambientes desfavoráveis a um indivíduo que necessita deste apoio e amparo, conforme consta na legislação vigente. Um olhar diferenciado e compreensivo de sua condição enquanto merecedor de atitudes de aceitação, visando moldar suas emoções, construir relações pessoais baseadas na confiança que consequentemente influenciará no desempenho futuro relativo ao seu progresso. Tendo em vista a realidade ora posicionada, tanto em resultados positivos e negativos, é possível refletir sobre as duas faces: a primeira de consolidação e a segunda de inadequação, onde a ultima se destaca pela ênfase que se dá à uma pesquisa científica.

Palavras-chave: Experiência. Inclusão. Consolidação.

 

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO EDUCACIONAL: DISCUSSÃO DO TEMA ENVELHECIMENTO COM PROFESSORES E EQUIPE PEDAGÓGICA

Ethiene Serrano Alves, (UNESPAR/FECILCAM), ethiene_alves@hotmail.com
Paula Évile Cardoso, (UNESPAR/FECILCAM), paulaevile@gmail.com
Divania Luzia Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), divaniar@hotmail.com

Neste artigo apresentamos uma prática de estágio no campo da Gestão Educacional, realizada no 4º ano do curso de Pedagogia, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Nosso país está em um ritmo acelerado de envelhecimento populacional. As estatísticas apontam que, em 2025, a população idosa será de 32 milhões de pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos. Essa questão nos motivou a estudar e a contribuir com os professores e a equipe pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino sobre o processo de envelhecimento e velhice. No estágio desenvolvemos ações que contemplassem a discussão de alguns aspectos da Lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso. Tomamos como parâmetro para o estágio, especialmente, o que está previsto no artigo 22 do Estatuto, que “nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento”. Dentre as ações que organizamos para contemplar o objetivo geral estão: o estudo do Projeto Político-Pedagógico, entrevistas com a pedagoga e com os professores; estudo e discussões do processo de envelhecimento, do respeito e valorização do idoso com a comunidade escolar e doação do Estatuto do Idoso para o acervo da biblioteca.

Palavras-chave: Envelhecimento. Educação. Trabalho pedagógico

 

AS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE CAMPO MOURÃO

Cibele Introvini, (UNESPAR/FECILCAM), prof.cibele.introvini@gmail.com

Esta pesquisa teve como objetivo central compreender como se caracterizou a escolarização primária no município de Campo Mourão nos anos de 1947 a 1971 e, dentre os específicos, assinalamos o de mapear as escolas de educação primária no período em questão. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico. No âmbito da pesquisa bibliográfica, a revisão da literatura compreendeu, dentre outros, Bareiro (2007), Nascimento (2006), Oliveira (2001, 2008), Miguel (2011), Pilotto (2012), Tomadon (2003) e Souza (1998). Na pesquisa documental foram analisados documentos encontrados nos acervos do município de Campo Mourão, tais como: leis e projetos de lei municipais e livros de exames finais. De acordo com as leis e projetos de leis, levantamos um total de 120 escolas existentes no perímetro urbano e rural do município de Campo Mourão, localizadas, no que corresponde hoje, às seguintes cidades: Campo Mourão, Goioerê, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Iretama, Roncador, Mamborê, Moreira Sales, Janiópolis, Quinta do Sol, Nova Cantu, Luiziânia, Farol e Juranda. Os livros de exames finais indicaram, entre outros, o aproveitamento dos estudantes matriculados nas turmas de 1ª a 5ª série das escolas centrais da cidade de Campo Mourão.

Palavras-chave: Educação. Escolarização Primária. Escola.

 

EDUCAÇÃO E ARTES VISUAIS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA PINTURA

Valéria da Silva Almeida, (UNESPAR/FECILCAM), valeria_peda@hotmail.com
Adriana de Cássia dos Anjos, (UNESPAR/FECILCAM), adriana_dosanjjos@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira. Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com

Este trabalho objetiva investigar se o ensino das artes visuais contribui para a aprendizagem dos alunos, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. A investigação se consolida a partir dos resultados obtidos da prática de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos do 4º ano do curso de Pedagogia.  As atividades realizadas tiveram por objetivo explorar a pintura como meio de expressão e comunicação do ser humano, buscando identificar suas contribuições para essa modalidade de ensino. Para tanto, desenvolveu-se exposição e discussão de alguns períodos da História da Arte (Período Paleolítico, Neolítico e Expressionista), evidencioando-se as variações, transformações e características artísticas de cada período.  A partir de então, foram realizadas atividades de análise das principais obras dos períodos mencionados, e posteriormente os alunos da Educação de Jovens e Adultos produziram pinturas com base nas características dos períodos artísticos estudados. Verificou-se que as atividades realizadas com a pintura contribuíram ao trabalhar a sensibilidade dos alunos e o processo de compreensão da mensagem, da ideia, da crítica, conforme o estilo de cada artísta e/ou cada período da História da Arte.


Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. História da arte. Pintura.

 

A COMPANHIA DE JESUS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Elaise Mara Ferreira Crepaldi, (UEM), Crepaldi_elaise@yahoo.com.br

Este texto trata-se de resultado de um estudo realizado na disciplina de Teorias Pedagógicas Contemporânea do Programa de Doutorado em Educação da UEM, ministrada pela professora Doutora Teresa Kasuko Teruya. Desenvolvemos a pesquisa sobre a Companhia de Jesus, com o objetivo de trazer para o debate as possíveis contribuições dos jesuítas no processo de estruturação política e pedagógica da educação brasileira e o emprego do “RATIO ATQUE INSTITUTIO STUDIORUN”, na formação da elite condutora das políticas econômicas de colonização. Quanto à metodologia, foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica na linha da historia e historiografia a partir de revisão de literatura. Justifica-se ao levar ao processo de reflexão dos fundamentos da educação brasileira, para que possamos compreender por que, embora as política educacionais da atualidade estejam direcionadas a todos, ainda não é de fato para todos. Concluímos que no período de colonização do Brasil, grandes foram as contribuições da Companhia de Jesus para a estruturação de um sistema educacional que pudesse atender tanto as necessidades de formação da elite como no processo de catequização dos indígenas. A implantação de um sistema educacional no momento histórico foi possível porque a Companhia de Jesus tinha um método pedagógico de característica universal. 

Palavras chaves: Estrutura educacional. Companhia de jesus. Ratio estudiorun.

 

AÇÃO PEDAGÓGICA E A CRIANÇA HOSPITALIZADA

Antonia Maria Bersanetti, (UNESPAR/FECILCAM), ambersanetti@gmail.com

 Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada na brinquedoteca de um hospital de Campo Mourão e teve como objetivo principal analisar qual a importância da prática pedagógica na recuperação das crianças hospitalizadas.  Brincar é um direito de toda criança, mesmo aquelas que se encontram hospitalizadas. Esse direito é reconhecido pela Lei Federal 11.104 de 21 de março de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalações de brinquedoteca nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação. Utilizamos na organização da pesquisa o método empírico-analítico conforme aplicado na pesquisa qualitativa para analisar um problema de ordem social.  Sob a perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscamos fundamentar o entendimento do grupo de trabalho acerca do desenvolvimento infantil, visando que a organização/atuação no espaço pedagógico hospitalar atendesse aos princípios aí apresentados, uma vez que, a partir de seus postulados, reafirmamos a necessidade das interações sociais e da aprendizagem junto à criança hospitalizada. No processo, constatou-se que a ação pedagógica, alivia os problemas de ordem afetiva, cognitiva, motora e social da criança e com isso é essencial na recuperação, visto que sua ação faz parte da humanização necessária ao ambiente hospitalar.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Criança. Hospital.

 

AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS FUNÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Euclides Delbone, (UNESPAR/FECILCAM), edelbone44@yahoo.com.br

Em educação, na rede privada ou pública a norma para se verificar o rendimento escolar do aluno é a avaliação aplicada em suas multiformas. O aspecto de preocupação é a análise que não se faz do desenvolvimento formativo do aluno, nos aspectos: social, intelectual, político e moral. O objetivo da educação é o desenvolvimento onilateral dos aspectos da vida humana: perceptivo, moral, intelectual, político e religioso. O objetivo específico deste artigo é analisar os tipos de avaliação educacional, no processo ensino-aprendizagem por meio de uma metodologia empírico-analítica. Explicar a importância da avaliação trará nova conformação humana nas sociedades escolar e escolarizável. É incompreensível no sistema educacional adotar a formação crítica do aluno, e aplicar a avaliação apenas no aspecto classificatório por meio de um número para promover ou não o aluno. Entender a avaliação na amplitude de seu alcance formativo, é privilégio de apenas alguns. Quando o aluno entender que a avaliação não significa apenas um “número”, mas o desenvolvimento total, deixará de estudar apenas para tirar notas nas provas, e entenderá que o momento da avaliação será apenas um dos aspectos de sua formação. Compreender a importância da avaliação escolar e suas funções no processo ensino-aprendizagem continua sendo um desafio aos educadores.

Palavras-chave: Avaliação. Educação. Desenvolvimento. Sistema educacional.

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Edenir Kelin, (DOM BOSCO), ede_kelin@hotmail.com
Marinalva Borges Ferreira, (DOM BOSCO), maripechim@hotmail.com
Izabel Pereira, (DOM BOSCO), belizalinda@hotmail.com

A educação oferecida aos alunos moradores ou oriundos da zona rural, ao longo do tempo, pode ser vista como uma espécie de ranço cultural do sistema educacional brasileiro, o que acarreta pontos negativos as propostas políticas da educação do campo, a qual visa a participação efetiva dos alunos na execução dos conteúdos, ou seja os conteúdos são elaborados para atender as necessidades de seus educandos. Por outro lado em pesquisas realizadas através de referencial bibliográfico constata-se que essa realidade não é colocada em prática, pois as práticas utilizadas pelos professores para os alunos da zona rural são as mesmas usada nas escolas da cidade, perdendo-se assim o caráter da proposta de educação voltada ao campo. Outro fator predominante foi a falta de interesse pelo Estado na promoção de políticas adequadas para o homem do campo, nesse sentido esse trabalho tem como objetivo discutir e compreender a relação do sujeito campesino com as práticas pedagógicas de suas realidades.

Palavras-chave: Educação do campo. Políticas públicas. Práticas pedagógicas.

 

O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA

Marinalva Borges Ferreira, (UNICENTRO), maripechim@hotmail.com
Edenir Kelin, (UNICENTRO), ede_kelin@hotmail.com
Izabel Pereira, (UNICENTRO), belizalinda@hotmail.com

A presente pesquisa tem como objetivo investigar como está a atuação dos profissionais da Educação em relação ao seu aperfeiçoamento, destacando não somente o conteúdo didático, mas o conhecimento das necessidades de seus alunos, pois o professor é o mediador no processo ensino aprendizagem e dentro deste contexto é o facilitador, intermediário, responsável pelo resgate da criatividade de seus educandos, bem como capaz de colocar em prática todo o seu potencial de criação e aperfeiçoamento visando a melhora de sua prática pedagógica. Portanto, esta tarefa não é fácil em se tratando de aperfeiçoamento profissional, que gera despesas e por outro lado disponibilidade de tempo. Objetivos devem ser estabelecidos, delimitados e colocados em prática. Para tanto a realização do trabalho se dará por revisão bibliográfica da literatura acerca do assunto, para que se possa fazer uma previa discussão da importância da pesquisa na vida profissional do educador.

Palavras-chave: Aperfeiçoamento. Prática pedagógica. Professor.

 

A COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ-PR E A PREOCUPAÇÃO COM AS FRONTEIRAS NACIONAIS (1930-1940)

Josimari de Brito Morigi, (UNESPAR/FECILCAM), josimorigi@gmail.com
Fábio André Hahn, (UNESPAR/FECILCAM), fabioandreh@gmail.com

 A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o processo colonização do município de Mamborê (PR) e a preocupação com as fronteiras nacionais, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. O recorte temporal se estende da década de 1930, momento da migração de um grande número de famílias para a região, até a década de 1940, quando foram iniciados os trabalhos de demarcação das terras na região do atual município de Mamborê. A ocupação territorial dessa região foi marcada com maior intensidade em dois momentos: primeiro momento pela exploração da erva mate nativa pelos argentinos e paraguaios e, no segundo momento intensifica pelas políticas de migração e pela preocupação com as fronteiras nacionais. Na efetivação desse segundo processo, o objetivo foi compreender os primeiros indícios sobre esse processo de ocupação do território e entender as políticas estatais motivadoras que levaram ao significativo contingente migratório de paulistas, mineiros, nordestinos, sulistas e paranaenses de outras regiões do Estado para o atual município de Mamborê. A pesquisa foi baseada na análise de informações em registros de órgãos públicos, acervos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Cúria Diocesana de Campo Mourão-PR, entrevistas com migrantes e acervos pessoais dos moradores do município.

Palavras-chave: Mamborê. Colonização. Fronteiras.

 

A CONCEPÇÃO DE CORPO EM SANTO AGOSTINHO NA OBRA CONFISSÕES

Walmir Ruis Salinas, (UNESPAR/FECILCAM),Walmir.salinas@gmail.com

Santo Agostinho é tido por seus biógrafos como um dos maiores expoentes do Ocidente. Sua vida foi marcada pela dualidade, quer seja na sua formação, quer seja no seu pensamento. Além da dualidade, é recorrente, na biografia do bispo de Hipona, as duas fases distintas de sua vida, antes e depois de sua conversão. A primeira fase foi marcada pela procura de realizações voltadas para as coisas do mundo, tais como honraria, riqueza e prazer. A segunda fase foi marcada pela busca das coisas de Deus, mirando a parusia. Essa transformação gerou nele uma crise de consciência, principalmente na relação que teve com seu corpo. Esse conflito está retratado na obra Confissões. Por isso, esse trabalho tem como objetivo principal apresentar a concepção de corpo agostiniana exposta nessa obra.

Palavras-chave: Corpo. Ascese.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA VARA CIVEL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO

Mariele Eloísa Pinzan, (UNESPAR/FECILCAM), eloizapinzan@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo, (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo organizar, catalogar e digitalizar os autos da Vara Cível da Comarca de Campo Mourão, promovendo ações de preservação e valorização da memória histórica por entender que estes documentos fazem parte do patrimônio histórico cultural da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná. Tem-se conhecimento das leis que se propõem a preservação do patrimônio, porém estas não asseguram a conservação dos mesmos. Entre as etapas da pesquisa pretende-se disponibilizar o acervo documental digitalizado em plataforma eletrônica, elaborar e publicar catálogo contendo o descritivo dos processos civis e, por fim, desenvolver práticas de conscientização de preservação de fontes históricas, valorização da memória histórica, fomentando estudos, debates e conscientização acerca da preservação do patrimônio histórico.

Palavras-chave: Documentos. Processos Civis. História.

 

OCUPAÇÃO E DEFESA DAS FRONTEIRAS NA AMÉRICA ESPANHOLA: ESTUDO DA CIDADE VILLA RICA DEL ESPIRITU SANTO (1570-1632)

Suellen Andrade Cardoso (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), suellen_andradecardoso@hotmail.com
Fábio André Hahn (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabioandreh@gmail.com

A proposta é apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica sobre a ocupação e defesa das fronteiras na América Espanhola, em especial a fundação estratégica da cidade Villa Rica del Espiritu Santo, localizada na Província del Guairá, região que compreende o atual município de Fênix/Pr. Villa Rica foi fundada no final do século XVI entre os rios Ivaí e Piquiri, sendo transferida em 1592 para junto da foz rio Corumbataí, no Ivaí. Em 1632, com a bandeira paulista, houve o cerco de Villa Rica e sua destruição. O estudo foi desenvolvido analisando a documentação produzida por Antonio Ruiz Montoya, assim como a historiografia que trata sobre o tema, procurando apontar que Villa Rica del Espiritu Santo foi fundada estrategicamente para defesa das fronteiras da América Espanhola.

Palavras-chave: Fronteiras. Ocupação. Villa Rica Del Espiritu Santo.

 

PRESENÇA DA RELIGIÃO NO PODER LEGISLATIVO DE CAMPO MOURÃO DURANTE O PERÍODO MILITAR (1972 – 1982)

Lara de Fátima Grigoletto Bonini (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), larascs@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

 A pesquisa buscou realizar levantamento e análise da presença do universo simbólico religioso no Legislativo Municipal de Campo Mourão. No que se refere ao recorte temporal, o estudo abrangeu o período de 1972 a 1982, sendo a última composição realizada ao fim do Governo Militar. Entre os procedimentos metodológicos adotados, pode-se mencionar a utilização das atas e pronunciamentos nas sessões legislativas, projetos de leis, recortes de jornais e fotografias, além de homenagens, títulos e menções honrosas concedidas para agentes representantes do campo religioso. A pesquisa demonstra as implicações políticas e religiosas no transcorrer das legislaturas, sendo possível conjecturar acerca das afinidades religiosas por parte de vereadores. Enfatiza-se, também, a imbricação político-religiosa com a presença de agentes religiosos, que emergem em diversas datas representativas do município. Por fim, verificou-se que diversas instituições religiosas foram subsidiadas pela casa legislativa, mediante a transferência de recursos financeiros, doação de terrenos, declaração de utilidade pública, entre outros. Sob tais perspectivas, é possível concluir que as manifestações religiosas não estão restritas a espaços exclusivamente sagrados, além de borrar as fronteiras entre a famigerada esfera pública e privada.

Palavras-chave: Campo religioso. Campo político. Poder legislativo.

 

VILA RICA DEL ESPIRITU SANTO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: OCUPAÇÃO, IDENTIDADE E DESENVOLVIMENTO

Bruna Morante L. Martins, (UNESPAR/FECILCAM), brunamorante@gmail.com
Fábio André Hahn (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabioandreh@gmail.com

 A presente comunicação tem por objetivo apresentar a proposta do projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de pós-graduação em Geografia, Meio Ambiente e Ensino da FECILCAM, que visa investigar e apontar elementos para defesa de Vila Rica do Espírito Santo como patrimônio histórico. O espaço geográfico que abrigava a antiga cidade colonial espanhola do século XVI é palco central de intensos debates sobre a possibilidade da construção de uma usina hidrelétrica que alagaria todo o território correspondente à antiga cidade, atualmente território do município de Fênix/PR. Para investigar o atual conflito, será analisada a documentação correspondente aos relatórios técnicas que apontam a viabilidade para construção da usina, as notícias de jornais e a produção historiográfica sobre o tema. Portanto, o estudo pretende defender o espaço geográfico da antiga cidade espanhola como patrimônio histórico e indutor do desenvolvimento.

Palavras-chave: Vila Rica del Epiritu Santo. Patrimônio histórico. Turismo

 

SOBRE O PRINCÍPIO DE CAUSALIDADE SEGUNDO DAVID HUME

Wesley Ribeiro Ferreira dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), barsaribeiro@hotmail.com

 A proposta da comunicação é demonstrar a noção de causalidade segundo o filósofo David Hume, tomando como fundamento a obra Investigação Sobre o Entendimento Humano. Nesta comunicação serão discutidas as seguintes questões: Qual é a fundamentação última do conhecimento humano sobre o que Hume chama de questões de fato? Qual é a natureza e o grau de evidência de nossas certezas a este respeito? Qual o alcance e quais as consequências das questões levantadas por Hume sobre os limites da ideia de causalidade? Partiremos da consideração da natureza epistemológica do que Hume denomina questões de fato em direção aos fundamentos da noção de causalidade, que, para o filósofo, sustenta as investigações nesse campo do conhecimento. Chegaremos, então, a uma negação de qualquer natureza ou origem ontológica da noção de causalidade, que será determinada como suposta e indutiva, cuja sustentação se dará a partir do conceito de hábito.

Palavras-chave: Hume. Causalidade. Hábito.

 

PERSPECTIVAS TEÓRICAS ACERCA DA CONDUTA HOMOERÓTICA ATRAVÉS DO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA (1978-1981)

Ronielyssom Cezar Souza Pereira, (UNIPAR), ronielyssom@gmail.com
Kelly Malu Seibert Silva, (UNIPAR), kellyseibert@gmail.com
Fausto Alencar Irschlinger, (UNIPAR), fausto@unipar.br

Através do mapeamento e observação do jornal Lampião da Esquina, publicação direcionada para os homossexuais que circulou entre 1978 e 1981 nas grandes capitais brasileiras, e da assimilação do discurso nele contido encontra-se um tipo característico de discurso de viés positivista, no que se refere à minoria social homossexual, que tenta elevar certos indivíduos à categoria de heróis e/ou de mártires.  Contudo, ao cruzar esta impressão com diferentes teóricos como: Michel Foucault, Carlo Ginzburg, Jacques Le Goff, entre outros a fim de compreender de fato as relações de poder realizadas no âmago da conduta homoerótica, revela-se um horizonte que demonstra a singular tarefa da articulação do discurso opondo-se à heteronormatividade. Ainda nesse sentido defronta-se com a necessidade de desconstruir o estereótipo homossexual utilizando-se de um prisma que permita dispersão do discurso forjado sem necessariamente desconectar suas partes, visto que implica em realocar o status quo que este tipo incomum de indivíduo ocupa perante a sociedade e como se relaciona com a mesma dentro de um grupo de características históricas, sociais, sexuais, políticas, econômicas, entre outras que ao mesmo tempo podem ou não se mesclar, se opor, se repudiar e ou coexistirem, numa percepção que extrapola a compreensão dialética.

Palavras-chave: Homossexualidade. Análise do Discurso.

 

UNIVERSIDADE NA DIVERSIDADE

Bruno Flávio Lontra Fagundes, (UNESPAR/FECILCAM), parabrunos@gmail.com

A comunicação apresentará alguns dados ligados a práticas e atividades desenvolvidas em diferentes cursos de História brasileiros, apontando o que fazem e como fazem cursos de História brasileiros diversos. Verificar a variedade de experiências de cursos de História em vários lugares, suas características de envolvimento com suas realidades locais, problematizando o modelo dominante de cursos de História do sistema de ensino superior brasileiro ditos “de excelência”, os quais prestigiam absolutamente o setor de Pesquisa, diminuem o setor de Ensino e praticamente desconhecem a Extensão. E avaliar as motivações e algumas consequências dessa escolha de formato de cursos relativamente aos dilemas e desafios hoje colocados aos formados em História em meio a uma realidade social em que há diversas demandas sociais de história e memória, oferecendo oportunidades de atuação a historiadores, que praticamente não sabem como atuar, porque são formados basicamente para serem professores.

Palavras-chave: Historiadores. Formação. Atuação.

 

VIRTÙ: A LÓGICA DA AÇÃO EM MAQUIAVEL

Carlos Nilton Poyer, (UNESPAR/FECILCAM), poyer@fecilcam.br

A Virtù enquanto ação política excepcional, proposta por Maquiavel, se define mesmo no momento de agir, ou seja, ela é a coragem implicada no ato. Mas este ato não é pura criação do momento. O ato de Virtù vem acompanhado da consciência e do conhecimento, dos objetivos e finalidades da ação. Sem isto, a ação seria desprovida de sentido e a coragem do agir seria uma coragem cega e impulsionada pelo imediatismo da vontade. Em dois momentos Maquiavel apresenta a Virtù enquanto ação política excepcional. Primeira, a Virtù e Conquista da Glória, que busca por caminhos para a realização no presente da antiga virtù e a segunda trata da Virtù e conquista do Poder que se assenta nas demonstrações pertinentes aos excelentes capitães, onde estes, na expectativa de instituírem novas ordens e instituições, têm suas ações marcadas pela não permanência, ou seja, assim que deixam o quadro da história, suas “ordens” e “instituições” também deixam o quadro da história. Portanto, aos ‘homens excelentes’ indica Maquiavel a conquista da glória, enquanto aos ‘excelentes capitães’ a conquista do poder.

Palavras-chave: Virtù. Conquista da glória. Conquista do poder.

 

PROBLEMÁTICAS AMBEINTAIS E MOVIMENTO DE RETORNO: PROCESSOS DE DESLOCAMENTOS ENTRE O OESTE DO PARANÁ E OS ESTADOS DA REGIÃO NORTE (1980-2010)

Jorge Pagliarini Junior, (UNESPAR/FECILCAM), palhajr@yahoo.com.br

 De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os deslocamentos populacionais ocorridos no Brasil entre os anos de 1980 e 2010 ganham novas dinâmicas e entre os novos fluxos destaca-se a migração de Retorno de paranaenses. O retorno está estruturado nas transformações econômicas, que, por sua vez, denunciam políticas e discursos ambientais, como por exemplo, o discurso em torno do desenvolvimento sustentável e do combate ao desmatamento. Essa comunicação apresenta os resultados da análise desse processo migratório Sul- Norte – Sul, entre as décadas de 1980-2010 e problematiza as interferências de políticas ambientais nesses movimentos. Para tanto, destacaremos os estudos teóricos e estatísticos do IBGE e o debate com a historiografia da História ambiental.

Palavras-chave: História e memória. Migrações e retorno. Identidades.

 

OS EYIGUAYEGUI-MBAYÁ-GUAICURU E A ALIANÇA COM OS LUSO-BRASILEIROS NA CAPITANIA DE MATO GROSSO

Astor Weber, (UNESPAR/FECILCAM), astorweb@hotmail.com

O objetivo da comunicação é mostrar que uma das principais intenções do Governo Colonial português era de tornar os Eyiguayegui-Mbayá-Guaicuru, localizados no sul da Capitania de Mato Grosso, uma “barreira viva” para evitar uma possível invasão espanhola àquela região. A intenção do governo luso-brasileiro era consolidar a posse da região por intermédio do aldeamento desse grupo indígena. Mas o governo necessitava negociar com os Eyiguayegui, pois eles eram considerados arredios por terem atacado várias expedições luso-brasileiras durante o século XVIII. A solução foi selar com os índios um Tratado de Paz em 1791. No Tratado é possível perceber com o teor interessava aos dois lados, para os Eyiguayegui como houve a perda da hegemonia local a aliança viria a colaborar no restabelecimento de algumas de suas posições anteriores e para os portugueses em afugentar de vez a ameaça espanhola na região. Mas o que se viu com passar dos anos é que essa aliança se mostrou maléfica ao grupo indígena, ocasionando seu declínio demográfico no século XIX.

Palavras-chave: Luso-brasileiros. Aldeamento. Indígenas.

 

AQUISIÇÃO DE CONTEÚDOS ESCOLARES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS

Dalva Helena de Medeiros, (UNESPAR/FECILCAM), dalva-helena@uol.com.br

O trabalho visa discutir a formação de conceitos a partir da Teria Histórico-Cultural, considerando a atividade escolar como relevante para a aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Busca destacar a aprendizagem como uma atividade social e não apenas como um processo individual, valorizando dessa forma a mediação do professor como representante da comunidade científica e a interação com outros estudantes como valiosa no processo. Intenta ainda demonstrar como a organização de atividades em sala de aula podem contribuir para a apropriação de conceitos abstratos e generalizados desde os primeiros anos escolares. O ensino escolar em si, não pode assegurar a assimilação, a atividade dos estudantes é condição necessária para a formação de conceitos, por isso a organização de atividades na escola, mediadas por outros seres humanos e por meios materiais ou materializados é tão importante na organização didático-pedagógica. Empregamos para a discussão, além de pesquisa bibliográfica pertinente, a análise de algumas atividades e imagens de livros didáticos de modo a aclarar se, do modo como estão organizadas, poderão contribuir para a formação de conceito nos escolares.

Palavras-chave: Conteúdos escolares. Aprendizagem. Formação de conceitos.