SIMPÓSIO
PROPOSTA DE SIMPÓSIO
DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE: PROPOSTAS INVESTIGATIVAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Fabiane Freire França, Mestre, UNESPAR/FECILCAM
Ricardo Fernandes Pátaro, Mestre, UNESPAR/FECILCAM
O Simpósio “Desafios à formação docente: propostas investigativas no âmbito educacional” tem por objetivo reunir pesquisas recentes de diferentes âmbitos voltadas à investigação de problemáticas contemporâneas que estejam ligadas à formação de professores e professoras. É perceptível a quantidade de pesquisas existentes sobre a escola e a formação docente atualmente, todavia acredita-se que há um distanciamento entre professor(a) e pesquisador(a), o que pode vir a gerar certos descompassos. Nesse sentido, as pesquisas apresentadas no simpósio serão articuladas em torno da busca por evidenciar uma aproximação entre pesquisa e docência como um desafio a ser trilhado e investigado. Diante disso, partimos do princípio de que a formação docente pode ser pensada em um contexto de diálogos, debates e coexistência de pontos de vistas. Por conseguinte, assumimos como pressupostos teóricos a Teoria das Representações Sociais, sob o enfoque de Serge Moscovici e Denise Jovchelovitch, além da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e algumas das discussões dos Estudos de Gênero evidenciadas pelo trabalho de Guacira Lopes Louro e Conceição Nogueira. As pesquisas apresentadas no simpósio serão articuladas a estes pressupostos e as discussões serão entendidas como caminhos possíveis voltados à formação docente no atual cenário da educação. Com base nesses pressupostos e com o intuito de atender aos objetivos propostos problematizamos: Quais são alguns dos desafios atuais à formação docente? Como se pode pensar em propostas investigativas para o âmbito da formação de professores e professoras? Com tais questionamentos pretende-se discutir alguns dos desafios que nos são colocados no âmbito da formação docente no contexto atual do ensino.
Palavras-chave: Educação e formação docente. Representações Sociais. Teoria da Complexidade.
COMUNICAÇÕES VINCULADAS
AS DISCUSSÕES E IMPLICAÇÕES DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE FAMÍLIA E PAPEL DA MULHER
Viviane Cristina Ferreira Gloor, (UNESPAR/FECILCAM), vivi_gloor@hotmail.com
Fabiane Freire França, (UNESPAR/FECILCAM), prof.fabianefreire@gmail.com
A presente comunicação tem por objetivo expor sucintamente os resultados referentes ao projeto de Iniciação Científica intitulado “As discussões e implicações docentes sobre o conceito de família e papel da mulher”. O projeto teve como pretensão verificar de que forma as representações de docentes podem interferir na formação identitária dos indivíduos envolvidos no âmbito escolar, sobretudo as identidades dos alunos e das alunas. Questionamos então: quais as representações de mulher e de família apresentadas por professores/as das séries iniciais? Para responder a esta indagação baseamo-nos em literatura especializada (Bourdieu, 2010; Silva, 2004; Louro, 1997), as quais nos apresentam delineamentos sobre a constituição da família e a divisão de papeis entre gêneros ao longo da história, apontando a importância de tal discussão para a formação das identidades já citadas. Foi proposta também a realização de um grupo de estudos abordando discussões sobre gênero pautadas nos pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e observações no campo de atuação das docentes que aceitaram participar do projeto.
Palavras-chave: Educação. Formação Identitária. Gênero.
A CONTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DA MÍDIA
Renata Santos, (UNESPAR/FECILCAM),
Fabiane Freire França, (UNESPAR/FECILCAM), prof.fabianefreire@gmail.com
Esta comunicação objetiva investigar como se constitui a construção de gênero nas séries iniciais do Ensino Fundamental e a influência do discurso midiático neste processo. Em razão da importância política e social da discussão sobre gênero levantamos as seguintes questões: No contexto atual, quais as representações de gênero na visão dos docentes? Quais as representações da mídia que circulam na escola sobre o gênero? Com intuito de responder estas questões nos baseamos em Louro (1997; 2007), Beauvoir (1967) dentre outros autoras e autores que compreendem o gênero como uma construção social, em que são estabelecidas às mulheres e aos homens características já definidas culturalmente, muitas vezes vinculadas as diferenças biológicas e físicas. Para tanto, foram realizados grupos de estudos com as professoras de uma escola da rede pública de ensino de Campo Mourão/PR e observação na prática docente para problematizar o discurso biologista e investigar o que as professoras e demais funcionários de uma escola entendem as relações de gênero, a partir de suas falas e posturas e o quanto a mídia influencia em suas representações.
Palavras-chave: Educação escolar. Gênero. Representações.
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE MENINOS E MENINAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paula Vidal Santos (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), paulavidal_pf9@hotmail.com
Fabiane Freire França (OR), (UNESPAR/FECILCAM)
prof.fabianefreire@gmail.com
O presente projeto de Iniciação Científica visa investigar como a educação escolar influencia os sujeitos no que tange a representação do ser masculino e do ser feminino. Sendo assim busca-se responder a seguinte questão: Como a mídia televisiva e a educação-formal contribuem para o culto da imagem padrão do “ser masculino” e do “ser feminino” de meninos e meninas das séries iniciais do ensino fundamental? Para responder a problematização do presente projeto optamos por fazer um levantamento das discussões sobre corpo e sexualidade na literatura brasileira e também em clássicos (Bourdieu, 1995; Louro, 1997;2007; Weeks, 2007), com o intuito de evidenciar como meninos e meninas são convidados a manter o padrão do “ser feminino” e do “ser masculino” que envolve estereótipos acerca de sua identidade corporal, sexual e de gênero. Realizamos observações participativas em sala de aula das series iniciais do ensino fundamental e em um grupo de estudos com 18 educadoras de uma escola municipal de Campo Mourão - PR para investigar suas representações sociais acerca do estereótipo de corpo, gênero e sexualidade.
Palavras-chave: Educação escolar. Gênero. Sexualidade.
AS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A MORAL TRABALHADA EM PRÁTICAS RELIGIOSAS NA ESCOLA
Aline Pereira Lima, (UNESPAR/FECILCAM), professora-alinelima@hotmail.com
A Teoria das Representações Sociais tem contribuído significativamente para o estudo de diferentes aspectos da moralidade. Tomada como objeto de estudo em um projeto vinculado ao regime de dedicação exclusiva da FECILCAM, a referida teoria foi abordada como ferramenta para compreender como age mentalmente a criança pequena em situações religiosas e morais que são submetidas na escola. O objetivo era, portanto, investigar as representações sociais de crianças em situações escolares cotidianas que envolvessem valores morais e práticas religiosas verificando nestas cognições a possível influência de diferentes pertinências grupais e que princípios morais ancoram tais representações. Sob as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget (1932) e da Teoria das Representações Sociais criada por Moscovici (1978), os resultados parciais oriundos da revisão bibliográfica realizada reafirmam a importância das cognições infantis no plano do desenvolvimento moral da criança e permitem compreender os conceitos chave na investigação de representações sociais. Corrobora-se, ainda, a partir da revisão bibliográfica, que as cognições infantis podem ser influenciadas por diferentes pertinências grupais (escolas públicas e privadas laicas, escolas privadas confessionais, escolas públicas com ensino religioso) bem como os princípios morais utilizados nas práticas escolares certamente ancoram as representações infantis.
Palavras-chave: Representações Sociais. Escola. Religião.
EDUCAÇÃO EM VALORES: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO
Ricardo Fernandes Pátaro, (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br
A presente comunicação tem por objeto apresentar resultados parciais de pesquisa cujo objetivo é investigar quais são as representações de professores e professoras da rede municipal de ensino de Campo Mourão acerca da educação em valores a partir de suas vivências cotidianas e experiências profissionais. Como professores e professoras em exercício na rede municipal entendem os conceitos de ética e moral? Como relacionam tais conceitos à formação em valores? Quais são as concepções de educação desses(as) professores(as)? Como entendem os objetivos da escola e como representam as relações professor-aluno? Atribuem alguma relevância à formação de atitudes em sua prática pedagógica cotidiana? Em suma, como representam o trabalho com valores na escola? Essas são as questões norteadoras do projeto, que tem como ponto de partida a complexidade das relações estabelecidas na escola. Buscando respostas a tais questões, foram organizados grupos focais com professores e professoras. Nesses grupos serão investigadas as representações sociais dos docentes, ou seja, conhecimentos complexos socialmente elaborados e compartilhados que contribuem para a construção da realidade escolar e influenciam os processos educativos de crianças e jovens.
Palavras-chave: Escola. Valores morais. Representações sociais.
O CONCEITO DE GÊNERO PRODUZIDO POR DOCENTES: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiane Freire França, (UNESPAR/FECILCAM), fabianefreire@ibest.com.br
O objetivo deste artigo consiste em evidenciar a organização de um projeto sobre gênero e sexualidade desenvolvido com professoras e funcionárias das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campo Mourão-PR-Brasil. Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado que está em andamento pela Universidade Estadual de Maringá-PR-Brasil, bem como ao meu projeto de dedicação exclusiva pela Universidade Estadual do Paraná - Fecilcam. Em vista disso, problematizei: Quais possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade nas séries iniciais? As discussões realizadas foram fundamentadas nos Estudos de Gênero (Scott, 1995; Louro, 1997; 2007; Nogueira, 2001) e na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2011; Jovchelovitch, 2008). Realizamos com as participantes da pesquisa grupos de estudo e observações participantes (Minayo, 1993) no período de agosto a novembro de 2011. Os dados foram gravados e registrados em caderno de campo com a autorização da escola. Este contato foi fundamental para entender como a instituição escolar desempenha alguns papéis sobre gênero e sexualidade.
Palavras-chave: Educação. Gênero. Representações sociais.
TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: CAMINHOS E INTERCONEXÕES
Bruna dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), contato-bruna@hotmail.com
Ricardo Fernandes Patáro, (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br
A presente pesquisa tem por finalidade realizar um levantamento da produção acadêmica relacionada à Teoria da Complexidade em torno da educação. Com esse objetivo, utilizaremos a base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Serão analisados trabalhos de mestrado e doutorado que versam sobre complexidade e educação nos diferentes programas de pós graduação stricto sensu brasileiros reconhecidos pela CAPES. Além do levantamento bibliográfico, adotaremos como ponto de partida algumas das obras de autores que se dedicam ao estudo da Teoria da Complexidade, como Ulisses Ferreira de Araújo, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Silvio Gallo e Heloísa Lück. A intenção é verificar a contribuição da Teoria da Complexidade. Proposta por Edgar Morin, a Teoria da Complexidade contribui para a abertura de uma nova perspectiva de pensamento que sugere a ampliação do pensamento simplificante para o pensamento complexo, que considera as inter-relações dos vários elementos que compõem um problema/objeto/fenômeno – a visão sistêmica.
Palavras-chave: Teoria da Complexidade. Educação. visão sistêmica.