COMUNICAÇÃO
ESTUDOS COM TURDÍDEOS NO BRASIL: BIBLIOGRAFIAS E ESPÉCIES ESTUDADAS
Huilquer Francisco Vogel, (UEM), huilquer@hotmail.com
Cláudio Henrique Zawadzki, (UEM), chzawadzki@hotmail.com
João Batista Campos, (IAP), joaobatista@iap.pr.gov.br
Trabalhos de síntese são fundamentais para a detecção de pontos ainda pouco explorados. Neste sentido, foi efetuado um estudo cienciométrico avaliando o estado de conhecimento sobre a família de aves Turdidae no Brasil. Para realização deste trabalho, foram efetuadas buscas utilizando o Software Publish or Perish©, entre 1990 e 08/2012. Foram encontrados 21 artigos envolvendo diretamente o estudo bioecológico de turdídeos. Alguns estudos foram efetuados utilizando mais de uma espécie, totalizando 29 vezes em que os táxons da família foram contemplados. Através do índice de dominância Turdus leucomelas, T. rufiventris, T. amaurochalinus e T. albicollis foram consideradas eudominantes. Houve maior freqüência de utilização da espécie T. leucomelas (χ² c. (11,07)= 12,39, gl = 5, P = 0,05). As espécies T. subalaris e Catharus ustulatus também foram contempladas e consideradas dominantes. A área de conhecimento mais representativa entre as observadas envolvendo estudos com a família (χ² c. (9,48) = 13,4, gl = 4, P = 0,05) foi Comportamento animal (n = 8; 38%). É possível inferir através da espacialização dos locais (biomas) amostradas por estudos envolvendo turdídeos, que as espécies mais estudadas são também as que possuem maior abundância e ampla distribuição no Brasil. Finalmente, espécies com distribuição natural mais restrita ao norte brasileiro foram pouco estudadas, devido principalmente, ao fato que a maioria dos estudos envolvendo turdídeos estão restritos à região Sul e Sudeste brasileiro, desenvolvidos principalmente nos biomas Mata Atlântica e Cerrado.
Palavras-chave: Catharus. Cichlopsis. Turdus.
SIMILARIDADE MORFOLÓGICA E ASSIMETRIA FLUTUANTE ENTRE TURDÍDEOS SINTÓPICOS EM UM PARQUE URBANO NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Huilquer Francisco Vogel, (UEM), huilquer@hotmail.com
Cláudio Henrique Zawadzki, (UEM), chzawadzki@hotmail.com
João Batista Campos, (IAP), joaobatista@iap.pr.gov.br
A sobreposição morfológica é um importante atributo para a interpretação de processos de competição interespecífica em biocenoses animais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de sobreposição morfológica entre Turdus rufiventris, T. albicolis, T. leucomelas, T. amaurochalinus e T. subalaris. O estudo foi realizado em um fragmento urbano de Floresta Ombrófila Mista Montana no município de Guarapuava, Centro-sul do Paraná. Para a captura das aves foram utilizadas redes de neblina. Foram realizadas aferições biométricas obtendo-se medidas das variáveis: 1) massa corpórea; 2) comprimento total; 3) comprimento do bico; 4) tarso; 5) asa; e 6) cauda. Com estes dados foram efetuadas análises de similaridade e ordenações multivariadas. Também foi efetuada uma análise de assimetria flutuante (AF) entre turdídeos sintópicos. A análise MANOVA indicou uma separação morfológica entre as espécies F (24, 482) = 17,8; P < 0,0001. Entretanto, o teste post hoc indicou que não houve separação estatística entre T. albicollis e T. subalaris. Os resultados do índice de similaridade (Bray-Curtis) indicaram que as espécies mais semelhantes que integram a biocenose são T. leucomelas e T. rufiventris (0,987). Turdus albicollis e Turdus subalaris também apresentaram alta similaridade (0,983). Os resultados obtidos a partir da análise de assimetria flutuante (AF) demonstram um padrão assimétrico de tarso e asa para as três espécies onde houve número suficiente de indivíduos para análise (T. amaurochalinus, T. leucomelas e T. rufiventris). Apesar de muito semelhantes morfologicamente, existem indicativos de mecanismos ecológicos que permitem a coexistência, como padrões distintos de ocorrência e utilização diferenciada do hábitat. Embora dados de ambientes mais conservados não puderam ser obtidos, foi detectado que ocorre assimetria flutuante para os turdídeos estudados. Desta forma, recomendam-se novos estudos com turdídeos em ambientes mais íntegros, para validar o uso desta ferramenta também sobre espécies mais resistentes ao estresse ambiental.
Palavras-chave: Coexistência. Morfologia de aves. Turdus.
PROBLEMAS ESTRUTURAIS EM RESIDÊNCIAS CONSTRUÍDAS SOBRE O ATERRO DE UMA VOÇOROCA NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA -PR
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispin@yahoo.com.br
Eguinaldo Milani, (UNESPAR/FECILCAM), eguinaldomilani@hotmail.com
Sirlei Senko da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), sirlei_senko@hotmail.com
O crescimento urbano sem planejamento tem avançado sobre áreas geomorfologicamente frágeis. No município de Luiziana - PR um terreno instável antes ocupado por uma voçoroca foi aterrada com terra e entulhos de diversos materiais, tornando a área um local inseguro. Águas da chuva fluem superficialmente no terreno, e com intensa energia arrastam partículas que constituem o solo, intensificando o processo de erosão. Assim este trabalho busca fatores que indicam que os lotes doados aos moradores do município apresentam sérios riscos à estrutura das construções. Em aulas de campo, foi possível analisar os riscos físicos naturais e antrópicos, oferecidos às edificações que estão sendo construídas sobre o aterro e ao entorno da voçoroca.Verificaram-se no local, problemas ambientais, riscos a população, construções precárias sem infraestrutura necessária ou ineficiente, como a falta de colunas e vigas de concreto nas edificações. Uma intervenção é necessária para conter o avanço urbano neste local da cidade. Entendendo que os problemas não são somente pelas chuvas, e sim crescimento urbano sem planejamento, falta de estudos geológicos no terreno e avaliação das construções por um técnico ou engenheiro responsável.
Palavras-chave: Aterro. Voçoroca. Luiziana.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DO COLÉGIO DO CAMPO DOUTOR CAETANO MUNHOZ DA ROCHA. QUITANDINHA – PARANÁ
Juliana Margarida Siqueira (UFPR), julianasiqueira_14@hotmail.com
Elaine de Cacia de Lima Frick (UFPR), elaineclfrick@gmail.com
Atualmente a sociedade se depara com diversos problemas ambientais, com isso essa temática passou a ser debatida em vários âmbitos sociais, principalmente no da educação. Assim ficaram sob responsabilidade desta trabalhar a educação ambiental em todos as instancias de ensino de forma interdisciplinar. No entanto esse trabalho se tornou dificultoso, pois nem sempre é trabalhado e quando isso acontece, geralmente é feito de forma simplista e fragmentado e ainda só em algumas disciplinas como a geografia. Diante disto esta pesquisa teve por objetivo demonstrar as representações sociais que os alunos do ensino público do Colégio do campo Doutor Caetano Munhoz da Rocha EFM, Quitandinha – PR tem sobre Educação Ambiental. Para realização deste trabalho fez se uso de questionários e adotou-se a metodologia dos Mapas Mentais de autoria de Salete Kozel. Através dos resultados da pesquisa considera-se que a maioria dos alunos do colégio apresenta um entendimento ainda fragmentado sobre a temática que envolve as questões ambientais associando meio ambiente a um lugar sem intervenção humana e muito bonito.
Palavras - chave: Educação Ambiental. Representação Social. Mapas Mentais.
ANÁLISE INVESTIGATIVA DO PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS DA JUSTIÇA, ATENDIDO NO PROGRAMA PRÓ–EGRESSO DE CAMPO MOURÃO (PR)
Marta Diniz de Sá de Farias (IC), (UNESPAR / FECILCAM), martadinizsafarias@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (OR), (UNESPAR/ FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
A presente pesquisa tem como propósito/intenção analisar o perfil dos egressos da Região de Campo Mourão (PR) destacando as propostas sócio-educativas de caráter preventivo. Neste sentido, o Programa Pró-Egresso da Região de Campo de Campo Mourão (PR), tem como função acompanhar os indivíduos que sofreram sanção penal e cumprem pena de regime aberto; livramento condicional; Sursis; liberdade vigiada; prestação de serviço à comunidade, assegurando o respeito à dignidade humana nas normas determinadas judicialmente, buscando desta forma o resgate a cidadania do egresso, promovendo a reeducação sócio-familiar. Diante disso, a pesquisa é constituída de levantamento bibliográfico, seguido da análise dos dados das fichas individuais do Programa Pró-Egresso de Campo Mourão. Também foram destacados os diversos tipos de infrações judiciais, juizado especial criminal; justiça estadual; livramento condicional; regime aberto; empregado com registro, desempregado, autônomos. Essas informações foram obtidas nos formulários do Programa Pró-Egresso de Campo Mourão (PR), que possibilitaram a confecção de gráficos e tabelas tendo como parâmetros os anos de 2009 e 2010. Desta forma identificamos que a assistência, o apoio ao egresso, o acolhimento e acompanhamento dos responsáveis ou familiares, a oportunidade de trabalho constituem fatores primordiais no sentido de evitar que o egresso volte a reincidir em novas infrações.
Palavras - chave: Egressos. Sociedade. Cidadania.
ORGANIZAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAI DO SUL- PR
Juliana Andrade Viana, (UEPR/FECILCAM), juandradeviana@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim, (UEPR/FECILCAM), nmassoquim@gemail.com
Áurea Andrade Viana de Andrade, (UEPR/FECILCAM/UEM), aureavgeo@yahoo.com.br
Neste artigo fez-se uma abordagem sobre a organização dos pequenos produtores de leite no município de Corumbataí do Sul - PR, localizado na região centro-ocidental paranaense. O objetivo deste estudo foi abordar a pecuária leiteira como alternativa econômica para o pequeno produtor familiar, bem como o papel desempenhado para o desenvolvimento local. O desafio do município é implantar sistemas de produção que contemple produtos com ganhos de mercado voltados a produção familiar, visando a sustentabilidade da pequena propriedade, bem como a permanência do pequeno produtor no campo. Neste contexto, a pecuária leiteira é uma das alternativas de renda viável em razão do produtor poder contar com renda mensal. O encaminhamento metodológico da pesquisa foi realizado a partir de referencial teórico, pesquisa de campo, com estudos in loco, entrevista com produtores de leite, coleta de dados em órgãos públicos como IPARDES, associações, técnicos da EMATER e prefeitura Municipal local. Resultados indicam que a produção de leite ainda é uma das alternativa mais viáveis para manter o homem no campo.
Palavras - chave: Produção de Leite. Alternativa econômica. Pequeno Produtor.
SANEAMENTO AMBIENTAL EM ÁREA DE RISCO: O CASO DO CONJUNTO POR DO SOL NA CIDADE DE LUIZIANA/PR
Marta Diniz Prestes de Sá, (UNESPAR/FECILCAM), martadinizsafarias@hotmail.com
Ligia Priscila Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), ligia.priscilapr@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim, (UNESPAR/FECILCAM) jeffersoncrispim@hotmail.com
O trabalho faz parte de uma pesquisa do bacharelado em geografia e visa analisar o saneamento básico no conjunto habitacional Pôr do Sol construído em área de risco ambiental no município de Luiziana-PR. Com lotes doados pela prefeitura municipal para oferecer moradia à população, o conjunto foi construído em solo frágil e inadequado e sobre a cabeceira de uma voçoroca aterrada com resíduos vegetais de podas e restos de construção civil. O objetivo foi estudar a situação de saneamento básico na área, focando a questão do esgotamento sanitário, devido a existência da grande quantidade de fossas sépticas para destino final das águas negras e cinzas. A falta de saneamento adequado é um dos mais sérios problemas ambientais e sociais que afetam os municípios brasileiros. Os dados foram obtidos através de entrevistas com moradores do conjunto e observação da área. Constatou-se que a água tratada é fornecida pela Sanepar e os lixos domésticos coletados pela prefeitura. Foi construída uma rede de esgoto, porém está desativada, devido o município não possuir programa para este fim, sendo utilizadas apenas as fossas sépticas que estão contaminando rapidamente o lençol devido ao material grosseiro utilizado no aterro da voçoroca.
Palavras-chave: Risco ambiental. População. Saneamento.
ESTUDO DO PROCESSO DE SOLIFLUXÃO EM ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA-PR
Anderson Wesley de Lima Souza, (UNESPAR/ FECILCAM), limabacharel@gmail.com
Antonio Fernando Morigi (UNESPAR/ FECILCAM), fernandomorigi@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@yahoo.com.br
A pesquisa apresenta resultados de uma pesquisa realizada por acadêmicos do bacharelado em geografia turma de 2012 sobre o processo de solifluxão na borda esquerda da voçoroca localizada no município de Luiziana-PR. Situado entre as coordenadas 20°17'00"S e 52°16'00"W, no terceiro planalto paranaense, constituído por rochas vulcânicas decorrentes de derrames basálticos, cuja decomposição origina a terra roxa. Pesquisadores afirmam que movimentos de solifluxão são definidos como todo movimento coletivo de solo e rocha, reunindo os condicionantes em dois grandes grupos, os antrópicos e os naturais. Com a retirada de vegetação deixando o solo exposto, proporciona em eventos chuvosos o transporte de sedimentos de um local para outro, este processo é agravado quando associado à inclinação do relevo, constituição litológica e grandes índices pluviométricos em curto espaço de tempo. A metodologia aplicada consistiu no levantamento bibliográfico pertinente ao assunto, análise de fotografias de quatro anos, levantamentos de pluviosidade, monitoramento in loco. Os resultados apontaram para a grande perda de solo agrícola, movimentação de grandes blocos de solo em precipitações acima de 50 mm e agravamento no assoreamento do lago da Usina Mourão I localizado a jusante da erosão.
Palavras-chave: Voçoroca. Movimento de Solifluxão, Monitoramento.
USO E APROPRIAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS: O CASO DA PRAÇA BENTO MUNHOZ DA ROCHA EM CAMPO MOURÃO (PR)
Thiago Bocon Andrade, (UNESPAR/FECILCAM), thiagobocon@bol.com.br
Marcos Clair Bovo, (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
As praças, enquanto espaços livres e públicos se constituíram desde tempos remotos como importantes referenciais urbanos, sendo marcadas especialmente pela convivência humana e também por representarem, muitas vezes, áreas verdes que compõem os centros das cidades. Tendo em vista a importância desses logradouros, a pesquisa tem como objetivo conhecer a realidade e as formas de apropriação da Praça Bento Munhoz da Rocha que em Campo Mourão (PR) ocupa posição de centralidade no espaço urbano. A análise dessa praça exigiu a realização de levantamentos não só quantitativos (equipamentos, estruturas e mobiliários), mas também qualitativos, no sentido de averiguar as condições em que se encontram esses equipamentos, a qualidade paisagística, tal como a vegetação existente. Para a investigação adotou-se o método geográfico proposto por Milton Santos (1997) partindo de suas categorias de análise: estrutura, processo, forma e função. Para facilitar o entendimento da dinâmica espacial da Praça Bento Munhoz da Rocha realizou-se uma regionalização característica, baseando-se especialmente nas atividades que são desenvolvidas nesse espaço.
Palavras-chave: Praças. Regionalização. Espaço Público.
AS BROMELIACEAE TERRESTRE NO PARQUE ESTADUAL LAGO AZUL EM CAMPO MOURÃO - PR
Greyce Naiara Costa, (UNESPAR/FECILCAM), greycenaiara@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gemail.com
No presente artigo elaboramos um estudo sobre as espécies de Bromélias localizadas numa área ecotonal (área de clareira) localizada no Parque Estadual Lago Azul no município de Campo Mourão Pr. A abordagem sobre as Bromeliáceas teve como objetivo analisar quais são as espécie encontradas, na área, bem como caracterizar os locais nos quais as mesma são encontradas. Para a elaboração do presente artigos foram realizados, estudos teóricos e trabalhos de campo com fotografias de tiragem, observações do local em que as espécies estão situadas e coleta de material. A coleta de material de análise sérvio para verificar o tipo de espécies dessa família e tipo de ambiente os quais as mesmas estão adaptadas. Dados preliminares indicam que, uma das espécies Platyaechmea distichantha, se adapta mais às condições edificas de solos rasos com afloramento de rochas, exigência em luminosidade e busca da luz solar por isso é encontrada em áreas de clareiras e no alto das árvores, desta encontrou-se 93 indivíduos. A outra é denominada Bromélia balansae Mez da qual encontra-se 277 indivíduos, a espécie se adapta a umidade elevada, à sobra das árvores e pode ser encontrada com mais abundancia inclusive em outras regiões do entorno.
Palavras-chave: Lago Azul. Bromélias. Espécies.
ESTUDO DA PAISAGEM EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PRESENTES NO ESPAÇO URBANO: DIAGNÓSTICO BIOGEOGRÁFICO E ESTRATÉGIAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO PARQUE MUNICIPAL GRALHA AZUL
Oséias Cardoso, (UNESPAR/FECILCAM), oseiascardoso@hotmail.com
As áreas verdes existentes no espaço urbano são consideradas por alguns autores um elemento fundamental para qualidade de vida da sociedade. Embora existam vários tipos de áreas protegidas, no presente trabalho será analisado o contexto da paisagem que envolve o Parque Municipal Gralha Azul, localizado em Campo Mourão – Paraná. Observando as condições inadequadas de gestão das unidades de conservação localizadas no espaço urbano, a inexistência de instrumentos específicos de gestão e a influência do processo de urbanização nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as lacunas no gerenciamento dessa unidade de conservação urbana retratando o potencial biogeográfico da unidade, as conseqüências advindas da urbanização e os problemas ambientais encontrado no interior deste, como: processo de erosão, resíduos sólidos dispersos inadequadamente na área do parque. O método de análise integrada de variáveis teóricas e operacionais conduzirá o raciocínio durante a pesquisa, contando com a técnica de observação e entrevistas que se desdobrarão na interpretação geográfica da situação atual. Através dessa análise destacamos a proposta de construção de um plano de manejo adequado as particularidades de unidades de conservação em espaço urbano que normalize e desenvolva um processo de avaliação constante das condições ambientais da Unidade de Conservação em destaque.
Palavras-chave: Unidades de Conservação. Espaço Urbano. Gerenciamento de áreas verdes.
PAISAGENS DO BRASIL E SUA VISUALIZAÇÃO NO SOFTWARE GOOGLE EARTH: UMA METODOLOGIA DE APLICAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Ricardo Henrique Bueno (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
Ana Paula Colavite (OR), (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com
A presente pesquisa levou em consideração a atual discussão no meio acadêmico ao qual refere-se à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) para o desenvolvimento de inovações metodológicas no ensino de Geografia com interatividade. Desta maneira, trabalhou-se com o software Google Earth, pelo qual, dentre os mecanismos de visualização cartográfica virtual, o software é um dos destaques na rede de internet, devido ao seu alto número de downloads realizados, ser um software livre e também por ser um ótimo recurso multimídia para o ensino da disciplina de Geografia. Neste estudo determinou-se dez regiões do Brasil no Google Earth onde trabalhou-se com imagens de satélite e com fotografias disponibilizadas também no Google Earth. Posteriormente, montou-se mosaicos para elaboração de analises em relação às imagens de satélites e fotografias adquiridas por meio do Google Earth. Criou-se também um quadro explicativo relativo às imagens de satélites e fotografias dos mosaicos confeccionados. Nas analises considerou-se os aspectos ambientais e em conformidade os aspectos sociais, sendo assim, um trabalho que visou à integração de todos os elementos que compõe a paisagem.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Tecnologia. Imagens.
USO DE DISSIPADORES DE ENERGIA E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS NA VOÇOROCA PERIURBANA NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA-PR
Edson B. da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), edjym10@yahoo.com.br
Jonas Henrique M. de Lima, (UNESPAR/FECILCAM), jonashenriquelima@yahoo.com.br
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@hotmail.com
Este trabalho faz parte de um monitoramento realizado por alunos do bacharelado em geografia sobre a energia das águas pluviais e a falta de planejamento urbano adequado que levaram a formação e agravamento dos efeitos da voçoroca em área periurbana no município de Luiziana-PR. Reconhecendo que a desproteção do solo e a pluviosidade acentuada são condições iniciais para que o solo possa erodir mais facilmente, o uso de dissipadores de energia poderia amenizar os efeitos impactantes e levar, em longo prazo, a área as condições ambientais adequadas. Entre os possíveis usos pode-se destacar: adoção de práticas conservacionistas na agricultura; uso de drenos de interceptação em pontos específicos das galerias pluviais; desvio de parte da água destinada à voçoroca por meio de canais de derivação; construção de dissipadores (barragens permeáveis) nos locais que recebem as descargas de água; e a revegetação com espécies de crescimento rápido, enraizamento denso e profundo em pontos do barranco da voçoroca. Por fim, juntamente a estas propostas devem ser realizadas práticas de educação ambiental para que a população participe e se conscientize da necessidade de se tratar este problema.
Palavras-chave: Uso do solo. Voçoroca. Dissipadores de Energia.
PERFIL GEOECOLÓGICO COMO TÉCNICA PARA
CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO DE RPPN
Kamila Walter Ghisso, (UTFPR), kamilawg@hotmail.com
Maristela Denise Moresco Mezzomo, (UTFPR), mezzomo@utfpr.edu.br
A conservação da biodiversidade dentro de áreas privadas pode ser desenvolvida por meio de unidades de conservação, na categoria de manejo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Para orientar as ações/gestão ambiental destas áreas, é obrigatória a elaboração do plano de manejo (Decreto Estadual 1.529/07), o qual deve contemplar diversos aspectos, entre os quais a caracterização do meio físico. Diante disso, destaca-se a técnica de construção de Perfil Geoecológico, como uma opção para caracterização do meio físico, já que a mesma, tem se apresentado eficiente ao envolver todos os elementos da paisagem. Para evidenciar a eficiência da técnica, foi desenvolvido um estudo na RPPN Artur Cesar Vigilato – Fazenda Santa Terezinha, localizada no município de Luiziana-PR. As informações geoecológicas foram obtidas através de pesquisa bibliográfica, informações cartográficas e trabalho de campo. O perfil foi construído com auxilio dos softwares Global Mapper 12, Adobe Photoshop CS5.1 e Corel Draw 12. Os resultados possibilitaram reconhecer como é a organização vertical e horizontal da paisagem, bem como verificar a dinâmica em que a RPPN está inserida, principalmente, no que tange os riscos ambientais. Tanto o perfil como as informações levantadas, poderão subsidiar outros estudos sobre a RPPN, inclusive na elaboração do Plano de Manejo.
Palavras-chave: RPPN. Perfil Geoecológico. Plano de Manejo.
AS FRENTES DE EXPANSÃO NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE: 1909-1939
Edson Noriyuki Yokoo, (UNESPAR/FECILCAM), eyokoo@ibest.com.br
O nosso objetivo foi compreender a formação da frente de expansão constituída por camponês—posseiros e suas famílias que vieram estabelecer no Campo do Mourão, situado no interior do primitivo município de Guarapuava entre 1909-1939. Realizamos ampla pesquisa sobre a literatura sobre os primeiros habitantes que vieram abrir posse de terras em terrenos devolutos no interflúvio dos rios Piquiri-Ivaí. As atividades econômicas nos primórdios da colonização foi agricultura de subsistência (arroz, feijão, mandioca, milho, abobora, etc) e os eventuais excedentes produzidos eram trocados por outras mercadoriase/ou vendidos em mercados de Pitanga e Guarapuava. A frente de expansão se encerra em 1939 quando o governo paranaense passa a iniciar a colonização oficial e a legalizar e titular as posses de terras pelo sistema de usucapião, ou seja, a única forma de acesso à terra que não seja por compra. O papel dos camponeses na frente de expansão foi a de amansar a terra preparando-a para a chegada das frentes pioneiras, isto é, a chegada das colonizadoras que mercantiliza as terras.
Palavras-chave: Migrante. Agricultor. Mineiro.
PROCESSO HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DE UMA VOÇOROCA PERIURBANA NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA – PR
Fernando Willian Chamberlain, (UNESPAR/FECILCAM), fernando_chamberlain@hotmail.com
Marcos Paulo Ciola, (UNESPAR/FECILCAM), marcosciola@gmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim, (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@hotmail.com
As voçorocas causam grandes danos ao meio ambiente gerando prejuízo econômico expressivo tanto para áreas rurais bem como urbanas, sendo que umas das principais conseqüências deste processo erosivo é a perda de grandes massas de solo. Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada por acadêmicos do bacharelado em geografia e tem como objetivo demonstrar o surgimento e evolução da voçoroca existente a mais de 40 anos, localizada no município de Luiziana – PR. As voçorocas estão presentes em grande parte do território nacional, favorecido pelo fato de que o país tem geomorfologia e clima propícios a este tipo de fenômeno. Desta forma, este trabalho justifica-se por identificar os principais mecanismos que influenciam nos processos erosivos, focando-se em seu surgimento, evolução e na falta de interesses do poder público a fim de conter ou reduzir o avanço deste processo erosivo no município em questão.
Palavras-chave: Voçoroca. Erosão. Solo
CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVEIS E COLETORES DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ-PR: AGENTES FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Silvanade Jesus Galdino (UNESPAR/FECILCAM), jr84galvao@hotmail.com
Sandra Terezinha Malysz (FECILCAM), sandramalysz@hotmail.com
O estudo sobre resíduos sólidos urbanos é de extrema importância no intuito de promover a integração da comunidade, órgãos públicos, privados em ações ambientalmente corretas, assim como a valorização dos personagens que trabalham diretamente com a coleta do "lixo" urbano. Trata-se de indivíduos invisíveis perante a sociedade, expostos ao preconceito, ao descaso e riscos a saúde em função do trabalho desempenhado. A própria sociedade vê o trabalho com o "lixo" como uma das profissões mais desqualificadas, não reconhecendo estes trabalhadores como agentes fundamentais no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos. Neste contexto, com a presente pesquisa objetivamos investigar o perfil socioeconômico e a inserção dos catadores de materiais recicláveis e coletores na sociedade, bem como sua importância no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos do município de Mamborê (PR). Por meio de levantamento bibliográfico, deslocamento a campo para aplicação de questionários e entrevistas, estamos desenvolvendo um estudo quantitativo e qualitativo da realidade dos catadores de materiais recicláveis e dos coletores. Este levantamento fornecerá subsídios para a elaboração de projetos visando integrar e valorizar os agentes ambientais que trabalham diretamente com a coleta dos resíduos sólidos urbanos.
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Catadores. Coletores. Mamborê (PR).
DISTRIBUIÇÃO DE MELIA AZEDARACH L. EM VEGETAÇÃO RIPÁRIA DO RIO LONTRA, NO ENTORNO DA CIDADE DE BARBOSA FERRAZ/PR
Ana Carolina da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), anakrolina16@hotmail.com
Hélen de Cássia Nunes dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), kassia_helen@hotmail.com
Mauro Parolin, (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com
A espécie exótica Melia azedarach L. (Meliaceae) é considerada por alguns pesquisadores como invasora. Visando entender o seu posicionamento e distribuição ao longo da vegetação ripária, avaliou-se uma porção de 8 km nas margens esquerda e direita do rio Lontra no entorno da área urbana de Barbosa Ferraz - PR. Foram realizadas contagens baseadas em 20 transectos de 200 m escolhidos aleatoriamente. Foram contados 70 indivíduos, sendo 15 no interior e 55 na borda. Observou-se que os indivíduos posicionados na borda da vegetação apresentaram condições fitossanitárias melhores do que os do interior, evidenciando a dificuldade de desenvolvimento da espécie frente à floresta desenvolvida. Nos trechos observados, não há pontos em que a ocupação dessa espécie possa considerá-la como invasora. (Os autores agradecem o CNPq).
Palavras-chave: Meliaceae. Espécie exótica. Espécie invasora.
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POBREZA EM MAMBORÊ E SUAS CORRELAÇÕES COM O ACESSO A INFRAESTRUTURA
Renata Helena Beltramin (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM)
renatabeltramin@hotmail.com
Ana Paula Colavite (OR), (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com
O objetivo central da presente pesquisa focou na análise da distribuição espacial da pobreza, na área urbana de Mamborê-PR, sua ocorrência qualitativa e quantitativa correlacionadas com o acesso a infraestrutura urbana, bem como os reflexos produzidos por esta interação na paisagem. A opção pela temática deu-se diante da necessidade de conhecer melhor a realidade da ocorrência da pobreza, suas múltiplas facetas e formas de ocorrência, já que a paisagem é reflexo da interação desses inúmeros elementos. De início coletou-se dados junto ao CRAS referentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, correlacionando sua distribuição espacial com mapas temáticos, procedeu-se a analise dos reflexos da distribuição espacial da pobreza na paisagem urbana de Mamborê. As saídas a campo e obtenção de fotografias constituíram etapas relevantes da pesquisa, por proporcionar uma visão ampliada sobre modo que a segregação social pode ter reflexos impactantes na paisagem de um local, sendo facilmente percebida aos olhos de pesquisadores e da sociedade em geral.
Palavras-chave: Mapeamento da Pobreza. Fotografias. Paisagem. Infraestrutura.
PEQUI DO CERRADO DE CAMPO MOURÃO: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E POTENCIALIDADE ECONÔMICA
Hyaralini dos Santos Vieira, (UNESPAR/FECILCAM), hyaralini@gmail.com
Rayanne Eduardo de Brito, (UNESPAR/FECILCAM), ray_brito@hotmail.com
Nair Glória Massoquim, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquin@gmail.com
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Com clima típico de regiões tropicais, apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação de formação florestal. O objeto de estudo desse artigo são as espécies frutíferas do cerrado, especialmente o pequi que quando maduro possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela. Na cidade de Campo Mourão – PR, podemos encontrar o fruto em um ecótono de cerrado, entretanto essa fruta não é conhecida pela população e é pouco utilizado na culinária. Assim, o objetivo principal da pesquisa é verificar a distribuição espacial e as potencialidade econômicas do pequi na culinária, na fabricação de licores, óleos e medicamento. Também pretende-se atentar para a importância da preservação ambiental desse bioma em Campo Mourão.
Palavras-chave: Cerrado. Pequi do Cerrado. Potencialidades econômicas.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL GTP: GEOSSISTEMA, TERRITÓRIO E PAISAGEM
Ana Paula Colavite, (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com
O presente trabalho visa discutir a construção do modelo teórico-conceitual intitulado GTP (Geossistema, Território e Paisagem), apresentado pelo geógrafo francês Georges Bertrand, o qual constitui uma proposta de análise integrada e evolutiva da paisagem, abordando a completude dos elementos que a compõe, desde seus aspectos físicos/naturais, até os sociais, econômicos e culturais. O Geossistema constitui-se na visão naturalista da paisagem, através da qual identifica-se o potencial geoecológico, por meio da compreensão das estruturas, do funcionamento e das fragilidades do meio natural, incluindo neste os diferentes graus de antropização e a evolução do uso da terra. O Territorio dedica-se à análise dos aspectos socioeconômicos, do papel dos atores (individuais e coletivos) que atuaram e atuam sobre os sistemas naturais, quais as relações estabelecidas entre o desenvolvimento das sociedades e sua repercussão na organização e evolução das paisagens. A Paisagem encerra o ponto de vista cultural, a "artialização" da paisagem, considerando-a como a representação do vivido, do simbólico, a identidade criada entre as pessoas e a sociedade com o meio ambiente, ademais por este viés analisa-se as marcas que foram sendo produzidas historicamente na paisagem. O modelo GTP encontra-se em construção e intenta oferecer suporte para análise geográfica da paisagem.
Palavras-chave: GTP. Geossistema. Território. Paisagem.
A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITES METEOROLÓGICOS NO MONITORAMENTO DE SISTEMAS CONVECTIVOS
Anderson Wesley de Lima Souza, (UNESPAR/FECILCAM), limabacharel@gmail.com
Ana Paula Colavite, (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com
A pesquisa ressalta a importância do uso de imagens de satélites meteorológico no monitoramento de sistemas convectivos (SCs). Pesquisadores apresentam dois tipos de SCs, sendo o primeiro as linhas de instabilidades, caracterizadas por uma organização linear das células convectivas. O segundo são os complexos convectivos de mesoescala, caracterizados por uma organização menos importante das células convectivas no interior do sistema. O monitoramento do deslocamento e evolução dos SCs é importantíssimo para a previsão do tempo e de fenômenos meteorológicos adversos. Através do monitoramento de SCs, possibilita prever com antecedência fenômenos meteorológicos adversos, como, por exemplo, a condição de tempo severo que ocorreu no dia 13/10/2011, na região centro-sul do Brasil, prevista com 48 horas de antecedência, pelos meteorologistas Grupo de Previsão do Tempo GPT do CPTEC/INPE. A metodologia aplicada consistiu no levantamento bibliográfico pertinente ao assunto, análise de imagens de satélite do canal infravermelho realçada, fornecida pelo satélite geoestacionário GOES-12 (Geostationary Operational Evironmental Satellite) e do software Corel Draw XII. Com as informações disponibilizadas com antecedência sobre a ocorrência de tempo severo, permite aos órgãos de decisão se prontificar, alertando a população que reside em áreas de risco de alagamento e desmoronamento.
Palavras-chave: Sistema Frontal. Imagem de Satélite. Monitoramento.
CARACTERIZAÇÃO DOS FITÓLITOS ENCONTRADOS NA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO DO CERRADO DE CAMPO MOURÃO-PR
Bruno Augusto Candelari (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), xbruno@hotmail.com
Mauro Parolin (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com
Foi quantificado os fitólitos encontrados em 2 amostras de solo e nas raízes destes, em área de cerrado na cidade de Campo Mourão. A primeira amostra foi retirada da Estação Ecológica do Cerrado (área parcialmente alterada por espécies invasoras), e a segunda foi retirada no lote 7H, BR158 (leste da cidade em área menos alterada). Para a observação dos fitólitos ao microscópio óptico foram confeccionadas lâminas de microscopia com base na desagregação dos tecidos vegetais e na dissolução do solo em meio ácido. Na amostra 1 (solo) foram encontrados: papillae (29%); bilobate (10%); rondel (6%); hair (4%); saddle (3%); cross (1%) e não identificados (47%), e nas raízes dessa amostra todos são do tipo papillae. Na amostra 2 (solo), foram encontrados: bilobate (46%); rondel (14%); papillae (8,5%); cross (5,5%); elongate (2%); hair (2%); polylobate (0,5%) e não identificados (21,5%), e nas raízes o tipo predominante foi o papillae (47%), seguido pelo bilobate (24,5%); rondel (18,5%); saddle (6%); polylobate (3%); trapeziform (0,5%) e globulate (0,5%). Os dados coincidem com o esperado para as duas áreas (> papillae na área alterada e > bilobado para a área menos impactada), mostrando mais uma vez a potencialidade do trabalho com esta estrutura vegetal.
Palavras-chave: Bilobate. Papillae. Opala Biogênica.
ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM DO PARQUE MUNICIPAL JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA, CAMPO MOURÃO – PARANÁ
Franciscarla Araújo de Lima, (UNESPAR/FECILCAM), franciscarlazielke@hotmail.com
Rosana Camargo Rodrigues, (UNESPAR/FECILCAM), rosanacamargorcr@gmail.com
Nair Gloria Massoquim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gmail.com
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do município e da região, pela quantidade de visitantes que recebe. A Floresta Estacional Semidecidual Montana é a de maior presença na área de estudo do que a Floresta Ombrófila Mista Montana. Este artigo tem como objetivo compreender a importância dos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual presente no Parque. A importância deste estudo se deve ao fato do reconhecimento de se considerar uma área ecotonal, se fazendo necessário conhecer a inter-relação e o desenvolvimento da flora que se da nesta unidade de preservação, tanto para a região como para a comunidade local, além de fornecer dados e informações para a gestão da área. Tendo em vista que as unidades de conservação representam uma melhora na qualidade de vida, estando esta dentro do perímetro urbano, torna-se de grande importância para a qualidade de vida da comunidade local, será necessária sua preservação.
Palavras-chave: Unidade de Conservação. Preservação. Comunidade.
PODER E TERRITÓRIO: A ORGANIZAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS EM CORUMBATAÍ DO SUL - PR
Tatiane Rodrigues dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), tatiirs@hotmail.com
Áurea Andrade Viana de Andrade, (UNESPAR/FECILCAM), aureavgeo@yahoo.com.br
O projeto realizado é um recorte da pesquisa "Poder do Estado e do Capital nos Processos de (Des-Re) Territorialização na Microrregião Geográfica de Campo Mourão - PR" em andamento no programa de pós-graduação de geografia da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa desenvolvida tratou-se de uma abordagem sobre a organização dos pequenos produtores rurais no município de Corumbataí do Sul em Associação – APROCOR, bem como a pequena cooperativa – COAPROCOR. Essa abordagem teve por finalidade caracterizar a formação desse grupo de pequenos produtores, as relações sociais que são estabelecidas, ou seja, as territorialidades tecidas, resultantes das relações de poder entre estes atores sociais. Como conclusão tem-se que a associação que se formou há cerca de 20 anos, e que posteriormente com a luta dos pequenos produtores e ajuda de órgãos institucionais, conseguiu se consolidar em cooperativa trazendo ainda mais benefícios aos seus cooperados. Desse modo verifica-se que toda ação se desenvolve e se transforma em um território. Muitos dos relatos em conversas com os produtores mostraram que esses benefícios foram muitos e refletiram diretamente na renda e no bem-estar familiar, porém salientam que é preciso mais investimento para que se possa produzir e permanecer no campo.
Palavras-chave: Pequenos produtores rurais. relações de poder. território.
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DE NASCENTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE LOCAL: O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO (VALE DA PAZ) NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PR
Sandra Izabel da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), sandra.ruizpr@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim, (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@hotmail.com
A presente pesquisa esta vinculada a conclusão do Curso de Bacharelado em Geografia a qual tem como finalidade analisar os aspectos socioambientais da bacia hidrográfica do rio (Vale da Paz) no município de Campo Mourão localizado na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Atualmente o meio rural nos municípios brasileiros tem sofrido nas últimas décadas, uma série de impactos ambientais, ocasionados pela ocupação desordenada nas margens de rios que drenam bacias hidrográficas rurais. No entanto, este processo acarretou sérios problemas socioambientais, tais como, enchentes, processos erosivos e poluição hídrica aos quais se tornaram traços comuns na paisagem. Nesse contexto, o presente trabalho, aborda a degradação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica, destacando a importância das bacias como células de análise ambiental em um planejamento ao qual gerencie e que vise à conservação das águas superficiais e subterrâneas. Neste sentido, serão (foram) aplicadas técnicas de recuperação e de conservação de nascentes na bacia hidrográfica em estudo. Ainda será (foi) realizado o curso de educação ambiental com os agricultores, haja vista que tais famílias utilizam da água das nascentes para a produção de hortaliças, criação de animais e para uso doméstico.
Palavras-chave: Bacias Hidrográficas. Nascentes. Gerenciamento.
ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO EROSIVO PERIURBANO NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA – PR
Sandra Silva Correa, (UNESPAR/FECILCAM), sansilcorr@yahoo.com.br
Sandra Izabel da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), sandra.ruizpr@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim, (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@hotmail.com
O monitoramento de áreas degradadas é definido como um processo contínuo de avaliação e análise do meio físico, biótico e antrópico. O artigo apresenta uma análise comparativa de uma voçoroca e a importância de um monitoramento, pois estas podem causar diversos danos ao meio ambiente, abalando estruturas biológicas geradas por impactos ambientais e também ao próprio meio antrópico, uma vez que uma das principais consequências desse processo erosivo é a grande perda de massa de solo, formando sulcos de grande profundidade e largura, gerando, portanto, prejuízos econômicos de grande escala. Disputando espaço com as ruas e moradias, as voçorocas avançam, ora rápida, ora lentamente, colocando em risco a infraestrutura, e impedindo qualquer uso do solo. Esta pesquisa atuou no sentido de analisar a evolução da voçoroca periurbana do município de Luiziana – PR, abordando possíveis causas e efeitos. O estudo foi realizado com diversas visitas ao local, onde foram coletadas imagens de referência para um acompanhamento da problemática, comparando-as com imagens de anos anteriores, para a obtenção da análise comparativa da problemática.
Palavras-chaves: Processo Erosivo. Voçoroca. Monitoramento.
O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA X MÍDIA
Viviane Aparecida da Silva, (UNESPAR / FECILCAM), vivianeapsilva@yahoo.com.br
Áurea Andrade Viana de Andrade, (UNESPAR / FECILCAM), aureavgeo@yahoo.com.br
O presente estudo é resultado de uma leitura feita nos trabalhos realizados por pesquisadores sobre a abordagem dada pela mídia brasileira escrita e falada na cobertura das ações praticadas pelos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A escolha desse tema parte do pressuposto de que a mídia não é neutra e determina, em grande parte, a forma e o conteúdo que ela noticia a respeito de determinado assunto.
As ações realizadas pelos integrantes do MST tais como: acampamentos nas margens de rodovias; ocupação de prédios públicos e caminhadas com interrupção de rodovias, entre outras estratégias de luta para conquista da terra são desqualificada pela mídia, visto que essas ações ameaçam o monopólio e a estrutura fundiária, consequentemente o Status Qou de um grupo minoritário. O resultado é a constatação de que uma parte considerável dos meios de comunicação quando não ignoram fazem o possível para desviar a intencionalidade dos fatos cometidos pelo Movimento Social em questão.
Palavras-chave: MST. Mídia. Leitor.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA USO NA IRRIGAÇÃO NA CASA DE PASSAGEM SÃO JOSÉ NO MUNICIPÍO DE CAMPO MOURÃO – PR
Fernando W. Chamberlain, (UNESPAR/FECILCAM), fernando_chamberlain@hotmail.com
Sandra Izabel da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), sandra.ruizpr@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim, (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@hotmail.com
O presente trabalho caracteriza os resultados parciais de um projeto socioambiental do Grupo de Estudos do Meio Ambiente (GEMA) realizado na Casa de Passagem São José. Diante dos problemas de escassez de água que a sociedade tem enfrentado devido à poluição dos mananciais, aliados a má utilização da água potável que chega até nossas residências, este trabalho foi desenvolvido a fim de adequar alternativas para a solução de tais problemas. Portanto, o aproveitamento de água de chuva é uma das alternativas para economia de água, onde se busca a conservação dos mananciais e contribuição para uma melhoria no sistema de drenagem urbana. A Casa de Passagem São José (antigo Albergue Noturno) localizado no município de Campo Mourão – PR recebe todos os dias 5 a 8 pessoas que passam até 5 dias, usufruindo de pouso, banho e alimentação gratuita. A casa conta com auxílios do Rotary de Campo Mourão e voluntários para sua manutenção. Com um terreno de 5.000 m2, possui uma área de 250 m2 para o cultivo de diversas hortaliças que ajudam na alimentação das pessoas que por ali passam. O custo de água servida pela SANEPAR reduziu 46% de economia após instalação do sistema.
Palavras-chave: Socioambiental. Captação de Água. Residências.
AREAS ECOTONAIS DA VEGETAÇÃO DO CERRADO NO MUNICÍPIO DE TUNEIRAS DO OESTE E AS ESPECIES DE LOBEIRAS
Daniela F. Roseira, (UNESPAR/FECILCAM)
Eliete A. Pires de Lima, (UNESPAR/FECILCAM)
Nair Gloria Massoquim, (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gmail.com
Este artigo tem como intuito avaliar os remanescentes de vegetação de cerrado na faixa de transição entre a Floresta Estacional Semidecidual com manchas de Ombrófila Mista, baixa montana, nas mediações do município de Tuneiras do Oeste. Essa pesquisa foi realizada na disciplina de Biogeografia e teve como objetivo verificar a existência da espécie, fruta-do-lobo ou lobeira e o numero das mesmas, nas áreas ecotonais em três remanescentes de vegetação do Cerrado. Por estarem mais degradadas do que o Cerrado de Campo Mourão as lobeiras ou Solanum lycocarpum (nome cientifico) são mais accessíveis aos solos arenosos do município de Tuneiras do Oeste. O nome Lobeira, lhe é atribuído por ser um fruto, típico do Brasil Central, que alimenta o Lobo Guará. Os referidos remanescentes de Cerrado então entremeados por áreas de produção agrícola da cana-de-açúcar em que outrora fora mais degradado para dar origem a outras culturas agrícolas existentes nesse local. Para a elaboração da pesquisa fez-se necessário estudo de campo com coleta da folha da suposta espécie para classificar a família uma vez que a planta nas ocasiões, não apresentavam frutos. Resultados ainda em análise indicam que a espécies se encontra na área de estudo embora em número reduzido.
Palavras-chave: Tuneiras do Oeste. Cerrado. Lobeira.
A INSERÇÃO DO CINEMA ITINERANTE NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO
Áurea Andrade Viana de Andrade (FUNDO PARANÁ/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), aureavgeo@yahoo.com.br
Nair Gloria Massoquim (FUNDO PARANÁ/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gmail.com
Viviane Aparecida da Silva (FUNDO PARANÁ/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), viviap_silva@hotmail.com
O projeto de Cinema Itinerante da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus de Campo Mourão amplia a participação da Instituição com ações culturais nos municípios que integram a Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, por meio de exibição de filmes, longa e curta-metragem. Também, coloca em evidência o movimento, o encantamento, para despertar a sensibilidade da população. O projeto desempenha papel importante em termos de difusão da Sétima Arte à população, uma vez que leva o cinema brasileiro às várias comunidades. Do mesmo modo, oportuniza o contato sistemático com o cinema em lugares aonde não existe a prática da leitura cinematográfica. Muitos filmes exibidos retratam a história do nosso país, fato que conduz as pessoas da comunidade a se identificarem com a trama, da vida árdua representada pelos atores dos filmes. Para cada exibição é realizado um evento, isto é, a equipe do CINE visita as escolas, convidavam os estudantes e seus familiares para participarem da exibição, que normalmente é em praça pública. Antes da exibição é realizada uma fala sobre o CINE, destacando a importância do Cinema Nacional e do Ensino Superior. Também é apresentado um Vídeo Institucional. Com pouco mais de um ano de existência, o CINE tem atendido um público de aproximadamente 10 mil pessoas, perfazendo 55 exibições em praças públicas, escolas e eventos científicos. O Cine é mais uma ação de inserção na comunidade, uma vez que divulga a Unespar/Fecilcam como uma instituição pública gratuita, especialmente na região, em que o índice de escolaridade é muito baixo.
Palavras-chave: Cinema itinerante. Ações culturais. Comunidade.
OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA: UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE CAUCHY
Enoque da Silva Sobral, (UNESPAR/FECILCAM), enoqur@hotmail.com.br
Gislaine Aparecida Periçaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), gapericaro@fecilcam.br
Solange Regina dos Santos (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), solaregina@fecilcam.br
Estudamos neste trabalho o Método de Cauchy para solucionar problemas de otimização irrestrita. Matematicamente, tais problemas consistem em minimizar uma função não linear sem restrições sobre as variáveis e estão relacionados a aplicações em diversas áreas como biologia, economia, engenharia, etc. Problemas de otimização envolvendo várias variáveis dificilmente são resolvidos por métodos diretos, sendo necessário o emprego de métodos iterativos que consistem em, dado um ponto inicial, gerar uma sequência de iterandos na qual a função decresce. Para garantir um decréscimo na função objetivo, a cada iteração é determinada uma direção de descida para tal função, e em seguida, determina-se o tamanho do passo a ser dado nessa direção minimizando-se uma função de uma variável. O método de otimização estudado nesse trabalho escolhe a cada iteração a direção oposta ao gradiente da função objetivo no ponto corrente. Para determinar o comprimento do passo, empregamos um método de busca unidirecional denominado Método da Seção Áurea. Os métodos estudados foram implementados em Matlab e testes numéricos foram realizados com problemas acadêmicos.
Palavras-chave: Otimização Irrestrita. Método de Cauchy. Método da Seção Áurea.
A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SERIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA DOCENTES E FUTUROS DOCENTES
Marcos Erhardt, (UNESPAR/FECILCAM), marcos.erhardt@hotmail.com.
Essa pesquisa, relacionada ao projeto de TIDE desenvolvido no período de 2010/2012, envolveu a elaboração de atividades lúdicas, a cerca do ensino de matemática e sua implementação para alunos do curso de Matemática da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) e para professores da educação básica da região de Campo Mourão. O objetivo foi contribuir com metodologias para o ensino da Matemática, pautado na Engenharia Didática e analises de conteúdos matemáticos, como frações, porcentagem, geometria plana, etc., para com isso possibilitar melhores condições de ensino para professores e futuros professores de matemática. A partir da contextualização dos conteúdos da Matemática escolar, procuramos dar uma contribuição para a prática do dia a dia integrando matemática a situações do cotidiano.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino. Educação Matemática. Engenharia Didática.
ELABORAÇÃO DE UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE QUADRO DE HORÁRIOS DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS CAMPO MOURÃO
Juliano Fabiano da Mota, (UNESPAR/FECILCAM), julianomota@gmail.com
Adriano Vítor, (IFSC), profadrianovitor@gmail.com
Marcos Oliveira dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), msantos.math@gmail.com
O Problema do Quadro de Horários (PQH) ou Problema de Programação de Horários Escolares (PPHE) situa-se na classe de problemas chamados de Não-Polinomiais Completos, em que uma modelagem exata é externamente inviável, ou mesmo impossíveis, do ponto de vista de tempo de execução, e de difícil solução via modelagem exata. Principalmente quando o problema trata de instâncias que consideram preferências por dia de trabalho para professores, aulas geminadas e outras particularidades em um caso real de um colégio ou instituição de ensino superior. Neste trabalho apresenta-se um procedimento heurístico, inspirado nas características observadas em uma das representações do problema, que envolve a construção de uma matriz na qual uma solução apresenta em cada coluna a ocorrência de uma, e apenas uma vez, cada turma. Posteriormente à elaboração da heurística proposta, foi resolvido o problema real do quadro de horários do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão, conseguindo um ganho considerável no tempo de execução da tarefa.
Palavras-chave: Problema do Quadro de Horários. Otimização. Métodos Heurísticos.
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSOS EM SALAS REGULARES DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Renata Leonel, (UNESPAR/FECILCAM), renataleonel111@yahoo.com
Fábio A. Borges (OR.), (UNESPAR/FECILCAM), fabioborges.mga@hotmail.com
O presente trabalho originou-se de uma pesquisa de iniciação científica intitulada "o ensino de matemática para surdos inclusos em salas regulares do Ensino Médio: possibilidades e desafios". Tal pesquisa propôs uma reflexão de como está acontecendo a inclusão educacional no Ensino Médio, mais precisamente em duas escolas públicas da cidade de Campo Mourão. A pesquisa teve inicio no mês de maio de 2011 e término no mês de julho de 2012. O foco da pesquisa foi entender como está ocorrendo a comunicação entre aluno surdo e intérprete, intérprete e professor, aluno surdo e professor e ainda aluno surdo e aluno ouvinte. No primeiro momento, foram necessárias leituras sobre os temas surdez e ensino de matemática e intérprete de língua de sinais. A fase seguinte da pesquisa foi a observação de aulas de matemática e a realização de monitorias. As observações aconteceram em uma escola pública que atende alunos surdos em caráter de inclusão, e as monitorias em uma escola pública que atende apenas alunos surdos no contraturno. Os resultados apontam para um desconhecimento por parte dos agentes educacionais sobre as necessidades relativas aos alunos surdos, em busca de um ensino de qualidade.
Palavras-chave: Surdez. Matemática. Intérprete de Libras.
APLICAÇÃO DAS REDES NEURAIS DE BASE RADIAL NA METEOROLOGIA
Emerson Yoshio Maeda, (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), math.maeda@gmail.com
Juliano Fabiano da Mota (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jfmota@fecilcam.br
Adriano Vitor (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), tatavictormat@gmail.com
As Redes Neurais Artificiais são um grupo de modelos matemáticos que simulam o funcionamento do sistema neurológico humano. Esta técnica tem sido utilizada em diversas áreas do conhecimento, nos mais diversos tipos de problemas, tais como: o reconhecimento de padrões, a aproximação de funções e a previsão de séries temporais, sendo que, na maioria dos casos, com uma eficácia igual ou superior a outras técnicas. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi ajustar os parâmetros de uma Rede Neural para realizar a previsão do nível de precipitação pluviométrica na região de Campo Mourão, por meio de dados históricos coletados na estação climatológica, mantida pelo departamento de Geografia da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão). Nesta pesquisa foi utilizado um algoritmo de aprendizagem Rede Neural de Base Radial e também foi realizada a comparação com outro algoritmo de aprendizagem conhecido como Back-Propagation. Nota-se que a aplicação das Redes Neurais de Base Radial apresentou um ganho considerável em relação à outra rede testada.
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais. Rede Neural de Base Radial. Meteorologia.
A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES
Haiane Regina de Paula, (UNESPAR/FECILCAM), haiani_@hotmail.com
Valdir Alves (OR), (UNESPAR/FECILCAM), valves@fecilcam.br
A pesquisa A Matemática Através de Jogos e Brincadeiras: Uma Proposta para Alunos de 5º séries, desenvolvida no Colégio Estadual Doutor Osvaldo Cruz no município de Campo Mourão, buscou investigar se os jogos matemáticos auxiliam na aprendizagem da matemática. Assim buscou conhecer as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático para o ensino e aprendizagem dessa disciplina, jogos que permitissem a exploração dos conteúdos de acordo com a série. Deste modo foram selecionados jogos de modo a serem trabalhados com alunos da sala de apoio, e durante a realização das atividades observamos o desenvolvimento que ocorreu com os alunos, as questões relacionadas ao interesse pelos jogos matemáticos e até pelos conteúdos; permitindo concluir que os jogos matemáticos auxiliam tanto o trabalho do professor quanto o aprendizado do aluno, que tem oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica e prazerosa.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico. Jogos Matemáticos.
REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSOS EM SALAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elaine Cristina Sturion (IC), (UNESPAR/FECILCAM), elaine_sturion@hotmail.com
Fábio Alexandre Borges (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabioborges.mga@hotmail.com
No presente resumo, apresentamos os resultados de nosso Projeto de Iniciação Científica, iniciado em Agosto de 2011, no qual analisamos o ensino de Matemática para alunos surdos de escolas inclusivas na região de Campo Mourão/PR. Focamos especificamente o trabalho do professor de Matemática e a linguagem estabelecida em sala com o estudante surdo diante da mediação do profissional Intérprete de Libras. O projeto foi desenvolvido no 9º Ano do Ensino Fundamental, sendo que algumas aulas de Matemática foram observadas, para que num segundo momento fossem ministradas monitorias de Matemática para um aluno surdo, que se realizaram em períodos de contraturno. Também foram realizadas entrevistas com a professora de Matemática e a Intérprete de Libras do aluno surdo, visando entender melhor a relação destes dentro de sala de aula, com enfoque no ensino de Matemática.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Ensino Fundamental. Educação Matemática.
NOVOS ALGORITMOS DE OTIMIZAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONFIABILIDADE ESTRUTURAL
Solange Regina dos Santos, (UNESPAR/FECILCAM), solaregina@fecilcam.br
Luiz Carlos Matioli, (UFPR), matioli@ufpr.br
A resolução de problemas de confiabilidade estrutural pelo Método de Primeira Ordem requer a utilização de algoritmos de otimização para a determinação da probabilidade de falha de uma estrutural. O algoritmo Hasofer-Lind-Rackwitz-Fiessler, desenvolvido especificamente para este fim, tem sido eficiente, mas não robusto, pois não converge para um número significativo de problemas. Diversas pesquisas e vários métodos de otimização foram desenvolvidos recentemente, especialmente com relação aos métodos de Lagrangeano aumentado, em que novas funções de penalidade e métodos modernos têm sido elaborados. No sentido de contribuir para tais pesquisas, este trabalho propõe três novos algoritmos de otimização. O primeiro, denominado nHLRF, foi desenvolvido especificamente para aplicação ao problema de confiabilidade estrutural e utiliza uma nova função de mérito diferenciável com as condições de Wolfe para a seleção do comprimento do passo na busca linear. Os outros dois algoritmos propostos baseiam-se em Lagrangeanos aumentados e utilizam penalidades quadráticas e a estrutura dos métodos de Lagrangeano aumentado modernos empregados na resolução de problemas com restrições de desigualdade. Sob certas hipóteses, os algoritmos propostos geram uma sequência que converge para um minimizador local do problema. Testes numéricos indicam que os novos algoritmos são competitivos e eficientes na resolução de problemas de otimização.
Palavras-chave: Confiabilidade estrutural. Métodos de Lagrangeano aumentado. Algoritmos baseados em HLRF.
PROBLEMAS ESTRUTURAIS EM RESIDÊNCIAS CONSTRUÍDAS SOBRE O ATERRO DE UMA VOÇOROCA NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA-PR
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@yahoo.com.br
Eguinaldo Milani (G), (UNESPAR/FECILCAM), eguinaldomilani@hotmail.com
Sirlei Senko da Silva (G), (UNESPAR/FECILCAM), sirlei_senko@hotmail.com
O crescimento urbano sem planejamento tem avançado sobre áreas geomorfologicamente frágeis. No município de Luiziana - PR um terreno instável antes ocupado por uma voçoroca foi aterrada com terra e entulhos de diversos materiais, tornando a área um local inseguro. Águas da chuva fluem superficialmente no terreno, e com intensa energia arrastam partículas que constituem o solo, intensificando o processo de erosão. Assim este trabalho busca fatores que indicam que os lotes doados aos moradores do município apresentam sérios riscos à estrutura das construções. Em aulas de campo, foi possível analisar os riscos físicos naturais e antrópicos, oferecidos às edificações que estão sendo construídas sobre o aterro e ao entorno da voçoroca. Verificaram-se no local, problemas ambientais, riscos a população, construções precárias sem infraestrutura necessária ou ineficiente, como a falta de colunas e vigas de concreto nas edificações. Uma intervenção é necessária para conter o avanço urbano neste local da cidade. Entendendo que os problemas não são somente pelas chuvas, e sim crescimento urbano sem planejamento, falta de estudos geológicos no terreno e avaliação das construções por um técnico ou engenheiro responsável.
Palavras-chave: Aterro. Voçoroca. Luiziana.
FLAUTA NATIVA AMERICANA: PRINCÍPIOS FÍSICOS, MATEMÁTICOS E MUSICAIS NO ESTUDO DE ACÚSTICA
Aline Clissiane Ferreira da Silva, (UEM), a.clissiane@gmail.com
Nivaldo Eloi de Souza, (UEM), nivaldo@dfi.uem.br
A acústica é uma área da física rica em exemplos que são observados no cotidiano tais como ruídos, sons de automóveis, de pássaros e de pessoas cantando e também instrumentos musicais. Essa área pode ser trabalhada no contexto interdisciplinar envolvendo disciplinas tais como a própria física, matemática e a música. Um instrumento musical pode ser o elo entre essas três disciplinas, permitindo extrair informações comuns em um contexto interdisciplinar, nesse sentido a flauta, que é um aerofone como um recurso didático, pode ser utilizado. Esse tipo de instrumento possui as paredes rígidas suficientemente para que ocorra apenas a vibração da coluna de ar, sendo que essas vibrações são responsáveis pelos sons emitidos (notas musicais). Nesse trabalho foi utilizado um aerofone dos índios americanos que possuem câmara de ressonância dupla. Esse aerofone é conhecido como Flauta Nativa Americana e pode ser utilizada como uma plataforma para os estudos da acústica e também das relações matemáticas para descrição desses fenômenos de ressonância. Auditivamente esses fenômenos de ressonância são conhecidos como notas musicais e dessa forma pode ser feita uma ponte com a música. Os sons emitidos por esse instrumento pode ser analisado por programas tais como Musev e o Audacity permitindo extrair as informações da onda sonora.
Palavras-chave: Flauta Nativa Americana. Interdisciplinaridade. Acústica.