SIMPÓSIO
PROPOSTA DE SIMPÓSIO
REFLEXÕES TEÓRICAS, LINHAS DE PESQUISAS E ABORDAGENS NOS ESTUDOS URBANOS
Marcos Clair Bovo, Doutor,UNESPAR/FECILCAM
Ricardo Luiz Töws, Mestre, IFPR
Os estudos e pesquisas sobre o espaço urbano norteiam a ênfase dos pesquisadores que congregam as atividades propostas neste simpósio. Consideramos que as dinâmicas socioespaciais, sobretudo de caráter intraurbano, devem ser entendidas à luz das diversas linhas de pesquisas atinentes à geografia urbana, tais como produção do espaço urbano, áreas verdes urbanas, morfologia urbana, planejamento urbano, rede urbana, dentre outras, que de modo geral, ajudam a pensar a cidade e o espaço urbano da cidade capitalista. Tais dinâmicas são frutos da atuação dos distintos agentes bem como a articulação de interesses entre as distintas classes sociais, que de modo geral, contribuem para a segregação socioespacial, a fragmentação do tecido urbano e para as características antagônicas das cidades capitalistas, independente de sua escala, complexidade, dimensão, centralidade e morfologia. Advertimos que o simpósio não pretende esgotar as possibilidades de pesquisa da área, mas sim refletir algumas tendências e possibilidades para a pesquisa em geografia.
Palavras-chave: Geografia Urbana. Produção do espaço. Agentes Sociais.
COMUNICAÇÕES VINCULADAS
ANÁLISE DAS CATEGORIAS FORMA, FUNÇÃO, ESTRUTURA E PROCESSO: A PRÁXIS DA CULTURA UCRANIANA NO ESPAÇO URBANO DE RONCADOR (PR)
Elaine Cristina Zavadovski Kalinovski (UNESPAR/FECILCAM), elaine_kalinovski@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
Ricardo Luiz Töws (IFPR), ricardotows@gmail.com
Este resumo reflete os resultados atinentes ao estudo da práxis da cultura ucraniana no espaço urbano do município de Roncador (PR). Destarte, temos a proposta de analisar as formas culturais deixadas pela etnia ucraniana e que compõem a imagem da cidade, e são referenciais simbólicos e identitários do grupo ucraíno na região. Evidenciamos que os descendentes de imigrantes ucranianos, procedentes das tradicionais colônias situadas na região de Prudentópolis (PR) e ao seu entorno, ocuparam as terras do município de Roncador durante o seu processo de colonização e contribuíram sobremaneira na formação socioespacial e cultural dessa área, atuando inclusive, no processo de urbanização, haja vista a contribuição destes sujeitos sociais para o crescimento e o desenvolvimento urbano. Constatamos que, face às transformações que ocorreram ao longo do tempo histórico e o processo de modernização da vida urbana, houve a descaracterização dos traços originais da cultura ucraniana, existindo no atual momento histórico remanescentes das formas tradicionais, as quais requerem o trato político do poder público local na preservação e recuperação do patrimônio cultural e paisagístico de Roncador, como fator de identificação e potencialidade para o desenvolvimento municipal.
Palavras-chave: Cultura ucraniana. Preservação cultural. Roncador.
AS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE TUNEIRAS DO OESTE (PR): DA COLONIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS
Cíntia Silvia Carvalho (UNESPAR/FECILCAM), cíntia.silva-carvalho@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
Ricardo Luiz Töws (CO-OR), (IFPR), ricardotows@gmail.com
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de colonização de Tuneiras do Oeste (PR), destacando os aspectos socioeconômicos. Para tanto, segue-se uma análise dos fatores preponderantes do período de colonização, resgatando os depoimentos dos pioneiros do município, em que por meio da metodologia das fontes orais, permitem compreender a história do município a partir da vivência estabelecida entre as primeiras famílias, e os ciclos econômicos que se destacaram no processo de formação desta região. Assim sendo, esta pesquisa busca realizar um resgate histórico do processo de colonização do município enfatizando as relações e contradições entre o rural e urbano, destacando também as condições socioeconômicas atuais desta região, além de estabelecer a discussão a respeito dos conceitos que fundamentam e embasam o presente estudo.
Palavras-chave: Colonização. Cidade versus campo. Condições socioeconômicas.
CENTRO E CENTRALIDADE NO MUNICÍPIO DE PEABIRU (PR)
Michelli Alvares Oliveira (UNESPAR/FECILCAM), michellialvares@bol.com.br
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma discussão sobre centro e centralidade, destacando a importância desses conceitos para o estudo das pequenas cidades. A partir desses conceitos, realizamos uma reflexão em duas escalas diferentes a intra e a interurbana cujos processos ocorrem de forma articulada. Neste sentido, delimitamos a área central da cidade de Peabiru (PR), destacando as principais centralidades. Desta forma para que ocorram desenvolvimento e urbanização nessas cidades é necessário que exista um centro de influência e consequentemente centralidades neste espaço. O município de Peabiru (PR) é um exemplo de cidade que apresenta características de agentes sociais interligados por poucas avenidas e ruas, mas que influenciam grande parte da população local. Através da análise das principais funções dos agentes sociais e das áreas de influencia de cada centralidade identificamos qual é a área central e quais ruas possuem centralidade considerável.
Palavras-chave: Centro. Centralidade. Peabiru.
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E DA ESTRUTURA FÍSICA DO PARQUE MUNICIPAL DE MAMBORÊ (PR)
Jonas H. M. de Lima (UNESPAR/FECILCAM), jonashenriquelima@yahoo.com.br
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
As áreas verdes públicas surgiram como resposta aos problemas ambientais urbanos, fornecendo o reencontro do homem com a Natureza modificada pela urbanização e industrialização nas cidades. Nesse sentido, a presente comunicação busca realizar um diagnóstico da implantação da maior área verde pública do município de Mamborê (PR). Para isso, inicialmente, realizou-se o levantamento bibliográfico de dissertações, livros, artigos, revistas e jornais, relacionadas às propostas de implantação, uso e apropriação de parques urbanos. Na sequência analisaram-se documentos públicos referentes ao uso do solo urbano, seguido de análises qualitativas e quantitativas dos equipamentos existentes no parque municipal, entrevistas com usuários e registros fotográficos. Quanto aos resultados, observou-se a equiparidade entre as propostas levantadas pelo poder público e as necessidades de melhorias apontadas pelos usuários desta área verde.
Palavras-chave: Áreas verdes. Parques urbanos. Espaços públicos.
ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DOS LOTEAMENTOS URBANOS DA REGIÃO SUL DE TERRA BOA (PR)
Guilherme da Cunha Ventura (UNESPAR/FECILCAM), guilhermecventura@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a infraestrutura dos loteamentos urbanos localizados na região sul de Terra Boa (PR), destacando os agentes produtores do espaço urbano. Para Corrêa (1989) os agentes produtores são concretos e dinamiza a cidade. Esses agentes são: os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos. Nesta pesquisa investigamos a infraestrutura urbana necessária, e às relações que ocorrem no espaço urbano, pois são os agentes que realizam a urbanização e atendem as diferentes classes sociais. Assim, esta pesquisa é de caráter teórico e empírico, sendo constituída de três etapas. Na primeira etapa foram levantadas as discussões sobre infraestrutura urbana, expansão urbana, planejamento urbano e à questão habitacional. Na segunda etapa esta ocorrendo à pesquisa empírica na área de estudo e na terceira etapa serão elaboradas propostas para a infraestrutura dos loteamentos.
Palavras-chave: Diagnóstico. Loteamentos. Agentes sociais.