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SIMPÓSIO


PROPOSTA DE SIMPÓSIO

ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Willian Beline, Doutor, UNESPAR/FECILCAM
Wellington Hermann, Mestre, UNESPAR/FECILCAM

Ao observarmos as Diretrizes Curriculares de Matemática do Estado do Paraná, percebemos a inserção de estratégias diferenciadas de ensino de Matemática, mesmo que de forma tímida, em seu final. Segundo tal documento, os conteúdos estruturantes da Matemática na Educação Básica “devem ser abordados por meio de tendências metodológicas da Educação Matemática que fundamentam a prática docente” (PARANÁ, 2008, p. 63). Diante disso, no presente simpósio pretendemos discutir trabalhos que estejam relacionados às propostas diferenciadas de se ensinar Matemática na Educação Básica. Consideramos estratégias diferenciadas como formas de se ensinar Matemática que se distanciem do dito ensino tradicional em que: é apresentado determinado conteúdo; são resolvidos alguns exemplos; e finalmente, passa-se uma lista de exercícios de fixação. Desta forma, neste simpósio pretendemos congregar trabalhos relacionados à Educação Matemática, como por exemplo: Resolução de Problemas; Tarefas Exploratório-Investigativas; Tecnologias de Informação e Comunicação; Modelagem Matemática; História da Matemática, dentre outras, deste que atendam ao requisito de se distanciarem do que consideramos como sendo um ensino dito tradicional.


Palavras-chave: Ensino de Matemática. Estratégias Diferenciadas. Educação Matemática.

 


COMUNICAÇÕES VINCULADAS


 

RPG - UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Suélen Rita Andrade Machado (IC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), sumachado18@gmail.com
Valdete dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), vcoqueiro@yahoo.com.br
Wellington Hermann (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), eitohermann@gmail.com

Este trabalho tem como objetivo divulgar alguns resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa vinculada a um projeto de Iniciação Científica, PIBIC/NUPEM da Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão/Fecilcam, desenvolvida com alunos de sextos anos do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública da cidade de Campo Mourão. Assim, para o âmbito deste trabalho, utilizamos o jogo Role Playing Game (RPG), como uma alternativa para o ensino e aprendizagem em sextos anos do Ensino Fundamental, de modo que com aplicações semanais no contraturno, investigássemos as possibilidades de se trabalhar conteúdos de matemática por meio deste jogo. Coletamos os dados por meio de diário de campo e gravações de áudio das sessões de jogo. Com base nessa experiência, concluímos que o RPG pode contribuir de forma significativa, tanto para o ensino como para a aprendizagem da matemática nestas séries.

Palavras-chave: RPG. Jogos. Educação Matemática.

 

EPISTEMOLOGIA FLECKIANA E O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ENSAIO TEÓRICO 

Wellington Hermann (UNESPAR/FECILCAM), eitohermann@gmail.com
Rosana Figueiredo Salvi (UEL), salvi@uel.br

Este trabalho, vinculado ao projeto de TIDE do primeiro autor, é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir algumas concepções e apresentar uma análise epistemológica da sala de aula na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão. Para tanto, utilizou-se como aporte os trabalhos de Ludwik Fleck, os quais apresentam a epistemologia comparada, relacionando essas ideias às situações vivenciadas e percebidas pelos pesquisadores no ensino dessa disciplina. Por fim, discutem-se as implicações de se tomar como base elementos da epistemologia comparada e apresenta-se um esboço de modelo teórico para a aprendizagem nesta disciplina.

Palavras-chave: Educação Matemática. Aprendizagem. Epistemologia.

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO GRUPO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (GEMTIC)

Willian Beline (UNESPAR/FECILCAM), wbeline@gmail.com

A formação inicial de professores em sua grande maioria têm se dado nos anos finais dos cursos de Licenciatura em Matemática, em especial nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Nesse caminhar temos percebido, e a literatura tem nos apontado isso, que tal modelo de formação pouco tem contribuído para com estes acadêmicos no que diz respeito a entenderem e vivenciarem os processos constitutivos de uma escola, além de pouco atuarem em sala de aula efetivamente. Além disso, também presenciamos, em especial no Estado do Paraná, escolas com alguns aparatos tecnológicos que pouco são utilizados pelos professores da Educação Básica. Diante disso, propomos este projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir problemas advindos da sala de aula com professores de matemática da rede pública de Campo Mourão, e como estes podem ser tratados por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esperamos que ao se reunirem professores com realidades e saberes diferentes, uma rede de saberes, em que todos se ajudam e crescem, possa se formar. Esperamos também que seja um ambiente em que todos sejam orientadores e orientandos, ou seja, investigadores da própria prática, escrevendo sobre a mesma e subsidiando, desta forma, a prática docente de outros professores.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. TIC. Educação Matemática.

 

MODELAGEM MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA AS SÉRIES INICIAIS

Eliane Siviero da Silva (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), elianesiviero@hotmail.com
Ana Carolina Maia Barreto (IC), (UNESPAR/FECILCAM), carolzinha_barreto@hotmail.com
Amauri Jersi Ceolim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ajceolim@gmail.com
Wellington Hermann (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), eitohermann@gmail.com

 Este trabalho é referente a uma pesquisa do Programa de Iniciação Científica (PIC), financiada pela Fundação Araucária e vinculada ao Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da UNESPAR/FECILCAM.  O foco desta pesquisa foi apresentar a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica que torna os processos de ensino e aprendizagem da Matemática mais significativos desde os primeiros anos da Educação Básica, bem como investigar quais as contribuições desta tendência para o ensino de Matemática, em um Curso de Formação de Docentes para os anos iniciais. Desta forma, realizamos uma pesquisa qualitativa no terceiro ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Duque de Caxias – Ensino Médio e Normal, no município de Goioerê. A coleta de dados envolveu observações, questionários, entrevistas e atividades, com a finalidade de analisar a concepção dos alunos acerca da utilização da Modelagem Matemática nas séries iniciais. Durante este processo, os alunos propuseram temas não matemáticos provenientes de suas realidades dos quais um deles foi escolhido e será dada continuidade a esta pesquisa em um trabalho de conclusão de curso no curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR/FECILCAM.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática. Formação de Docentes.

 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda Maria da Silva (UNESPAR/FECILCAM), fernanda_michalak@hotmail.com
Valdete dos Santos Coqueiro (UNESPAR/FECILCAM), vcoqueiro@yahoo.com.br
Wellington Hermann (UNESPAR/FECILCAM), eitoherrmann@gmail.com

Essa pesquisa abordou a utilização dos jogos do Laboratório de Ensino de Matemática da UNESPAR/Campus Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal pesquisa foi realizada com turmas de quarta série, do antigo ciclo de oito anos, de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão com o objetivo de utilizar os materiais didáticos do Laboratório do Ensino de Matemática para desenvolver sequências de ensino. As atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Matemática, objetivando o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos por meio dos jogos matemáticos, proporcionado, assim, uma forma diferenciada de aprender matemática. Os dados para análise foram obtidos por meio de registros feitos pelos alunos envolvidos e observações da pesquisadora. Constatamos muitas dificuldades relativas a conceitos matemáticos que, após as primeiras aulas trabalhando com jogos, foram minimizadas.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Educação Matemática. Séries Iniciais.

 

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ACESSO À CIDADANIA PLENA

Diogo Heron Macowski (UTFPR), diogoheron@gmail.com
Edcleia Aparecida Basso (UNESPAR/FECILCAM), edcleia@hotmail.com

Este projeto de cunho interdisciplinar, aprovado no Programa Universidade Sem Fronteiras/SETI, pretende fazer frente à grande problemática vivenciada nas escolas públicas referente à falta de conhecimento prévio de língua portuguesa e de matemática com que chegam os estudantes aos 6º anos da educação básica, tendo como consequência, o medo, a raiva por matemática e o desinteresse e a falta de atração pela leitura, ambos entendidos como fundamentais  para o desenvolvimento integral do educando, permitindo-lhe acesso pleno aos seus direitos de cidadão. Os trabalhos serão realizados em duas escolas – municipal e estadual – no município de Campo Mourão, com alunos dos 5º anos e 6º anos respectivamente, com os pais e com os professores, envolvendo bolsistas egressos e graduandos da FECILCAM. O suporte teórico advirá de Vygotsky (1989a, 1989b) e de Bakhtin (2003) que entendem a linguagem como instrumento chave para o desenvolvimento. Tem como objetivos centrais resgatar o gosto pelas disciplinas envolvidas, desenvolver o raciocínio matemático com o auxílio da linguagem, desenvolver a leitura, usando mídias diferentes, livros paradidáticos e outras linguagens; desenvolver a relação entre raciocínio matemático e leitura, utilizando jogos de lógica e modelagem matemática.

Palavras-chave: Leitura. Raciocínio Matemático. Desenvolvimento.