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COMUNICAÇÃO
UMA ANALISE COMPARATIVA DAS OBRAS O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO E CIDADE DE DEUS DE PAULO LINS
Alécio Bispo de Araújo IC-Fecilcam, Letras, Fecilcam, aleciobispo@hotmail.com
Prof. Dr. Monica Luiza Socio Fernandes (OR), Fecilcam, msociofernandes@gmail.com
Este estudo tem como objetivo comparar personagens femininas e personagens homossexuais das obras O Cortiço e Cidade de Deus, destacando suas características, o meio em que vivem e a marginalização sofrida por elas. Os autores Aluísio de Azevedo e Paulo Lins, mesmo sendo de épocas diferentes, século XIX e século XX respectivamente, evidenciam em suas obras a vida da sociedade menos privilegiada e o cotidiano de variados grupos sociais que interagem (gays, pobres, mulheres, crianças entre outras.). As obras são colocadas ao leitor como um relato crítico da sociedade desde o primeiro capitulo de ambas, quando inserem marcas do cotidiano de cada época, tornando indissociáveis as relações tempo/espaço/personagens. No intuito de compreender a relação entre personagens fictícias e a sociedade real da época em que cada uma dessas obras foi produzida, mostrando o reflexo da sociedade e a denuncia social que os autores se propõem a fazer, tais como a discriminação sofrida pelas personagens femininas e as personagens homossexuais, este estudo vem para mostrar uma das diversas possibilidades de analise das obras Cidade de Deus e O cortiço. Apoiado em análises comparativas, como as feitas por Julia Kristeva e Tânia Franco Carvalhal, o estudo de tais obras se vale da noção de intertextualidade, de Mikhail Bakhtin, o qual afirma que um texto nunca é puro, mas uma condensação de fatores que influenciam o autor no momento da produção.
TRABALHO PRESCRITO: AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E ASPECTOS LINGÜÍSTICO-DISCURSIVOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Alessandra Augusta Pereira da Silva, TIDE, Fecilcam, alessandrafecilcam@yahoo.com.br
Este trabalho é uma continuidade do projeto de TIDE desenvolvido em 2008. No entanto, o atual projeto tem como objeto de análise um documento prescritivo, desenvolvido pela Secretaria do Estado do Paraná para os professores da área de língua estrangeira moderna – as Diretrizes Curriculares da Disciplina de Língua Estrangeira Moderna, doravante DCLEMs, bem como vincula-se ao grupo de estudos Linguagem e Educação da UEL/PR e ao projeto de formação continuada da Fecilcam. Tem-se como objetivo apresentar uma análise do Conteúdo Estruturante das DCLEMs, publicado no decorrer de 2008, para uma maior compreensão da/s corrente/s teórica e metodológica que as pressupõem. O referido estudo é justificável à medida que o documento, objeto de análise, é um dos grandes referenciais do trabalho docente, influenciando direta ou indiretamente este métier. Para tanto, nos apoiamos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sócio-discursivo, cujos principais refenciais são Bronckart (1999/2003/2007), Machado (2005), Scheuwly & Dolz (2004), sustentam o presente estudo, bem como referenciais das Ciências do Trabalho, primordialmente, da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; CLOT E FAÏTA, 2000, 2001) ao tratarmos especificamente do Trabalho Prescrito.
UMA PROPOSTA DE LEITURA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Aliny Marinho de Carvalho, PG, Letras, Fecilcam, alinycarvalho30@hotmail.com
Alessandra Augusta Pereira da Silva (OR), Fecilcam, theleten@yahoo.com.br
Esta apresentação tem por objetivo apresentar um estudo sobre análises de seqüências didáticas no trabalho com gêneros textuais, tendo como proposta o desenvolvimento de leitura em Língua Inglesa. Percebeu-se, por meio das observações do estágio supervisionado de Língua Inglesa, que os alunos do 3. ano do ensino médio de um colégio público de Campo Mourão tinham como prática, nas aulas de Língua Inglesa, a tradução. Dessa forma, realizou-se uma abordagem diferenciada da maneira como vinha sendo desenvolvida as atividades em sala de aula, baseada no Interacionismo Sócio-Discursivo (Bronckart apud Cristovão, 2007), trabalhando leitura e compreensão dos textos com alguns gêneros textuais. Para a realização dessas atividades foram elaboradas seqüências didáticas, tomando por base Cristovão e Nascimento (2006), por meio de gêneros textuais do ensino, bem como considerando suas condições de produção, conforme postulado por Machado & Bronckart (no prelo/2008). Os dados obtidos, após essa prática, são atividades desenvolvidas pelos alunos e relatórios, elaborados após cada aula, pela professora regente e pela estagiária. Devido às condições de trabalho serem afetadas pela rotina da escola, constata-se que as seqüências didáticas não foram exploradas o suficiente, dando margem a falhas no processo, o que pode dificultar o processo de ensino-aprendizagem, de gêneros textuais de Língua Inglesa, dos alunos, problematização que também será abordada nessa apresentação.
DESENVOLVENDO O PROCESSO DE LEITURA DE MUNDO POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Aliny Marinho de Carvalho, USF-Fecilcam, Letras, Fecilcam, alinycarvalho30@hotmail.com
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processo pelo qual alunos do Colégio Machado de Assis de Barbosa Ferraz passaram ao desenvolver atividades nas aulas de Língua Portuguesa com estudantes do curso de Letras da FECILCAM, inseridos no programa Universidade Sem Fronteiras. O trabalho de leitura, por meio de gêneros textuais, desenvolvido com os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio possibilitou, ao longo de dois anos do projeto: “A compreensão da práxis escolar: uma proposta de leitura e pesquisa social”, grande contato com uma diversidade de textos e um intensificado trabalho de leitura e produção textual. Entendendo o processo de leitura como o postulado por Paulo Freire (1995), os estudantes tiveram oportunidade de conhecer, discutir e compreender assuntos de Barbosa Ferraz que afetam, direta ou indiretamente, a população carente do município. As atividades de produção escrita, através de gêneros textuais, desenvolvidas com base na teoria bakhtiniana (1997), tornaram o trabalho em sala de aula repleto de possibilidades. Os estudos com gêneros tiveram como prática final a exposição dos textos produzidos pelos alunos, visto que devem conhecer, mesmo que de forma gradual, a relação entre sujeito e linguagem e o caráter histórico-social do gênero estudado. Como resultado, as produções dos estudantes foram dispostas no “Jornal do Cidadão”, no livro “Poesias sem Fronteiras” e nos murais da própria escola.
A FUNÇÃO DO FANTÁSTICO NOS CONTOS DE MURILO RUBIÃO
Daiane da Silva Lourenço IC-Fecilcam, Letras, Fecilcam, dailourenco4@hotmail.com
Me. Wilson Rodrigues de Moura (OR), Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com
A presente pesquisa objetivou o estudo do gênero fantástico nos contos do escritor Murilo Rubião. Analisamos alguns de seus contos a fim de descobrir como a metáfora, a hipérbole e a metamorfose existentes nas narrativas contribuem para o surgimento do fantástico, e, por conseguinte, entender a função do fantástico nos contos rubianos. A literatura fantástica passou por diversas transformações ao longo dos séculos. Em suas origens, inseria nas narrativas ambientes assustadores e procurava criar no leitor o medo. Segundo Todorov (2004), no século XX, os textos fantásticos passaram a apresentar fatos estranhos inseridos no cotidiano da personagem, a partir de então o sentimento evocado no leitor é a hesitação. É a transgressão das leis do mundo real, por meio da inserção de elementos sobrenaturais no enredo das narrativas, que propicia o surgimento do elemento fantástico. O escritor Murilo Rubião, considerado um dos precursores desse gênero no Brasil, emprega o fantástico em todos os seus contos e, por essa razão, escolhemos suas narrativas como foco de nosso estudo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico realizado sobre a literatura fantástica (GOULART, 1995; SCHWARTZ, 1981; TODOROV, 2004). As análises realizadas mostraram que os contos rubianos estão além da literatura trivial, pois por meio do sobrenatural chamam a atenção do leitor para questões relacionadas à sociedade contemporânea.
OSCAR WILDE E A FÓRMULA CÔMICA CLÁSSICA
Me. Déborah Scheidt TIDE, Fecilcam, deborahscheidt@yahoo.com.br
Este trabalho apresenta alguns pontos de intertextualidade entre a comédia nova latina (século II a.C.), aqui representada por obras de dois dramaturgos Plauto (Estico, Os Dois Menecmas, O Gorgulho) e Terêncio (O Eunuco e A Sogra), e a peça mais famosa da comédia inglesa de costumes do século XIX, A Importância de Ser Prudente, de Oscar Wilde. Tomando por base textos teóricos de Zélia de Almeida Cardoso, Ettore Paratore e Dermot Heaney et al, são detectados vários pontos de convergência entre essas duas tradições dramáticas, tais como o extensivo trabalho com a palavra através de trocadilhos, frases de efeito e reversão cômica; o emprego e a subversão do uso de personagens-tipo (os jovens apaixonados, a sogra intrometida, as moças ingênuas e os criados abusados e/ou fiéis); e, finalmente, as reviravoltas e complicações do enredo, em que os dramaturgos exploram a familiaridade do público com certas situações dramáticas pré-conhecidas (confusão de identidades, a revelação de um segredo vergonhoso e a anagnórise, ou reconhecimento, que possibilita o inevitável final feliz) em detrimento da preocupação com a verossimilhança do enredo. Conclui-se que, no decorrer dos séculos, os expedientes que faziam sucesso na comédia nova latina continuaram (e ainda continuam) a influenciar dramaturgos e a fazer rir públicos bastante diversos.
ADOLESCENTES APRENDENDO INGLÊS COM MÚSICA: NOS EMBALOS DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Fernando Silvério de Lima, GP PLE/CNPq ,Letras, Fecilcam, fernando_silverio@yahoo.com.br
Dra. Edcleia Aparecida Basso (OR), GP PLE/CNPq ,Letras Fecilcam, edcleia@hotmail.com
Neste trabalho, apresentamos e discutimos os resultados de um grupo de atividades desenvolvidas a partir de uma música em uma turma iniciante de Língua Inglesa composta por adolescentes (faixa etária entre 13 e 16 anos) de uma escola de idiomas localizada no município de Ubiratã – PR. Tais atividades foram elaboradas considerando um dos principais construtos da teoria sociocultural de Vygotsky: a Zona de Desenvolvimento Proximal. Nas interações analisadas, destacamos a importância do par mais experiente (cf. LANTOLF & APPEL, 1994; LANTOLF & THORNE, 2000; LIMA 2008), que faz a mediação pela linguagem, oferecendo condições favoráveis para que o outro aprendiz possa, no caso, compreender a letra/texto da música. Na teoria em questão, este auxílio é denominado scaffolding. Os resultados obtidos nos sugerem que atividades elaboradas coerentemente com as perspectivas vygotskianas podem ser uma rica ferramenta para aprendizagem de uma nova língua, totalmente possível de ser utilizada com êxito em contextos educacionais diversos e a necessidade de novas pesquisas sobre a aprendizagem de língua inglesa por meio de atividades com músicas. Este trabalho foi realizado junto ao grupo de pesquisa O professor de línguas estrangeiras: contextos, saberes e práxis (Fecilcam/Unespar- CNPq).
INCLUSÃO ESPETACULARIZADA: REFLEXÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE INCLUSÃO PELA MÍDIA PUBLICITÁRIA
Jefferson Fernando Voss dos Santos, PG, Uem, GEDUEM, jeffersonvoss@yahoo.com.br
No texto que segue, tencionamos problematizar a materialização de traços do discurso de inclusão social na mídia brasileira, mais detidamente na publicidade impressa. Valendo-nos de alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana, como sobre os conceitos de discurso, formação discursiva e memória discursiva, além das contribuições de Michel Foucault a essa disciplina, esboçaremos, primeiramente, uma reflexão e análise apoiadas em dois textos referentes à propaganda governamental do Presidente Lula. Por meio dessa análise, objetivamos indicar alguns delineamentos da conjuntura histórico-política atual que, hipoteticamente, ocasionaram a apropriação do discurso de inclusão pela publicidade brasileira. Por fim, faremos algumas conjecturas a respeito de como tal apropriação discursiva instaurou modificações nas tessituras do discurso publicitário brasileiro contemporâneo.
TRANSFORMAÇÕES DA FALA PÚBLICA NA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX:REPRESENTAÇÕES ANTIRRETÓRICA N'O ATENEU, EM MACUNAÍMA E N'O GUARANI
Jessé dos Santos, IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Letras, Fecilcam, ssjesse.santos315@gmail.com
Wilson Rodrigues de Moura (OR), Letras, Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com
O principal objetivo deste trabalho consiste em apresentar os resultados finais de nossa pesquisa, a qual se encontra inscrita no programa de iniciação científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, e na qual visamos, sobretudo, a apreender algumas metamorfoses identificadas na literatura brasileira do século XIX. Partindo da análise d'O Ateneu, de Raul Pompéia e de Macunaíma, de Mário de Andrade, dois dos três romances que constituem o corpus do projeto, destacamos em nosso trabalho alguns aspectos de tais obras que contribuem para a confirmação da hipótese aventada anteriormente em nosso projeto. Essa hipótese, a saber, a possibilidade de haver representações discursivas negativas acerca da retórica na literatura brasileira oitocentista, é igualmente identificada em análises preliminares de outra parte do nosso corpus, isto é, a obra O Guarani, de José de Alencar, da qual faremos observações sintéticas.
A (RE)CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE INGLÊS PELA LINGUAGEM
Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato, Grupo de Pesquisa/Fecilcam, Letras, Fecilcam, belinhatog@yahoo.com.br
Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma tese de doutorado defendida em maio de 2009 na PUC de São Paulo, que teve como objetivo principal contribuir para a compreensão do trabalho do professor de Língua Inglesa de Ensino Médio e Fundamental de Escola Pública, no interior do Estado do Paraná. Para isso, desenvolvemos uma análise lingüístico-discursiva de um texto co-produzido por um professor da rede estadual de ensino em colaboração com o pesquisador por meio de um levantamento das (re)configurações construídas sobre o agir educacional, no e por esse texto. Para tanto, adotamos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (principalmente em BRONCKART, 1999/2003/2007, 2004, 2006, 2008), vertente interdisciplinar da Psicologia, que atribui ao agir e à linguagem um papel fundamental no desenvolvimento humano. Além disso, assumimos aportes teóricos da Ergonomia da Atividade Francesa (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2002, 2004) e também da Clínica da Atividade que se fundamenta na Psicologia do Trabalho (cf. CLOT, 1999/2006; FAÏTA, 2002, 2004, 2005; ROGER, 2007; SCHELLER, 2003). A opção por esses pressupostos teórico-metodológicos de origens diversas justifica-se na medida em que todos esses autores tomam a teoria vigotskiana sobre o sor
MARCAS DA TEMPORALIDADE NAS ARTES POÉTICA E PICTÓRICA
Mônica Luiza Socio Fernandes TIDE, Letras, Fecilcam, msociofernandes@gmail.com
Este trabalho tem como objetivo discutir como os aspectos temporais se configuram em poemas e em pinturas, observando que nas artes, desde a Antigüidade, o tempo foi representado reiteradamente.
Na linguagem das artes, o tempo é representado especialmente por meio de metáforas e símbolos, uma vez que a sua materialização é de difícil apreensão pelos sentidos, bem como na vivência humana. Seus símbolos, quando identificados, revelam sentidos que interferem numa compreensão mais ampla das obras. Para tanto, são fundamentais os estudos de Chevalier e Gheerbrant. É claro que a idéia de tempo, expressa nas obras, varia e ajusta-se ao contexto em que foi produzida, mas ela sempre traz resquícios de sua origem.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: UM PARADIGMA SÓCIO HISTÓRICO-CULTURAL
Soraia Teixeira Sonsin.TIDE, Letras, Fecilcam, soraiasonsin@hotmail.com
A presente proposta nasceu do resultado de pesquisas anteriores que apontaram para a necessidade de se criar um grupo de estudo na área de língua inglesa voltado para a teoria sócio-histórico-cultural para propiciar a formação continuada de professores da rede Estadual de ensino público e de discussão teórica entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Para tanto, alguns objetivos foram traçados como: envolver profissionais do Ensino Básico de outras Instituições públicas; oferecer formação continuada a professores da rede pública Estadual de ensino; promover reflexão sobre a práxis pedagógica e as transformações sociais necessárias; traçar limites entre diferentes paradigmas psicológicos de aprendizagem sobre as implicações e desafios práticos das teorias mediacionais de raiz sócio-histórico-cultural. A fundamentação teórica parte das discussões que teremos sobre a psicologia sócio-histórico-cultural Russa no início do século XX. A bibliografia selecionada busca contemplar as releituras contemporâneas desta corrente teórico-filosófico-metodológica e, por isso, inclui trabalhos de pesquisadores pós-vigotskianos. Com este projeto buscamos desenvolver uma ampla visão das teorias mediacionais da mente humana aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. Os encontros para estudo ocorrem semanalmente e, como este trabalho ainda é muito recente não dispomos de dados para análise, muito menos de resultados, porém ao final do projeto nos propomos a produção de um artigo científico para publicação acadêmica.
DE SINAL A SIGNO: A “PALAVRA” (DISCURSO) EM BAKHTIN
Vinícius Durval Dorne PG, Letras, Uem, dorne.vinicius@gmail.com
O presente trabalho perscruta o estudo da “palavra” (discurso) em Bakhtin, esbarrando, conseqüentemente, em questões inerentes à “língua”, “fala” e “enunciação”. O vocábulo “palavra” na tradução do russo para o português tem dupla significação: pode ser tanto o correspondente direto do termo em português, como do vocábulo “discurso”. O Círculo de Bakhtin, longe de tratar a palavra como “forma abstrata”, sem vínculo com a realidade em que circula, a concebe como signo variável e flexível, produzindo sentidos e significando em contextos concretos de enunciação, adequando-se às condições deste contexto. Assim, a “palavra” (ideológica) em Bakhtin é viva, orientada em função do “outro”, carregada de “verdades” e/ou mentiras”, “coisas boas” e/ou “más”, importando sua estreita ligação com a história, a historicidade, a linguagem em uso. Dessa forma, este estudo traz as propriedades definidoras da “palavra” levantadas por Paulo Rogério Stella – pureza semiótica, possibilidade de interiorização, participação em todo ato consciente e neutralidade –, as principais características ressaltadas pelo Círculo de Bakhtin e os aspectos em que existe para o falante: palavra da língua neutra – não pertencente a ninguém, palavra “alheia” do outro e “minha” palavra. Sem a pretensão de exaurir o tema, procura ecoar discussões já feitas e suscitar (re)discussões dessas palavras “alheias”, “minhas”, “nossas”.
A MARGINALIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Wilson Rodrigues de Moura TIDE, Letras, Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com
Este trabalho é resultado parcial do projeto de pesquisa: Compreensão da práxis de professores de literatura: uma proposta de pesquisa no Ensino Médio, inscrito no Programa Multidisciplinar de Formação Continuada para Professores da Rede Pública da Educação Básica da FECILCAM e do NRE de Campo Mourão. Focamos esta pesquisa em quatro escolas que fazem parte desse Programa. No primeiro momento, contamos com a participação de nove estagiários da FECILCAM que, na fase inicial do estágio supervisionado, observaram, aproximadamente, 20 aulas no ensino médio para constatarem se existe coerência entre a práxis dos professores de Língua Portuguesa/Literatura e os documentos que fundamentam teoricamente a disciplina. A partir dessas observações, os estagiários analisaram as Diretrizes Curriculares do Paraná de Língua Portuguesa/Literatura e, em cada escola: o projeto político pedagógico; o planejamento anual da disciplina de Língua Portuguesa/Literatura; o livro didático; o acervo da biblioteca e examinaram os textos literários que circulam em cada uma delas. Os resultados obtidos até o presente momento são preliminares, porém já apontam alguns aspectos importantes para a reflexão e discussão sobre a prática de alguns professores em colocar a literatura em segundo plano, ou quando muito, tendem a cair numa visão cartesiana da história da literatura, e, dessa forma, o texto literário torna-se marginalizado. Portanto, neste trabalho, propomos que se pense o texto literário sob os fundamentos teóricos da Estética da Recepção e, também, dos postulados bakhtinianos que entende a linguagem como lugar de interação humana e que produza efeitos de sentido entre interlocutores numa relação sócio-histórica e ideológica.
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