|
MESA REDONDA
PRODUÇÃO ASSOCIATIVA
Dieter Randolf Ludewig USF-Fecilcam, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam, ludewig@fecilcam.br
João Carlos Leonello USF-Fecilcam, Administração, Fecilcam, jcleonello@fecilcam.br
João Marcos Borges Avelar USF-Fecilcam, Administração, Fecilcam jbavelar@fecilcam.br
Diversos fatores têm contribuído para produtores se reunirem em associações e ou cooperativas para encontrarem novas formas de trabalho, de agregação de valor, de modos de produção, em função da ausência de apoio técnico, de condições financeiras e a falta de visão administrativa. Assim, é preciso buscar alternativas viáveis para a reprodução e a manutenção do homem no campo que em suma se constitui no EIR (exercito industrial de reserva) da economia. A preocupação em promover o desenvolvimento de associações e cooperativas para a geração de renda é uma realidade para inúmeros pequenos produtores rurais, uma vez que estas objetivam implementar estratégias para que o meio rural se torne auto-sustentável bem como se torne um meio de manutenção temporária e passageira do homem no campo. O programa Universidade Sem Fronteiras, por meio de diversos projetos, tem contribuído para a manutenção desta realidade bem como para a minimização dos efeitos sociais causados.
Os resultados mostram que a implantação de sistemas de produção associativos, seja sob a forma de associação ou de cooperativa, tem proporcionado aos seus integrados, ganhos sob a forma de agregação de valor e de perspectiva através da apresentação de um diagnóstico da situação atual das associações e cooperativas em que atuam, bem como propor ações que visem o seu desenvolvimento.
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA À PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PESQUISAS REALIZADAS PELO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROCESSO E GESTÃO DE OPERAÇÕES (GEPPGO)
Me. Márcia de Fátima Morais, Grupo de Pesquisas GEPPGO, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam, marciafmorais@yahoo.com.br
Me. Thays J. Perassoli Boiko, Grupo de Pesquisas GEPPGO, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam,, thaysperassoli@bol.com.br
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Gestão de Operações (GEPPGO), do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Fecilcam, dedica-se à investigação dos processos produtivos, bem como à gestão de operações e recursos nestes processos, com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. As Linhas de Pesquisa do Grupo enfocam três das grandes Áreas de Conhecimento da Engenharia de Produção: Gestão da Produção; Gestão do Produto, e; Pesquisa Operacional. Este trabalho tem como objetivo mostrar o funcionamento e a dinâmica, bem como apresentar as linhas e sub-linhas de pesquisa do GEPPGO, com ênfase para a linha de Pesquisa Operacional. A linha de Pesquisa Operacional, objeto deste trabalho, tem o objetivo de estudar, desenvolver e aplicar modelos, métodos e técnicas de Pesquisa Operacional para apoiar decisões em sistemas de produção. Problemas estudados nesta linha incluem problemas de Planejamento, Programação e Controle da Produção, problemas de projeto e planejamento de sistemas de manufatura, problemas logísticos, entre outros. Para tratar estes problemas, o Grupo utiliza abordagens de otimização e análise de desempenho em Pesquisa Operacional. Na linha de Pesquisa Operacional do GEPPGO encontram-se três sub-linhas: Pesquisa Operacional aplicada a Gestão da Produção e Gestão de Produtos; Pesquisa Operacional Aplicada à Programação da Produção; e Análise de Demandas por Produtos. Neste contexto, este trabalho também tem como objetivo explicitar os pressupostos teóricos utilizados nas pesquisas, bem como apresentar as principais pesquisas que estão sendo realizadas pelo grupo na linha de Pesquisa Operacional, sub-linha Pesquisa Operacional Aplicada à Programação da Produção.
|