|
MESA REDONDA
NAS MALHAS DOCUMENTAIS: METODOLOGIAS PARA ABORDAGENS DA GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA
Me. Fábio André Hahn, TIDE, Ciências Sociais, Fecilcam, fanhahn@hotmail.com
Me. Simone Sandri, TIDE, Pedagogia, Fecilcam, simsandri@yahoo.com.br
Me. Divania Luiza Rodrigues, TIDE, Pedagogia, Fecilcam, divaniar@hotmail.com
Dra. Adélia Aparecida de Souza Haracenko, TIDE, Geografia, Fecilcam, haracenko@gmail.com
O objetivo desta mesa redonda é apresentar as metodologias de estudo e análise de documentos em dois projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras: História, Memória e Educação no Município de Peabiru e A Geografia da Práxis e da Cultura Camponesa Ucraniana no decurso da Colonização da Microrregião Geográfica de Campo Mourão. As possibilidades metodológicas na análise da documentação estendem-se a três diferentes áreas: Geografia, Educação e História, o que permite uma discussão interdisciplinar. As principais metodologias de análise documental presentes nestes projetos de Universidade Sem Fronteiras estão atreladas as seguintes fontes: relatos orais, fotografias, cinema e documentação escolar (atas, registros acadêmicos e legislações).
CONTRIBUIÇÕES DAS LICENCIATURAS DA FECILCAM NO PROGRAMA “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS” – SETI/PR
Áurea Andrade Viana de Andrade TIDE, Geografia, Fecilcam aureaviana@brturbo.com.br
Amauri Jersi Ceolim TIDE, Matemática, Fecilcam, ajceolim@gmail.com
Valéria Sanches Fonseca TIDE, Letras, Fecilcam, val.fon@uol.com.br
Essa mesa apresenta as reflexões resultantes dos trabalhos desenvolvidos, ao longo de dois anos, pelos bolsistas (professores, egressos e estudantes de graduação) que integram os três projetos de Licenciaturas da FECILCAM - Geografia, Letras e Matemática – participantes do subprograma: Apoio às Licenciaturas, uma das frentes que constitui o maior programa de extensão universitária do país lançado em outubro de 2007 - o programa “Universidade Sem Fronteiras”. Esse programa foi idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI/PR - e vem sendo desenvolvido pela ação conjunta entre a SETI (financiadora) e as instituições de ensino superior do Paraná, com o objetivo de aproximar o Estado e o ensino superior das regiões sócio-econômicas menos favorecidas (municípios de baixo IDH-M) para transformá-las. A mesa traz o relato das transformações ocorridas nas instâncias que participaram diretamente desses três projetos de extensão das licenciaturas: na própria FECILCAM, como instituição de ensino superior responsável pela formação profissional de educadores, nos cursos de licenciaturas e nos municípios das comunidades escolares de ensino básico onde os projetos foram desenvolvidos: Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Iretama.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: O MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL
Dalva Helena de Medeiros, Grupo de Pesquisa: Estudos Regionais, Pedagogia, Fecilcam,
dalva-helena@uol.com.br
Ana Paula Colavite, Grupo de Pesquisa: Estudos Regionais, Geografia, Fecilcam, apcolavite@hotmail.com
Sergio Luiz Maybuk, Ciências Econômicas, Fecilcam, sergiomaybuk@yahoo.com.br
Fernando Facini, Grupo de Pesquisa: Estudos Regionais, Núcleo Regional de Educação, fernandof_geo@yahoo.com.br
Esta mesa tem o objetivo de divulgar resultados parciais de pesquisas desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa: Estudos Regionais: geo-histórico, sócio-cultural, econômico, educacional e ambiental. O grupo definiu como área de pesquisa para os próximos dois anos o município de Corumbataí do Sul, devido apresentar um baixo índice de desenvolvimento humano. Os pesquisadores tem formações multidisciplinares e o levantamento de dados ocorre em várias áreas,utilizará como enfoque comum a concepção de territorialidade. Quanto ao método desenvolvido para essas temáticas, será diversificado, pertinente a cada projeto de pesquisa desenvolvido na área referenciada. Dentre as pesquisas já delineadas adotam-se os métodos: sistêmico para a análise integrada dos elementos físicos e sócio-econômicos da paisagem; dedutivo; dialético como forma de interpretação das mudanças sócio-econômicas e ambientais ocorridas nas últimas décadas. Pretende-se com os resultados auxiliar com informações para a definição de políticas públicas que possibilitem a superação das dificuldades hoje apresentadas.
|