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Seminário inicia ações do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Imprimir
25/06/2014
A Unespar é uma das nove instituições públicas de Ensino Superior do Paraná que aderiram ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Para marcar o início das atividades, foi realizado nesta quarta-feira, 25, o seminário de abertura no campus de Campo Mourão. Professores, pedagogos e diretores dos colégios estaduais jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão participaram do evento.

Na abertura, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, José Bardini Neto, enfatizou que o pacto ocorre em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE). “Considero que não há processo educativo que prospere se não houver a qualificação e valorização do professor. O pacto vem cumprir esse papel e também contribuir com a qualidade do trabalho em sala”, pontuou.

O diretor do campus da Unespar em Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, disse que compreende a educação como um sistema contínuo e se ocorrem falhas em um de seus níveis isso causa reflexos. Por isso, salienta o pacto como uma importante ação para melhoria da educação. No entanto, argumenta que deveria ocorrer uma política de valorização e incentivo constante. “Somente pela educação é possível gerar mudanças sociais, econômicas e intelectual na sociedade. Por isso, todo o investimento é fundamental. Nós da Unespar seremos sempre parceiros de ações como essa”, afirmou.
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Autoridades destacam importância do pacto para a educação básica

A diretora de Ensino da Unespar, professora Dalva Helena Medeiros, aproveitou para destacar o pacto como mais uma oportunidade de aproximação e congraçamento do Ensino Superior e a escola básica públicos. “É importante essa relação para melhorar a qualidade da educação”, disse lembrando da característica da Unespar que é a formação docente, por possuir 38 cursos de licenciatura de um total de 68 cursos.

A equipe responsável e as ações a serem realizadas foram apresentadas pela coordenadora do Pacto na Unespar, professora Edinéia Navarro Chilante. Além das informações técnicas, a coordenadora mediou uma conversa com os presentes em que abordou os desafios do Ensino Médio no Brasil.

Para tanto, explicou que por meio da ação teoria e prática serão articulados de forma a repensar a projeto político-pedagógico e o currículo do Ensino Médio. “Os professores vão elaborar e produzir conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade”, comentou a coordenadora.

A abertura contou ainda com apresentação do coral Anjos Seresteiros do Colégio Estadual João XXIII de Mamborê.
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Professores, pedagogos e diretores  das escolas do Núcleo de Educação de Campo Mourão participaram da abertura 

Pacto – O Pacto tem por objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e pedagogos que atuam no Ensino Médio de escolas públicas. Na primeira etapa, serão realizados estudos, discussões e reflexões sobre a temática “Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral”.

A iniciativa é resultado de uma parceria que envolve Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e universidades públicas.

SiSU – Representando a reitoria da Unespar, a chefe de gabinete, professora Áurea Viana de Andrade, fez um relato sobre a universidade e detalhou o processo de adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como uma das formas de ingresso de novos acadêmicos a ingressarem em 2015.

Como salienta Áurea, a nova forma de condução do processo seletivo significa uma oportunidade duplicada aos acadêmicos e a possibilidade da instituição desenvolver políticas que garantam o ingresso e a permanência dos alunos até a conclusão dos cursos. Entre os projetos, citou como propostas a implantação dos restaurantes universitários e criação das casas dos estudantes.
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Coordenadora institucional do pacto apresentou metodologia e mediou discussão com presentes 
 
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