Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Parques estaduais e museus recebem visitas do curso de História Imprimir
27/05/2014
Prática e teoria entraram em sintonia durante as recentes viagens realizadas pelo curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Em Tibagi, a primeira delas, os acadêmicos do 3º ano e professores visitaram o Parque Estadual de Guartelá e o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior.
historia-guartela.jpg
Em Tibagi, grupo visitou o Parque Estadual de Guartelá e o Museu Edmundo Mercer 

No Parque, que possui um sítio arqueológico com pinturas rupestres, conheceram um pouco do patrimônio natural, arqueológico, histórico e a biodiversidade da região. Já no Museu, tiveram a oportunidade de apreciar exposições sobre a cultura e a história do município. A variedade de objetos, fotografias e documentos disponíveis apresentam dados sobre Tibagi e a participação de diversos grupos étnicos na formação da identidade cultural local.

A segunda viagem do curso foi para o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. Localizado em Fênix, município a 65 km de Campo Mourão, o parque conta com a ruína de Vila Rica, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1948. A área de 353,68 hectares é um dos últimos redutos da peroba no Paraná e proporcionou aos acadêmicos do 4º ano e professores a experiência de conhecer, também, o patrimônio natural.
historia-parque-vilarica.jpg
Formandos de História visitaram o Parque Vila Rica, em Fênix 
 
No mesmo espaço está o Museu de Vila Rica do Espírito Santo onde são expostos fragmentos e achados arqueológicos como cerâmicas e utensílios dos antigos habitantes, os índios Guarani e os jesuítas.

A coordenadora do colegiado, professora Claudia Priori, acredita que as atividades são importantes para conhecer a história local, o patrimônio e a cultura dos povos que viveram nas respectivas cidades e regiões visitadas. “Os povos deixaram marcas e vestígios por onde passaram ao longo dos tempos e precisamos conhecê-los. Além disso, a interação do corpo discente e docente é de extrema relevância para o curso e também contribui para a busca de conhecimento em outros espaços de formação”, comenta.
historia-museu-vilarica.jpg
Registro do Museu de Vila Rica do Espírito Santo 
 
< Anterior   Próximo >

Links