Estudo investiga viabilidade de unidade de distribuição para Campo Mourão |
27/05/2014 | |
A viabilidade para implantação de uma unidade de distribuição de materiais e insumos utilizados nas secretarias da prefeitura de Campo Mourão é um estudo em desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. A ideia, resultado de parceria com o Observatório Social do município, foi apresentada para comunidade acadêmica e externa, durante prestação de contas da entidade. Representantes da comunidade acadêmica e externa tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho.
Projeto foi apresentado durante prestação de contas do Observatório Social para comunidade acadêmica e externa
Com foco em agir preventivamente no controle social dos gastos públicos é que o Observatório Social foi criado. Dessa forma, a unidade de distribuição está sendo pensada como uma importante aliada nesse processo de controle e fiscalização dos recursos.
Segundo o chefe da divisão de Extensão do campus, professor João Marcos Avelar, a elaboração do estudo teve como ponto de partida uma visita a Central de Compras e ao Almoxarifado da prefeitura de Maringá. “Pudemos conhecer a estrutura, visualizar a eficiência da unidade e identificar quais os pontos principais para o acompanhamento tanto das entradas, como das saídas. Um deles é a necessidade de um sistema de gerenciamento para agilidade, economia, garantia de abastecimento e transparência no uso dos recursos públicos”, apontou.
Equipe responsável pelo estudo em visita a Central de Compras da prefeitura de Maringá
A equipe responsável pelo estudo está finalizando a coleta de informações junto às secretarias de Campo Mourão. A intenção é verificar se existe a necessidade de implantação da unidade na cidade e quais medidas devem ser adotadas. Para isso, estão acompanhando como ocorre o armazenamento e o controle dos materiais adquiridos com recursos oriundos da prefeitura. A previsão é de que até 30 de junho seja concluído o projeto para apresentação final dos dados.
O presidente do Observatório Social de Campo Mourão, Nelson Botega, explica que de acordo com o resultado a proposta será sugerir a criação da unidade para o prefeitura. Pois, como lembra, a Central de Maringá é indicada pelo Tribunal de Contas do Paraná como modelo de gestão de recursos materiais.
O diretor do campus da Unespar, professor Eder Rogério Stela, salienta que a universidade tem como característica se comprometer com a sociedade e propor mudanças. “Auxiliar no controle social também é uma tarefa da universidade. Com nossos professores e alunos temos a possibilidade de firmar parcerias que desencadeiam em ações positivas e de resultado”, diz, lembrando que o plano de viabilidade é coordenado pela professora de Ciências Econômicas, Luciana Bastos, e dois acadêmicos bolsistas da instituição.
Diretor do campus destacou papel da universidade em parcerias com ações positivas
|
< Anterior | Próximo > |
---|