Professores discutem os desafios do Ensino Médio em palestra |
15/05/2014 | |
Se aproximar da graduação e contribuir com as discussões acerca da educação básica também está entre os compromissos do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Para discutir as políticas do Ensino Médio e os projetos em disputa no contexto atual, foi realizada uma palestra nesta quarta-feira, 14, com o professor, doutor Domingos Leite Lima Filho.
Os desafios sobre o Ensino Médio e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foram alguns dos pontos tratados. A temática tem ganhado destaque nacionalmente nos debates em torno da educação básica. Para o palestrante, apesar da legislação colocar a etapa como um direito de todos, a universalização quantitativa está longe de se efetivar e exige-se uma discussão qualitativa.
Como expõe o professor, mais do que visualizar a educação como um problema é preciso encará-la como um desafio. “O grande desafio das sociedades é qualificar a quantidade. Todo o cenário deve ser encarado não como problema, mas desafio. Desafio do ponto de vista de pensar na e a educação”, afirmou.
Segundo Domingos, o Brasil vive um período de transição nos últimos dez anos em que as notícias não são favoráveis. No entanto, identifica-se um crescimento de mais de 100% nas matrículas do Ensino Médio, sobretudo, no setor público. Apesar do avanço, ainda existe aproximadamente 50% da população jovem – de 15 a 17 anos – fora do Ensino Médio.
De acordo com a vice-coordenadora do PPGSeD, professora Cristina Satiê Pátaro, a palestra também foi realizada com o intuito de promover a reflexão e a atuação sobre questões que tocam a formação humana.
Nesse sentido, uma das pautas foi o conceito de formação humana e integral que prescrevem os documentos oficiais da educação. A partir deles, busca-se superar a redução da preparação das pessoas para o mercado. O que deve ser objetivo da educação é a preparação para uma leitura de mundo integrada, com formação histórica, política, étnica e social.
Alunos e professores do programa, professores da Unespar, o diretor do campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, o pró-reitor de Ensino e Graduação, Mário Cândido de Athayde Júnior, e representantes do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, entre eles, o chefe do setor, professor José Bardini Neto, participaram da atividade.
|
< Anterior | Próximo > |
---|