Ciclo de Discussão sobre Marxismo e Educação inicia atividades |
26/03/2014 | |
Tendências de longo prazo do capitalismo e atualidade da teoria de Marx foi o tema da palestra que abriu o Ciclo de Discussão sobre Marxismo e Educação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Realizado pelo curso de Pedagogia e Espaço Marx, o ciclo entra na quinta edição ofertando palestras e minicursos que objetivam incitar o debate de ideias.
O professor, doutor Claus Magno Germer, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi convidado para compartilhar os estudos que desenvolve. Na palestra, enfatizou que os filósofos não fizeram nada mais que interpretar o mundo. No entanto, o momento agora, é de mudança desse mundo. “Repetem as interpretações e tem havido pouca ação e capacidade de mudança”, criticou. De modo geral, observa que os marxistas mostram uma visão pequena da transição para o socialismo em relação ao futuro.
Germer também comentou que Engels colaborou com as obras de Marx em uma parceria que durou 20 anos. Sobre a obra “O Capital”, escrita em 1860, o palestrante destacou que Marx escreveu pensando que o capitalismo estava em processo de adaptação para o socialismo, isso pelo modo como a sociedade de desenvolvia.
Além da palestra, o ciclo ofereceu um minicurso com o professor sobre o método da economia política com base em Marx. As atividades são ofertadas para acadêmicos e professores da Unespar, bem como da comunidade externa.
Segundo o coordenador do Espaço Marx, professor Osmar Martins de Souza, como ocorreu nos anos anteriores, o ciclo contará com a participação de palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente. “É uma oportunidade única de estarmos em contato com grandes estudiosos, sem custo algum, para discutirmos tanto as teorias marxistas, bem como a educação”, reforça lembrando que semanalmente acontecem os encontros para estudo de obras, sempre às quintas-feiras, das 18 às 19 horas.
Até o ano passado as inscrições para participação das atividades era efetivada por e-mail. A partir deste ano, os interessados devem se inscrever pelo blog www.emarxcm.blogspot.com.br.
|
< Anterior | Próximo > |
---|