Guerra da Banana tematiza Rodada de Negócios Internacional |
18/11/2013 | |
Atividade da disciplina de Economia Internacional e Comércio Exterior a Rodada de Negócios Internacional é realizada todos os anos com os acadêmicos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus Campo Mourão. Neste ano, os alunos tiveram como tema das negociações a guerra da banana, assunto que está em discussão na Organização Mundial do Comércio (OMC) há 20 anos.
Para a rodada, os alunos se dividiram em três grupos um que representava os países da América Latina, outro da União Européia e um da OMC, responsável pelo julgamento. A audiência objetivava diminuir os subsídios e tarifas sobre as bananas que a União Européia compra da América Latina. O motivo da negociação é que o preço das bananas compradas do Grupo de Estados da África, Caribe e Pacífico (ACP) não possui taxas.
Acadêmicos se dividiram em grupos para defesa e julgamento das partes envolvidas
Como explica a professora da disciplina e coordenadora da atividade, Luciana Bastos, a proposta é que os acadêmicos coloquem na prática o que aprenderam no decorrer do ano. Conteúdos como a cobrança de tarifas, impostos, capital estrangeiro, comercialização internacional e outros aspectos foram abordados em sala de aula e são utilizados na rodada que é uma das avaliações finais para conclusão da disciplina. “O diferencial é que tudo é surpresa na negociação, pois os grupos se organizam, pesquisam e defendem suas partes”, argumenta.
A atividade resultou em acordo das partes em que não eliminaram as taxas, mas reduziram o valor cobrado. A professora salienta ainda que a viagem realizada pelo curso ao Uruguai, em outubro, auxiliou o grupo que defendeu os interesses da América Latina, pois na Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) obtiveram informações a respeito da situação. Da mesma forma, o grupo da União Européia também fez contatos e obteve acesso a dados que contribuíram com as discussões.
Acadêmicos e professores do curso acompanharam evento
A negociação foi gravada e terá divulgação internacional, uma vez que as organizações que auxiliaram no processo de pesquisa solicitaram o material para assistirem e divulgarem. “Para nós foi muito importante essa parceria pelo auxílio com os dados e também pela visibilidade que dará ao nosso projeto, pois sempre discutimos temas reais”, completa Luciana.
A Rodada de Negócios também está ligada ao grupo de pesquisa Economia Internacional e Políticas Regionais. Os acadêmicos e professores do curso acompanharam o evento que foi realizado no anfiteatro da universidade.
|
< Anterior | Próximo > |
---|