Acadêmicos apresentam resultado de pesquisas no EAIC |
14/11/2013 | |
Acadêmicos do câmpus Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, em Foz do Iguaçu, do XXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O evento que promove a interação entre as universidades estaduais do Paraná e estabelece um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento reuniu aproximadamente 4 mil congressistas de diferentes instituições de Ensino Superior.
Grupo que representou a Unespar câmpus Campo Mourão no evento
Os trabalhos apresentados no EAIC são resultados dos projetos desenvolvidos no câmpus através dos Programas de Iniciação Científica (PIC). De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem), professor Fabio André Hahn, o balanço da participação da instituição foi positiva. “Identificamos questões que precisam ser aperfeiçoadas em nosso programa, mas a participação demonstrou, acima de tudo, que estamos no caminho certo, com ótimas pesquisas e acadêmicos comprometidos com a investigação científica, consolidando o Nupem em um importante núcleo de pesquisa e formação”, pontua.
Por se tratar de um espaço em que as pesquisas de Iniciação Científica se destacam, Hahn argumenta que o envolvimento dos acadêmicos contribui para o ingresso em programas de pós-graduação, complementa a formação dos mesmos e introduz o aluno na pesquisa científica. “Esses pontos são fundamentais para a formação de recursos humanos qualificados. Portanto, foi de extrema relevância a participação dos acadêmicos do câmpus de Campo Mourão pela oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas e pela troca de experiências com estudantes de outras universidades”, completa.
Nesta edição a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi responsável pela recepção dos inscritos. No entanto, o evento é promovido anualmente a partir da parceria com outras universidades como UEM, UEL, Unicentro, UEPG, UENP e agora, a partir de 2013, a Unespar.
Apoio – O câmpus de Campo Mourão foi representado por aproximadamente 25 acadêmicos que receberam apoio da Fundação Araucária e da direção. “A viagem foi custeada com recursos da Fundação Araucária por meio do edital de chamada preenchida via Unespar e, como contrapartida, o câmpus de Campo Mourão custeou a hospedagem para todos os acadêmicos do PIC que tiveram seus trabalhos aprovados no evento. Garantindo a participação efetiva dos nossos acadêmicos na disseminação de suas pesquisas”, informou o coordenador do Nupem.
|
< Anterior | Próximo > |
---|