Iniciação Científica se destaca durante programação do EPCT |
23/10/2013 | |
A produção de estudantes orientados por professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Campo Mourão, está ganhando destaque durante o VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT). A maioria dos trabalhos apresentados no evento corresponde às produções vinculadas aos programas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior.
A programação reservou para esta terça e quarta-feira, 22 e 23, a oportunidade dos alunos compartilharem as experiências e resultados das pesquisas que desenvolvem. Entre os trabalhos apresentados estão painéis, comunicações livres e simpósios temáticos. Ao todo, a comissão organizadora recebeu 376 trabalhos, contemplando 137 painéis e 239 comunicações.
Painéis demonstram etapa inicial das pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica
De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) e do EPCT, professor Fábio André Hahn, o evento tem se ampliado todos os anos. “Além da produção da universidade, temos a participação de outras instituições de Ensino Superior, a apresentação de diversos docentes e trabalhos de programas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado”, aponta.
O diretor da Unespar, câmpus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, enfatiza que, hoje na oitava edição, o evento já está consolidado no meio acadêmico da instituição.
Nas últimas edições, o EPCT vem ganhando uma estrutura diferenciada que procura atender as orientações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). “Isso se reflete tanto na qualificação, quanto no aprofundamento das discussões, pois é possível a integração e o debate sobre a ciência, a produção do conhecimento e os cuidados com a redação científica”, aponta Hahn
Workshops – Para esta quinta e sexta-feira, 24 e 25, está prevista a realização de workshops. A atividade é exclusiva aos alunos vinculados ao Programa de Iniciação Científica do Nupem. O primeiro deles será ministrado por Ricardo Hasper da secretaria de Estado da Educação sob o tema “Produções Acadêmicas e a Lei de Direitos Autorais: um debate necessário”. O segundo abordará o método lógico para redação científica com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodrigo Egydio Barreto.
Iniciação Científica – O Programa de Iniciação Científica da Unespar, câmpus de Campo Mourão, tem crescido de forma representativa. No comparativo dos três últimos anos tem apresentado um aumento de 18,6%. Além disso, tem contemplado com bolsas 72% dos alunos que fizeram solicitação do auxílio, atingindo um investimento de aproximadamente R$ 220 mil. As bolsas são oriundas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, Instituto Mourãoense de Pesquisa, da Unespar e do câmpus.
Comunicações livres e simpósios temáticos são encerrados nesta quarta-feira
|
< Anterior | Próximo > |
---|