Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Método científico é discutido na abertura do VIII EPCT Imprimir
22/10/2013
epct-publico.jpg 
A conferência de abertura do VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) tratou sobre os aspectos históricos e filosóficos do método científico. O conferencista foi o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor Mauro Lúcio Leitão Condé.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 21, no Celebra Eventos. Acadêmicos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e Instituições de Ensino Superior participaram.

Na palestra, Condé analisou a problemática da constituição do método científico na emergência da ciência moderna e falou sobre a questão do método científico associada ao problema da racionalidade científica. Para ele, as variações na racionalidade implicam em diferentes metodologias.
epct-conde.jpg
Condé foi o conferencista da abertura do EPCT 
 
Em sua fala, o conferencista ainda defendeu que por mais heterogêneos que os métodos ou metodologias possam ser, eles estão intrinsecamente comprometidos com o ethos da racionalidade científica em razão do princípio que possuem de mostrar o “correto caminho” da ciência.

Segundo o coordenador do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) e do evento, professor Fábio André Hahn, a proposta do EPTC é refletir com maior atenção para as questões voltadas à ciência, ao método científico, especialmente a problemática da sua constituição, até as variações e implicações em diferentes metodologias.

“A vocação do evento é possibilitar a reflexão sob os diversos aspectos da ciência e da produção do conhecimento. O que tem refletido na consolidação de um importante espaço de experiências de pesquisa para os acadêmicos, alavancando mais diretamente o processo de consolidação do Programa de Iniciação Científica, que conta atualmente com do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Fundação Araucária, Instituto Mourãoense de Pesquisa, da Unespar e do câmpus, atendendo alunos do ensino médio e acadêmicos do Ensino Superior”, enfatizou Hahn.
epct-fabio.jpg
Coordenador do Nupem: evento voltado para reflexão de questões da ciência

O diretor da Unespar câmpus de Campo Mourão, professor Eder Rogerio Stela, destacou a importância do evento para divulgar as pesquisas desenvolvidas na instituição e promover o intercâmbio entre os participantes. “O conhecimento produzido na universidade não pode ficar restrito e a pesquisa desenvolvida nos projetos de nossos professores e alunos tem levado o nome da Unespar e, sobretudo, do câmpus para outros espaços”, comentou fazendo referência à participação de pesquisadores em eventos, inclusive, de nível internacional.

Já o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, além de reforçar o crescimento do Programa de Iniciação Científica (PIC) apontou as transformações ocasionadas pela ação. “Isso resultou na mudança de concepção interna dos cursos de graduação, aumentou o número de publicações e o interesse dos acadêmicos pela Iniciação Científica. Ocorreu, também, mudança no discurso e na prática com a política da pesquisa institucional”. Acrescentou ainda sobre a importância do apoio e incentivo recebido da Fundação Araucária nas ações da universidade.

O EPCT segue até sexta-feira, 25, com apresentação de painéis, comunicações livres, simpósios temáticos e workshops. Nesta edição foram recebidos 376 trabalhos, contemplando 137 painéis e 239 comunicações. Além deles, foram recebidos mais 101 trabalhos completos que foram avaliados e serão publicados nos anais do evento. A programação completa está disponível em www.fecilcam.br/epct
 
< Anterior   Próximo >

Links