Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Enade demonstra melhoria em cursos da Unespar/Fecilcam Imprimir
08/10/2013
O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo Ministério da Educação (MEC). Dos cursos ofertados pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Campo Mourão, quatro se enquadram entre os que participaram da avaliação. Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Turismo e Meio Ambiente foram avaliados a partir das provas aplicadas no ano passado.

Administração e Ciências Econômicas apresentam crescimento das notas. Na comparação com o último exame, realizado em 2009, cada curso avançou um nível. Administração agora tem conceito 4 e Ciências Econômicas alcançou nota 3.

De acordo com o diretor do câmpus, professor Eder Rogério Stela, o resultado deixa toda a comunidade acadêmica feliz. “Os avanços obtidos são significativos para a instituição. O Enade é uma avaliação importante, pois mostra o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores. Não mediremos esforços para que todos os cursos obtenham melhorias”, argumenta.

Ciências Contábeis e Turismo e Meio Ambiente repetiram o desempenho do exame anterior e continuam com o conceito 3. A nota, segundo o Ministério da Educação é o que consideram satisfatório.

Para Stela, o tripé ensino, pesquisa e extensão são fundamentais no processo de formação dos acadêmicos. “O Ensino Superior se constitui a partir dessas três áreas, mas o ensino é o que determina o desempenho dos futuros profissionais e temos uma preocupação em sempre oferecer ações de qualidade. Agora, colhemos parte do que temos executado na universidade”, completa.

Enade – O conceito Enade – que vai em uma escala com notas até 5 – é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição.

Segundo o MEC, entre 2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1 % para 5,4%. Nas instituições públicas, os cursos com nota 4 passaram de 24,5% para 29,8%.
enade.jpg
Conceitos acima de 3 são considerados satisfatórios pelo MEC: todos obtiveram bom resultado 
 
< Anterior   Próximo >

Links