Unespar/Fecilcam será a única universidade participante do PlanTeQ |
28/08/2013 | |
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) será a única instituição de Ensino Superior a participar das ações do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), resultado de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal. O anúncio aconteceu em reunião entre a direção, coordenadores de cursos e chefes de departamentos nesta quarta-feira, 28.
Segundo o diretor de Extensão e Cultura, professor João Marcos Avelar, essa será a segunda vez que a universidade integrará o projeto. “A participação no ano passado nos credenciou para a nova chamada aberta neste ano. Antes, somente o Sistema S [Sesi, Senai, Senac, Sesc, entre outros] efetuavam as ações. São atividades de extensão de grande porte em comunidades com baixo IDH a partir do que se propõe a economia solidária. O trabalho visa desenvolver as regiões e levar esperança para a população”, explica.
As informações sobre o programa foram apresentadas pelo professor, Adalberto Diaz. De acordo com o quadro de demandas da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) as ações deverão ser executadas em seis municípios da região de Ponta Grossa com foco na confecção industrial. “A secretaria analisou as condições de fomentar a geração de renda na região e incentivar a formação de cooperativas e associações de economia solidária”, argumenta.
O projeto é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e pelo Governo do Paraná. A proposta é oferecer, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, pessoas com necessidades especiais e com mais de 40 anos de idade.
As ações do PlanTeQ visam contribuir para a empregabilidade do trabalhador, a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao mesmo tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.
Nos próximos dias o envolvimento da Unespar/Fecilcam com o projeto será discutido entre o corpo docente para planejar o modo e as ações que serão empreendidas.
Projeto foi apresentado em reunião com coordenadores de cursos e chefes de departamentos
|
< Anterior | Próximo > |
---|