Conflitos socioambientais urbanos ganham destaque em mesa-redonda |
21/08/2013 | |
A segunda noite de atividades do Simpósio de Estudos Urbanos (Seurb) na terça-feira, 20, contou com a participação de professores pesquisadores durante a mesa-redonda que apresentou abordagens e desafios dos conflitos socioambientais urbanos. Observando os conflitos configurados na dinâmica das cidades, os palestrantes fizeram apontamentos a partir de estudos desenvolvidos na geografia e na sociologia.
Os responsáveis pelas explanações foram os professores doutores, Francisco de Assis Mendonça (UFPR), Margarete de Costa Trindade Amorim (Unesp) e Ana Lúcia Rodrigues (UEM), mediados pelo professor do departamento de Geografia, Victor de Assunção Borsato.
Entre os apontamentos destacaram que o século passado foi da urbanização, agora vive-se o século da cidade. Diante de alguns problemas enfrentados pelo espaço urbano, discorreram sobre como olhar para os temas na tentativa de solucioná-los e orientar, por exemplo, ações do poder público. “Uma das principais preocupações da Geografia é entender a relação da sociedade com a natureza e buscar compreender a realizar, pois elas estão coexistindo na cidade”, afirmou Margarete.
Quando se fala em socioambiental, os palestrantes explicaram que não se pode associar isso somente às questões naturais, mas a dinâmica do social com o natural dentro da questão temporal.
Ao apresentar um olhar sociológico sobre a temática, Ana Lúcia comentou que a complexidade da sociedade só pode ser entendida e respondida a partir do diálogo entre as diferentes áreas. Em uma de suas falas afirmou que o desenvolvimento local e regional deve romper a agenda competitiva imposta pelo neoliberalismo e partir para um agir em cooperação, bem como respeitar as características de cada município que integram uma região.
O II Seurb é uma realização da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), através do Grupo de Estudos Urbanos (Geurf) vinculado ao departamento de Geografia. As atividades foram iniciadas na segunda-feira e encerram nesta quarta-feira com a palestra “Rede de Cidades na Construção do Espaço Urbano” com a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gilda Maria Cabral Benaduce.
|
< Anterior | Próximo > |
---|