Revista Paranaense de Educação Matemática obtém primeiro Qualis |
06/08/2013 | |
Uma das mais recentes publicações científicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), a Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM) conquistou o primeiro Qualis. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribuiu ao periódico o conceito B3 para a área de Ensino.
Por meio do Qualis, afere-se a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise dos periódicos. A classificação é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. As publicações são enquadradas em estratos indicativos de qualidade.
O conselho editorial comemora o resultado e, como argumenta o editor, professor Fábio Alexandre Borges, o conceito se apresenta como um reconhecimento. “Não apenas daqueles que estão diretamente ligados aos trabalhos de organização da revista, mas, principalmente, de todas as pessoas que acreditaram em nossa proposta, seja como proponentes de textos, pareceristas, organizadores ou compondo o conselho consultivo”, afirma.
Publicada semestralmente em plataforma eletrônica, possibilita o acesso livre a todos interessados e possui, até o momento, dois números. O conselho editorial enfatiza que espera continuar contando com o apoio de todos, pois trata-se de um trabalho contínuo e coletivo de disseminação das pesquisas e práticas de sala de aula.
A terceira edição já está em organização e encerrou o recebimento de trabalhos na última terça-feira, 30 de julho. No entanto, novas propostas de trabalhos podem ser enviadas para avaliação e composição dos próximos números. O e-mail para envio de trabalhos é revista.rpem@gmail.com.
A RPEM foi pensada para divulgar pesquisas em Educação Matemática, bem como contribuir com a formação inicial de acadêmicos de Matemática, a formação continuada de professores que ensinam Matemática e outras áreas afins. O periódico está vinculado ao departamento de Matemática da Unespar/Fecilcam e aos grupos de pesquisa em Educação Matemática de Campo Mourão (Gpemcam) e de Educação Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (Gemtic).
O conselho editorial da publicação é composto pelos professores Fábio Alexandre Borges, Amauri Jersi Ceolim, Cristina Satiê Pátaro, Frank Antonio Mezzomo, Talita Secorun dos Santos, Veridiana Rezende e Willian Beline. Além disso, conta com representantes de diferentes Instituições de Ensino Superior no conselho consultivo.
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