Professor de Geografia é o primeiro pós-doutor da Unespar/Fecilcam |
20/06/2013 | |
O professor do departamento de Geografia, Victor da Assunção Borsato, é o primeiro docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) a obter o título de pós-doutor. Para a conquista desenvolveu estudos junto ao programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O relatório final foi apresentado na quinta-feira, 13, em Curitiba.
O trabalho intitulado “Dinâmica climática do Centro Sul do Brasil” tem área de concentração em Climatologia Geográfica. “Foram oito meses de estudos em que os esforços se concentraram no período da minha licença especial, entre setembro e dezembro do ano passado”, explica o professor.
Segundo Borsato, o pós-doutorado permite um afunilamento no aperfeiçoamento do profissional e gera benefícios, também, para a instituição em que atua. “O pesquisador com esse título se firma muito mais como um pesquisador na área que se dedica. Provavelmente, isso aumente o número de publicações da instituição em periódicos com Qualis”, argumenta.
De acordo com o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela, a existência de professores com qualificação em toda a universidade representa um grande avanço no campo científico. “Com certeza isso também vai refletir no trabalho realizado em sala de aula e contribuir com a garantia da qualidade do ensino”, expõe.
O coordenador do curso de Geografia, professor Marcos Bovo, visualiza que a titulação de Borsato tende a agregar mais alunos para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) em uma área que considera de grande relevância na atualidade. “Com a especialização do professor começamos também a pensar em um futuro programa de mestrado em Geografia para a instituição”, comenta.
Resultados – A pesquisa realizada durante a participação no pós-doutoramento resultou na produção de sete artigos científicos, um deles publicados na edição especial da Revista Geonorte, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os outros foram submetidos para apreciação em periódicos científicos com Qualis A.
Em “A participação da massa Tropical atlântica no estado do tempo no Centro Sul do Brasil”, o primeiro artigo publicado, o professor apresenta um resultado parcial das análises realizadas a partir de cartas sinóticas e de imagens de satélite de Campo Mourão (Paraná), Cáceres (Mato Grosso), Brasília (Distrito Federal) e Caparaó (Minas Gerais).
Em resumo, Borsato explana que a massa Tropical atlântica possui grande importância para o clima da América do Sul, mais especificamente no Centro Sul do Brasil, tanto pelo tempo cronológico de participação quanto pelos estados do tempo que proporciona. Com isso, durante o verão que é uma estação chuvosa, o aquecimento continental e a alta disponibilidade de umidade promovem condições de instabilidade na atmosfera.
Perfil – O professor Victor Borsato é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mesma instituição onde concluiu o mestrado em Geografia e doutorado em Ciências Ambientais. Iniciou as atividades como docente efetivo no câmpus da universidade em 2006. Na instituição, coordena a Estação Climatológica desde 2008 e ministra, atualmente, as disciplinas de Climatologia Dinâmica e Elementos da Pedologia.
Desenvolve pesquisas, especialmente, em geociências e climatologia geográfica com foco na dinâmica atmosférica. Também é sócio da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima).
|
< Anterior | Próximo > |
---|