Professor da Unespar/Fecilcam é conferencista do Ciclo de Leitura Sesc |
04/06/2013 | |
O terceiro encontro do Ciclo de Leitura, realizado pelo Sesc de Campo Mourão, contou com conferência ministrada pelo professor do curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), Fábio André Hahn. A partir do livro “Apologia da História, ou o ofício do historiador”, uma das questões norteadoras do encontro foi como pensar a História no século XXI.
Para tratar do assunto, foi destacada uma série de importantes contribuições da teoria da história de Marc Bloch, autor do livro que tematizou o encontro. Segundo Hahn, o historiador francês do início do século XX, ainda hoje, fascina e influência os estudos da história e grande número de estudantes. Bloch foi preso em 1944 pelo exército alemão que havia invadido o território francês durante a Segunda Guerra Mundial, sendo torturado e fuzilado pela Gestapo.
Além de apontar as contribuições de Marc Bloch, o professor analisou a desconstrução do papel da história durante a década de 1970 e o papel das novas tecnologias no atual contexto.
O encontro aconteceu no último dia 21 de maio, nas dependências do Sesc. Neste ano, o Ciclo de Leitura objetiva discutir História, Memória e Educação. Com as discussões busca-se observar a importância do conhecimento da história e da preservação da memória na construção da civilização ocidental e do processo educativo do ser humano na atualidade.
O próximo encontro do Ciclo acontece no próximo dia 25 de junho, às 19h30, também no Sesc de Campo Mourão. O conferencista será o filósofo, Marco Antonio Faccione Berbel, com o tema “A arte de ler” e tem como indicação o livro “Didascalion: a arte de ler” de autoria de Hugo de São Vitor e tradução de Antonio Marchionni.
Conferência aconteceu no auditório do Sesc Campo Mourão
|
< Anterior | Próximo > |
---|