A etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (Conae) foi lançada na noite desta quinta-feira, 9, no salão da Igreja Presbiteriana do Brasil. A comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) participou do evento e conheceu os procedimentos que serão utilizados nas discussões da conferência municipal agendada para 13 de junho.
Para explicar a metodologia da Conae, a secretária educacional da APP Paraná e integrante do Fórum Estadual de Educação, professora Walquíria Mazetto, proferiu palestra aos presentes. Na oportunidade, também apresentou alguns avanços conquistados e os desafios que ainda existem na educação.
Representando a Unespar/Fecilcam, a professora Dalva Helena de Medeiros, ressaltou a importância da participação de toda a comunidade no debate e na construção das propostas. “Não podemos deixar de lado essa participação. Na conferência temos a oportunidade de falar de questões relevantes e contribuir para a consolidação do Plano Nacional da Educação”.
Na solenidade, a secretária da Educação, Karla Tureck, explicou que a conferência representa a construção de toda política da educação. Com base nisso, comentou que haverá uma preparação com os profissionais de todas as instituições de ensino da rede municipal para tornar público os sete eixos a serem discutidos na Conae e dar subsídios para a fase municipal da conferência.
O lançamento da etapa municipal contou ainda com a presença de diversas autoridades. Entre elas a prefeita, Regina Dubay, o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, os vereadores, Vilma Terezinha e Edson Battilani, representantes do Sindiscam, Núcleo Regional de Educação, Ministério Público e da UTFPR (câmpus Campo Mourão).
Professora Dalva representou a instituição na abertura
Conae – A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Nesta edição, a temática do evento é “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.
As discussões serão realizadas em nível municipal e/ou intermunicipal, estadual e nacional. Para nortear o debate, a conferência foi dividida em sete eixos: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática, participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.
|