A Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) receberá R$ 1,7 milhão para o novo câmpus, às margens da BR-369, saída para Cascavel. O convênio com o governo federal foi assinado nos últimos dias, resultado de uma emenda do deputado federal, Rubens Bueno, apresentada para o orçamento de 2012.
A expectativa é de que o dinheiro seja disponibilizado para a instituição em até 90 dias. Nesse período a comissão do câmpus se organizará para discussão interna sobre a obra a ser implementada e a abertura do processo licitatório.
Com a liberação do recurso o novo câmpus receberá a construção do segundo bloco. A intenção é utilizar o prédio para novas salas de aula e desafogar a falta de espaço que existe atualmente.
Para Rubens Bueno, a Unespar/Fecilcam é um compromisso de todos. Quando anunciou a emenda, lembrou que acompanha a instituição desde o início com a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam) até a estadualização. Além disso, enfatizou ser parceiro no que for possível e importante para a instituição.
Após a assinatura do convênio, a direção já encaminhou um ofício para o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, solicitando auxílio na captação de mais R$ 1,7 milhão junto ao governo do Paraná. O pedido se justifica devido o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Alípio Leal, afirmou que para cada real arrecadado pelo governo federal, o governo do estado se comprometeu em repassar o mesmo valor.
Conheça os espaços do primeiro bloco do câmpus, em vídeo, disponível aqui.
|