Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Encontro aborda a crítica marxista e apresenta peça de Brecht Imprimir
08/04/2013

No segundo encontro de discussões organizado pelo Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) a temática tratada foi a crítica marxista. Realizada na manhã desta segunda-feira, 8, a atividade integra o I Seminário de Teoria, Crítica e Leitura de Obras Literárias.

O encontro foi conduzido pelo professor do departamento de Letras, Devalcir Leonardo. Como apresentou, para Marx a arte tem a ver com a práxis social e na medida em que se observam os problemas, busca-se a resolução.

Após a discussão, foi interpretada a cena do julgamento, escrita por Bertold Brecht em A Exceção e a Regra. O objetivo, comenta o professor, foi fechar a discussão com a peça porque o dramaturgo alemão trabalha com conceitos marxistas como a superação, luta de classe e alienação por meio da arte.

Segundo Devalcir, o teatro começa quando termina, pois Brecht é conhecido por não oferecer nada pronto. “A peça rompe a visão aristotélica que traz o sentimento burguês e apresenta, por meio do distanciamento, uma crítica à sociedade levando os espectadores a aderir essa crítica. Isso ocorre sem ser algo panfletário, leva-se ao estranhamento diante de problemas cotidianos”, explica.

O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela, prestigiou a encenação e destacou que a universidade também é espaço da cultura e convidou o grupo – formado por alunos e egressos – para que reapresentem a peça para a comunidade acadêmica, bem como utilizem a instituição como espaço para outras apresentações. “A peça, embora tenha sido escrita há tempos, se mostra atual e vai continuar com essa característica por muitos anos ainda”, avaliou.

seminario-dialogos-1.jpg
Acadêmicos e egressos da Unespar/Fecilcam interpretaram a peça

Seminário – O grupo de pesquisa, organizador do seminário, está vinculado ao departamento de Letras da Unespar/Fecilcam. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, com apresentações de professores, acadêmicos e egressos.

O primeiro módulo aconteceu em março e o próximo está agendado para o dia 22 de abril com a poética do imaginário a partir das leituras de Bachelard. Os participantes dos encontros receberão certificados, com carga horária relativa à participação nos módulos. Mais informações e o cronograma completo estão disponíveis em www.dialogosliterarios.wordpress.com.

seminario-dialogos-2.jpg
Cena do julgamento, que integra texto de Exceção e a Regra, foi escolhida para apresentação
 
< Anterior   Próximo >

Links