Ex-diretores, professores e agentes universitários aposentados, políticos e autoridades que contribuíram com o processo de constituição da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) serão homenageados nesta quinta-feira, 29, no evento oficial que comemora os 40 anos da instituição. O diretor, professor Antonio Carlos Aleixo, diz que mais do que festejar, o objetivo da solenidade é reconhecer publicamente as pessoas que auxiliaram em diferentes momentos da faculdade.
Vários homenageados e representantes já confirmaram presença. O evento acontecerá às 19h30, no Celebra Eventos. Na oportunidade, o público também será presenteado com a apresentação da Big Belas Band, um grupo formado por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
A comunidade universitária e a comunidade externa, inclusive, ex-alunos estão convidados a participarem do evento. A entrada é gratuita e os interessados devem retirar os ingressos, na instituição, na Secretaria de Cursos e no Gabinete da Direção.
Livro – Outra atividade que acontecerá paralelamente ao evento é o lançamento do livro “Fecilcam: 40 anos, passados. Presente”. Trata-se de uma publicação que contará com um registro da história e alguns aspectos que dizem respeito sobre a instituição.
Na mesma publicação está inclusa a sistematização de dados através do “Indicadores 2012”. Os números que já foram divulgados outras duas vezes em um catálogo exclusivo, desta vez, fará parte do livro.
Big Belas Band fará uma apresentação especial
Breve histórico – A Fecilcam atende aproximadamente 2.600 alunos em cursos de graduação e pós-graduação que são em sua maioria residentes nos municípios da região da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).
Neste ano em que completa as quatro décadas, a Fecilcam também está concluindo o projeto de transformação em universidade. Ao lado de outras seis faculdades isoladas do Paraná, inclusive a Embap, e a Escola Superior de Segurança Pública a instituição já está atuando como Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Criada oficialmente em 24 de agosto de 1972, ainda como fundação de direito privado, a Fecilcam, era mantida pela Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam). Ao longo dos anos, foram promovidos inúmeros debates, travadas várias lutas e conquistados muitos avanços. Uma das conquistas, a estadualização através da lei nº 8.465, de 15 de janeiro de 1987 e o decreto 398, de 27 de abril de 1987.
|