Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
EPCT: Conferência de abertura debate ética na pesquisa científica Imprimir
24/10/2012
Sem levantar casos relacionados a plágio, por considerar que é caso de polícia, o professor da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Educação, Nílson José Machado, falou sobre a ética na pesquisa científica na conferência da abertura do VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT). O assunto é o tema central do evento que começou na segunda-feira, 22, e segue até sexta-feira, 26, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam).

De acordo com o conferencista, vivemos um período em que é fácil não acreditar em nada. Portanto, considera essencial que se tenham claros os fundamentos e princípios da ética. “É preciso acertar os princípios que sustentam a ética na pesquisa, assim como não se pode supervalorizá-la. Atualmente ocorre uma banalização do que seja pesquisa. Muitas ações são projetos, capacitação ou têm outros rótulos, mas não são, de fato, pesquisa”, argumentou.

Machado que possui experiência com ênfase em fundamentos da educação, atua principalmente em temas como conhecimento, inteligência, alegoria, ensino, epistemologia e didática. Nesse sentido, apresentou aos participantes da conferência alguns desvios que ocorrem na pesquisa. Também expôs os caminhos que devem ser observados no processo de produção dos estudos científicos, respeitando questões éticas e morais.

A conferência contou ainda com a apresentação da Comitiva da Viola, grupo integrante da Orquestra Violônica de Farol. Formada por crianças e adolescentes, a comitiva tem por objetivo promover a sociabilização por meio da música de raiz.
epct2012-conferencia.jpg
Nílson José Machado conferencista da abertura
epct2012-nilson.jpg
epct2012-viola.jpg
Comitiva da Viola de Farol se apresentou
 
< Anterior   Próximo >

Links