Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
EPCT inicia com mais de 400 trabalhos inscritos Imprimir
23/10/2012

Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do Encontro de Pesquisa Científica e Tecnológica (EPCT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), na noite de ontem, 22, no Celebra Eventos. Nesta edição, o evento conta 421 trabalhos contemplando 119 painéis, 115 comunicações, 100 comunicações vinculadas aos simpósios temáticos e 87 trabalhos completos publicados nos anais.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) e do evento, professor Fábio André Hahn, o encontro já se consolidou no meio acadêmico da instituição. “O evento vem se ampliando ao longo dos anos proporcionando um espaço de troca de experiências de pesquisa e alavancando o processo de consolidação dos programas de Iniciação Científica, que conta atualmente com bolsas de incentivo de várias agências de fomento”, citou.

epct2012-abertura.jpg
Acadêmicos, professores e participantes dos programas de Iniciação Científicia e PDE prestigiaram a abertura

O EPCT está na 7ª edição e tem por objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas na universidade e em outras Instituições de Ensino Superior nas diversas áreas do conhecimento. A maioria dos trabalhos apresentados é referente a projetos de pesquisa dos alunos dos programas de Iniciação Científica.

O vice-diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela, lembrou a trajetória da instituição nos 40 anos desde a fundação até o atual momento de transformação em universidade. Para ele, o grande desafio da universidade é formar pessoas capazes de buscar conhecimento e saber utilizá-los. “Por meio da pesquisa, é possível encontrar as respostas para muitas das perguntas que surgem. Nessa perspectiva, a inserção do aluno de graduação e do Ensino Médio em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades de um profissional e estimular a formação deles para a pesquisa”, pontuou.

Ainda estiveram na conferência de abertura, professores, acadêmicos da Unespar/Fecilcam, alunos de iniciação científica, professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), o secretário geral, professor Sérgio Luiz Maybuk; o pró-diretor de Pesquisa, Pós-graduação, Ensino, Extensão e Cultura, professor Frank Antonio Mezzomo; a diretora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Cristina Satiê Pátaro; e a diretora de Cultura e Extensão, professora Maria José Pereira.

O EPCT conta com apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). As atividades seguem até sexta-feira, 26. Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site oficial www.fecilcam.br/epct

epct2012-abertura-eder.jpg
Vice-diretor ressaltou importância da pesquisa e os desafios da universidade
epct2012-abertura-fabio.jpg
Coordenador do Nupem e do EPCT reforça consolidação do evento
 
< Anterior   Próximo >

Links