A Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) ofereceu uma semana de atividades culturais para a comunidade acadêmica. Na noite de quarta-feira, 12, aconteceu a primeira apresentação, o espetáculo “O caixeiro da Taverna”. A ação foi realizada com o objetivo de marcar os 40 anos de fundação da Faculdade Estadual de Letras e Ciências de Campo Mourão (Fecilcam).
O público prestigiou a peça do grupo Trapos, no pátio da instituição, em clima de descontração. A peça, de autoria de Martins Pena, tem exagero da comédia com situações e personagens. O autor acumula o burlesco sobre o ridículo, no intuito de melhor divertir o público, provocando o riso abundante e descomedido.
Os atores interpretam a história de um português extremamente ambicioso, clandestinamente casado no Brasil, com uma costureira, irmã de um sargento de fuzileiros. A maior ambição de Manuel é conseguir ser “sócio” da viúva proprietária da taverna, onde trabalha na função de caixeiro.
Após a apresentação, o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, lembrou a época de estudante da instituição que viveu e discutiu, no mesmo espaço da apresentação, a cultura com dois dos atores da peça, egressos da faculdade. “Uma universidade se faz com ensino, pesquisa, extensão e a cultura também deve ser incorporada nesse ambiente. Quero mais cultura dentro da universidade”, disse.
O Grande Dia – Já, na noite de sexta-feira, 14, foi a vez do grupo Dunada exibir a peça “O Grande Dia”. O espetáculo foi apresentado no anfiteatro e também arrancou muitos risos do público.
A peça tem direção de Vanusa Eloisa, acadêmica da Unespar/Fecilcam, e texto da Companhia de Teatro Manicômios, de Minas Gerais, e conta a passagem de um grande dia de uma pequena cidade cheia de histórias.
Ambos os grupos contam com apoio técnico e logístico da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam), através da Coordenação de Ação Teatral (CAT).
Mais fotos das apresentações em nossa página oficial no facebook: www.facebook.com/fecilcam.
Fotos acima, do espetáculo "O caixeiro da Taverna"
"O Grande Dia" provocou muitas risadas no público
|