As atividades desenvolvidas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) no primeiro semestre foram apresentadas na sexta-feira, 24, durante assembleia geral. Entre os relatos, o diretor da instituição, professor Antonio Carlos Aleixo, e os pró-diretores trataram de temas como orçamento e planejamento, investimento em melhorias na infraestrutura, construção do primeiro bloco do novo campus e atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Confira abaixo, um resumo de alguns dos assuntos tratados:
Infraestrutura – Um dos destaques é para as melhorias na infraestrutura que estão em execução desde o início do ano. A Unespar/Fecilcam já recebeu nova pintura e cobertura, realizou troca do piso na rampa e escadas de acesso do bloco E, instalou persianas em salas e laboratórios, a biblioteca ganhou climatização.
Outras ações estão previstas para o prédio como a troca de bebedouros, readequação das calçadas externas e reforma das entradas laterais. A universidade também está finalizando a reforma e troca de equipamentos de cinco laboratórios de informática e construção do primeiro bloco do novo campus, às margens da BR-369.
Ensino – Neste ano, a Unespar/Fecilcam integrou novos professores efetivos. Com a última posse, quando participaram oito professores, a instituição passou a ter 129 professores efetivos. Deste total, 41 estão em fase de doutoramento e três concluindo mestrado.
Pesquisa – Por meio do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem), a instituição tem 27 projetos de Iniciação Científica, financiados pela Fundação Araucária e CNPq, com alunos do Ensino Médio no IC-Jr e IC-EM. Do biênio 2011/2012 concluiu 80 projetos de Iniciação Científica com os acadêmicos da graduação e outros 93 estão em fase inicial para o biênio 2012/2013.
Extensão – Projetos como o Cine Fecilcam e o Edufruti foram novamente aprovados para continuar as atividades através do programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Além disso, as novidades são os projetos Letramento Matemático e Bom Negócio Paraná.
Ainda, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Unespar/Fecilcam inicia neste ano, seis projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). É a primeira vez que a instituição é selecionada no programa que propõe a formação inicial de docentes para os acadêmicos de licenciatura e a formação continuada aos professores dos colégios que serão atendidos.
Publicações – Além das revistas já em circulação, Revista Nupem e Revista Geomae, a Unespar/Fecilcam lança neste semestre, pelo menos, outros dois periódicos: a Revista Educação e Linguagens e a Revista Paranaense de Educação Matemática. Ambas estão em processo de finalização e a Revista Gestão e Inovação está em formatação.
Pela editora, por exemplo, também foram lançados seis livros. São eles: Indicadores 2011: Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura; Educação, identidades e patrimônio; Constituições de territórios paranaenses: olhares da história; In Uno Spiritu: bispo e sociedade, Igreja e conflitos sociais; O novo perfil metalúrgico do ABC e Estações de tratamento de esgoto por zona de raízes.
Avaliação Institucional – Neste ano, uma das ações que serão desenvolvidas no segundo semestre e que já foi citada na assembleia é a avaliação institucional. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) já foi formada e está elaborando as perguntas que irão compor os questionários.
A coordenadora da Comissão, professora Neusa Coppola, lembrou que a última pesquisa realizada na universidade foi em 2009 e que serve de parâmetro para melhorar áreas que apresentem problemas.
|