Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Diálogos Literários inicia com discussão sobre Guimarães Rosa Imprimir
23/08/2012

Com o tema “Um olhar para além das fronteiras” foram abertas, na noite desta quarta-feira, 22, as atividades do I Encontro de Diálogos Literários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam). O evento propõe a reflexão e o fortalecimento da literatura com palestras, minicursos, comunicações e painéis que acontecem na própria instituição e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão).

Realizado pelo grupo de pesquisa em Diálogos Literários, vinculado ao departamento de Letras, a coordenadora do curso e do grupo, professora Mônica Sócio Fernandes, explicou que o evento nasceu dos encontros periódicos realizados pelo grupo de pesquisa e da necessidade de compartilhar os estudos desenvolvidos. “Nós pensamos a literatura de forma mais ampla e com isso queremos contribuir para a formação humana e consciência crítica”, justificou.

As marcas sociais presentes na obra de Guimarães Rosa tematizaram a palestra de abertura. O livro Grande Sertão Veredas foi utilizado para as abordagens realizadas pela professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), doutora Rita das Graças Felix Fortes. Para a palestrante, o autor expõe a base social de forma muito clara em sua obra. “Guimarães Rosa escreve sobre um contexto social claramente delimitado e produz algo que transcende de uma sociedade arcaica posta, mas que ainda é vigente”, pontuou.

 

dialogos-publico.jpg
Palestra de abertura aconteceu no anfiteatro da UTFPR
Participação – O Encontro recebeu mais de 250 inscrições nas diversas modalidades de participação disponíveis. Além dos trabalhos originados na própria Unespar/Fecilcam, a coordenação do evento aprovou produções de Instituições de Ensino Superior renomadas e de diferentes locais como a Unespar/Fafipa (Paranavaí), Universidade de São Paulo (USP), universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e da Integração Latino-Americana (Unila).

Na abertura estiveram presentes congressistas, acadêmicos e professores da instituição, o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo e o pró-diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura, professor Frank Antonio Mezzomo.

As atividades que iniciaram na tarde de ontem, com minicursos, seguem até sexta-feira, 24, e a programação completa está disponível em www.fecilcam.br/dialogosliterarios.

Grupo de Pesquisa – De acordo com a líder do grupo, professora Mônica, as discussões e a atuação do grupo de pesquisa em Diálogos Literários ocorrem por acreditar na transformação de uma sociedade livre e justa que opera de forma inversamente contrária ao universo da alienação em que as relações têm sido pautadas na fragmentação, na unilateralidade e falta de consciência sobre a própria existência.

O grupo surgiu em 2007 da necessidade de aprofundar os estudos e pesquisas na área literária, em 2007. Hoje é formado por seis professores e 18 estudantes que estão com pesquisas orientadas em programas de Iniciação Científica, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), na graduação e pós-graduação.
dialogos-rita.jpg
Professora Rita Felix Fortes ministrou palestra inicial
dialogos-cicero.jpg
"Passagem": esquete poética com trechos de poesias de escritores consagrados

 

 
< Anterior   Próximo >

Links