Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
GERA apresenta resultados de pesquisas em Corumbataí do Sul Imprimir
20/08/2012
Os resultados parciais de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Regional e Ambiental (GERA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) foram apresentados na noite de sexta-feira, 17. O grupo realizou no anfiteatro da instituição o III Seminário de Estudos Regionais Ambientais.

Os dados compartilhados têm como base informações referentes ao município de Corumbataí do Sul. Um dos objetivos dos estudos é disponibilizar, de forma sistematizada, um banco de dados que possibilite auxiliar a definição de políticas públicas adequadas para o município.

De acordo com a líder do GERA, professora Nair Glória Massoquin, Corumbataí do Sul foi escolhido para as pesquisas devido o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que apresenta. “Esse foi um critério que usamos levando em consideração que poderíamos não só levantar os números, mas obter resultados e soluções para contribuir com o crescimento da cidade”, justificou.

As linhas de pesquisa que integram o grupo buscam realizar estudos na área da educação que enfatizam a relação do homem com o meio e suas relações sociais e estudar a influência dos elementos da paisagem e formas de planejamento para o desenvolvimento econômico territorial.

Para o pró-diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura, professor Frank Antonio Mezzomo, a atividade tem relevância, pois consolida e extrapola os limites da pesquisa. Também pondera que a temática é importante, pois tem caráter de inserção social. “É um tema que não fica somente na universidade, mas contribui com o entendimento e envolvimento da realidade regional”, argumentou.

Acadêmicos e professores de diferentes cursos da universidade e do Centro Técnico de Ensino Superior do Médio Oeste Paranaense (Ctesop), bem como representantes de Corumbataí do Sul estiveram no seminário. Os acadêmicos do Ctesop, inclusive, apresentaram a peça “O Desperdício”. Resgatando a técnica do cinema mudo, incentivaram os presentes a refletirem sobre o desperdício e as consequências sociais e econômicas que causa.

Informativos – No seminário o GERA apresentou, oficialmente, uma publicação com informações sintetizadas sobre Corumbataí do Sul e um CD com resumos expandidos dos estudos iniciados pelos integrantes do grupo. O material será disponibilizado no município, especificamente na prefeitura, para que seja utilizado como fonte de informação e contribua com as ações a serem implantadas no local.

Grupos de Pesquisa – O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, explica que a formação dos grupos de pesquisa faz parte de um projeto para elevar a Fecilcam como campus da Unespar. “Uma universidade não existe sem ensino, pesquisa e extensão. E aqui, em nossa instituição, a pesquisa começa apresentar os primeiros resultados dessa inteligência produzida nos grupos de pesquisa e que contribuem com o desenvolvimento das áreas estudadas”, afirmou durante o evento.

Dos 17 grupos de pesquisa existentes na instituição, o GERA é o que está em há mais tempo em atividade. Ele tem característica multidisciplinar e reúne, entre os membros, 11 professores e oito acadêmicos cadastrados.

Embora tenha iniciado os trabalhos em 2001, a líder do grupo comentou que o cadastro junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) só foi oficializado em 2006. Além disso, já foi publicado o livro “Estudos Regionais: enfoques socioeconômico, ambiental, educacional e da paisagem”.
gera-seminario1.jpg
Professores ressaltaram atividades do GERA e grupos de pesquisa da universidade
gera-seminario2.jpg
Público formado por acadêmicos, professores, pesquisadores e representantes de Corumbataí do Sul
 
< Anterior   Próximo >

Links