A Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) recebe até segunda-feira, 6, as inscrições para os interessados em participar do processo de seleção de bolsistas para o programa Bom Negócio Paraná. Estão em oferta seis vagas destinadas para acadêmicos e recém-formados dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.
As inscrições devem ser entregues no Protocolo Geral da universidade conforme o horário de expediente. A coordenação salienta que não será aceito entrega de material por correio ou e-mail. Os documentos necessários para concorrer as vagas estão especificados no edital disponível no site www.fecilcam.br/usf.
Para os recém-formados, o processo de seleção será composto por análise de curriculum vitae/Lattes, prova escrita, prova didática e entrevista. Já para os bolsistas graduandos não ocorrem a prova de didática. Na prova escrita, os candidatos deverão produzir uma redação que versará sobre o mundo dos negócios.
O programa Bom Negócio Paraná integra as atividades do Universidade Sem Fronteiras e é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Documentação – A ficha de inscrição para participar da seleção está anexada ao edital. Além dela, os candidatos devem entregar a cópia de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de regularidade com as obrigações eleitorais e curriculum vitae ou Lattes. Os graduandos devem apresentar ainda o comprovante de matrícula e histórico escolar. Já aos graduados é obrigatória a cópia da carteira de habilitação (no mínimo categoria B), diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso e histórico escolar.
Objetivos – Durante 12 meses os selecionados atuarão na capacitação e orientação a micro, pequenos, médios e informais empreendedores. As atividades serão supervisionadas por professores da Unespar/Fecilcam e têm como foco fazer com que os empreendedores melhorem o gerenciamento dos seus negócios e promovam o desenvolvimento local com vistas à criação de emprego e geração de renda.
Segundo a diretora de Extensão e Cultura, professora Maria José Pereira, o programa visa ainda fortalecer as atividades empreendedoras nos municípios a serem atendidos, estimulando o cooperativismo e a formalização de empresas. “Essa é uma oportunidade em que os bolsistas poderão colocar em prática o que aprenderam e aprendem no cotidiano universitário. Da mesma forma, vão estar em um ambiente de visualização e enfrentamento de situações reais do trabalho”, pontua.
Coordenador do Universidade Sem Fronteira durante recente reunião de apresentação do novo programa
|