O artigo do professor do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), doutor Victor da Assunção Borsato, foi aceito pelo conselho editorial da revista Geografia. Com o título “O balanço hídrico em Campo Mourão e os sistemas atmosféricos”, o trabalho é um recorte do projeto institucional de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (TIDE) que o docente desenvolve com a egressa Gabriela Calderon.
A revista Geografia é uma publicação da Associação de Geografia Teorética (Ageteo), vinculada a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e tem o conceito Qualis A2, o que a caracteriza como uma revista científica de alto nível na grande área de Ciências Humanas, sub-área de Geografia. O periódico tem novas edições a cada quadrimestre e a missão é divulgar o conhecimento científico geográfico no Brasil e no exterior.
Pesquisa – De acordo com Borsato, o projeto de TIDE que realiza tem como título “A dinâmica atmosférica no Centro Sul do Brasil”. Porém, no artigo discorre sobre estudos realizados com base em dados coletados na Estação Climatológica. “Utilizamos os dados da chuva e temperatura média mensal. A principal finalidade do balanço hidríco foi identificar os períodos de deficiência ou de disponibilidade de água no solo para a agricultura”, explica.
Outras publicações – O professor também publicou, na revista Geografia em Questão (Qualis B4), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o artigo “A La Niña e a dinâmica atmosférica em Campo Mourão na primavera de 2010”.
Na edição especial da Revista Geonorte, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ainda foram publicados outros três artigos produzidos com orientandas do curso de Geografia da instituição.
Estação Climatológica – Localizada nas proximidades do Colégio Agrícola, a Estação Climatológica está sob responsabilidade do departamento de Geografia da Unespar/Fecilcam desde 1991. Ela é resultado de um convênio entre a universidade e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A estação é utilizada para fins educacionais, atendimento à educação básica e superior, em especial aos acadêmicos do curso de Geografia, agricultores do município e região, bem como promover cursos de extensão, estágio supervisionado para Plotador Meteorológico e desenvolvimento de pesquisa.
Dados para pesquisa foram coletados na Estação Climatológica
|