O projeto de auditoria social do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social) – que envolve mais de 350 estudantes e professores das sete universidades estaduais do Paraná, terá sua primeira fase concluída na próxima semana, nos 5 e 6 de julho, no Canal da Música, em Curitiba.
O evento de encerramento, dividido em duas etapas, irá apresentar os resultados e debater o futuro do projeto. No primeiro dia, a solenidade contará com a presença do jornalista Caco Barcellos, diretor do programa “Profissão Repórter”, da Rede Globo, que fará uma palestra de abertura.
No dia 06 de julho, às 8h30, os participantes do PAF Social vão participar de painéis, apresentando os resultados do trabalho de auditoria social e do desenvolvimento de indicadores de gestão pública municipal, realizados em mais de 110 municípios do Estado.
Os acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) vão participar do evento acompanhados do diretor, professor Antonio Carlos Aleixo, do coordenador, professor Sérgio Luiz Maybuk, e dos orientadores, professores Analeia Domingues e João Marcos Borges Avelar.
Na instituição, o projeto teve como objetivo desenvolver um estudo sobre o funcionamento do transporte escolar em Araruna e Goioerê. Uma das etapas foi a realização de pesquisa com a população dos municípios.
“Vamos receber o resultado do trabalho, analisar, submeter aos Conselheiros e depois levar para as comunidades, a fim de sensibilizar aos governos sobre a necessidade da adoção de procedimentos que venham a corrigir erros e práticas administrativas”, explica o presidente do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães.
O projeto, que é inédito no país, apontará resultados de auditorias realizadas em municípios selecionados nas áreas de resíduos sólidos urbanos, aquisição e distribuição de medicamentos e transporte escolar. Também serão apresentados os resultados dos indicadores de gestão pública definidos nas áreas de educação e saúde. Os temas foram sugeridos pelas próprias Universidades.
Participação – Além da Unespar e seus campi de Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí, participam do projeto as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do Centro-Oeste (UNICENTRO), de Ponta Grossa (UEPG), e do Norte do Paraná (UENP).
Acadêmicos realizaram pesquisa sobre o transporte coletivo em Araruna e Goioerê
|