Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Cine Fecilcam comemora um ano atendendo 10 mil pessoas Imprimir
19/06/2012
Com a proposta de tornar a sétima arte mais acessível, o Cine Fecilcam tem percorrido os municípios da região de Campo Mourão há um ano. Nesse período, pelo menos 10 mil pessoas já participaram das exibições que chegaram também em comunidades rurais e distritos. Para marcar o primeiro ano de atividades, a coordenação realizou mais uma exibição pública.

Na sexta-feira, 15, o público se reuniu em frente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) para assistir ao filme “O Lamparina”. Como mantém simultaneamente o Projeto Mazzaropi, o Cine Fecilcam tematizou a ação lembrando o centenário do cineasta. Em abril deste ano, Amâncio Mazzaropi completaria 100 anos. Embora muito criticado por fazer cinema para o povo, morreu sem ser reconhecido e previa que iriam homenageá-lo após sua morte.

Além de difundir a cultura pela região, o Cine Fecilcam nasceu com o objetivo de aproximar a instituição da comunidade que atende. As exibições, sempre gratuitas, acontecem em praças públicas, vilarejos, áreas rurais, escolas e em eventos educacionais.

Representando os municípios já visitados, o professor José de Souza Santos, do departamento de Cultura de Luiziana destacou a importância do Cine Fecilcam afirmando que o projeto sensibiliza todos e dá a oportunidade para que o público se sinta em um cinema a céu aberto. “Pudemos perceber o encantamento e o contentamento da população após a passagem do Cine Fecilcam em nosso município”, frisa.

As exibições contam sempre com filmes nacionais e documentários latino-americanos. Segundo a orientadora do projeto, professora Nair Massoquim, a expectativa é que o Cine Fecilcam contribua com a identidade regional e nacional, amplie a leitura de mundo do público por meio do diálogo com o cinema e diminua o prejuízo da formação cultural da população.

Idealizado pela professora Áurea Andrade Viana Andrade, ela acrescenta que a criação foi motivada após uma análise do perfil da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), incluindo renda, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e existência ou não de aparelhos de cultura.

O Cine Fecilcam percorre a região numa van equipada com telão, equipamento de som, projetor e cadeiras, adquiridos com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária e Fundo Paraná. Agora, o projeto foi novamente aprovado em edital do programa Universidade Sem Fronteiras e continuará com as atividades.
cine-1ano.jpg
Exibição reuniu o público em frente à Unespar/Fecilcam
 
< Anterior   Próximo >

Links