Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui:
Audiência discute ocupação de áreas próximas ao novo campus Imprimir
17/05/2012

Em audiência convocada pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão, representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campo Mourão) discutiram a ocupação das áreas às margens da BR-369. No local, já funciona a UTFPR e está em construção o primeiro bloco do novo campus da Unespar/Fecilcam.

O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, apresentou informações sobre a universidade em geral, bem como especificou os dados do campus de Campo Mourão como o número de alunos, agentes universitários e docentes, cursos ofertados, infraestrutura disponível e o projeto do novo campus.

O diretor da UTFPR-CM, professor Narci Nogueira, também fez uma explanação demonstrando a estimativa da quantidade de alunos até 2014 na instituição e o Plano de Expansão do Campus para os próximos 15 anos.

Na audiência, os diretores reforçaram a necessidade de mais espaço para a realização das atividades dos cursos que ofertam e para novas ações que planejam implantar. Aleixo, por exemplo, apontou que no atual prédio da universidade já são enfrentados problemas de falta de espaço para abrigar alunos e atividades.

Acadêmicos e funcionários das universidades acompanharam a discussão que ocorreu no auditório da Casa da Cultura e durou mais de duas horas. Uma das preocupações é que as instituições querem que sejam reservadas áreas para a expansão dos campi. Segundo alguns dos presentes, a lei que garante a reserva já foi aprovada, porém a prefeitura ainda não publicou no Diário Oficial.

Durante a discussão estiveram presentes: a secretária municipal do Planejamento Julieta Brito de Lima, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (AREA-CM) Júlio César Campanha, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) Marcelo Chiroli, a representante da Agenda 21, Lidia Tomoco Mizote, e os vereadores Sidnei Jardim e Eraldo Teodoro de Oliveira. Na ocasião, todos expuseram seus argumentos sobre o assunto tematizado e os vereadores receberam um ofício do Conselho das Cidades (Concidades CM), solicitando a publicação da lei e ressaltaram as penalidades que a administração municipal pode sofrer pelo não cumprimento.

Para o diretor da Unespar/Fecilcam, a discussão é importante e a participação dos acadêmicos, como ocorreu, demonstra o interesse de todos pelo desenvolvimento e melhorias da cidade. “É preciso se pensar no crescimento, pois ele é inevitável e isso tem que ocorrer de forma organizada e planejada”, completa Aleixo.

audiencia-campus1.jpg
Representantes das universidades, adminstração municipal e sociedade civil organizada participaram
audiencia-campus2.jpg
Diretor apresenta informações da Unespar/Fecilcam
 
< Anterior   Próximo >

Links