Jorge Pagliarini Junior

E-mail para contato: palhajr@yahoo.com.br

Currículo Lattes

 

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Mestre em História pela UNIOESTE (2009). Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2015). No mestrado estudou memórias de agricultores reassentados em Cascavel- PR,quando da construção da usina de Salto Caxias, PR; no doutorado analisou a migração de retorno de paranaenses vindos da Amazônia Legal. Nas duas pesquisas trabalhou com a metodologia da História Oral e com a relaçãomemória e identidade. Atualmente tem pesquisado o conteúdo dos históricos de sites municipais, dialogando com o campo da História Pública e com a relação entre Sociedade e Natureza. Outra área de atuação tem sido a do ensino de História, com orientação do PIbid de História em 2014, além de orientações do PDE. Na graduação ministra as disciplinas de História Cultural, História Moderna e Antropologia Cultural.

 

Disciplinas ministradas no curso de História

Antropologia Cultural - 1º ano

História Moderna - 2º ano

História Cultural - 4º ano

 

Horário de atendimento aos acadêmicos

Segunda a sexta feira, das 13h30min às 17h

 

Informações adicionais

Artigos completos publicados em periódicos

PAGLIARINI JUNIOR, Jorge. Colonos ou reassentados: disputas políticas e identitárias em torno da construção da prainha do reassentamento São Francisco de Assis (1995-2009). Revista Nupem. Vol. 3, No 4. 2011.

PAGLIARINI JUNIOR, Jorge. Colonizar, urbanizar e agora preservar: colonização e políticas ambientais a partir do estudo de memórias de moradores de Campo Mourão – PR (1960- 2013). Fronteiras: Revista de História. Vol 15, No 27. 2013.

PAGLIARINI JUNIOR, J.. Nas memórias de fronteiriços: a fronteira falada, a fronteira atravessada (resenha). História Oral (Rio de Janeiro), v. 18, p. 247-251, 2015.

PAGLIARINI JUNIOR, J.; VEDOVATO, F. . COLONIZAR, URBANIZAR E AGORA PRESERVAR: COLONIZAÇÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS A PARTIR DO ESTUDO DE MEMÓRIAS DE MORADORES DE CAMPO MOURÃO - PR (1960- 2013). 15, v. 27, p. 89-103, 2013.

PAGLIARINI JUNIOR, J.. Lutas por terra e por memórias:o papel da Comissão Regional dos Atingidos por Barragem no Rio Iguaçu (CRABI) na construção do Reassentamento São Francisco de Assis, Paraná, Brasil (1995-2009). Historia, Voces y Memoria, v. v. 3, p. 89-104, 2010.

PAGLIARINI JUNIOR, J.. Reconstruindo territórios e identidades: o processo de inserção dos moradores do reassentamento São Francisco de Assis nas cidades de Corbélia e Cascavel-Paraná. Espaço Plural (Unioeste), v. 20, p. 130-139, 2009.

 

Livros publicados/organizados ou edições

LUCENA, M. I. C. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas. Vol. II. 1. ed. SEED/PR., 2014. (Cadernos PDE), 2013. v. II. 37p.

 

Capítulos de livros publicados

PAGLIARINI JUNIOR, J.. TERRITORIALIDADE NAS E PELAS MEMÓRIAS: O REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS E OS USOS DA TERRA E DAS CIDADES (1995-2009). In: DUARTE, Geni Rosa; FROTCHER, Méri; LAVERDI, Robson; WADI, Yonissa Marmit;. (Org.). Experiências e memórias de deslocamentos no Oeste do Paraná. 1ed.Cascavel-PR: Gráfica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2014, v. 1, p. 77-98.

GRIGATO, N. M. C. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . O ACERVO MATERIAL NA SALA DE AULA: Relações de Trabalho no Processo de Ocupação do Município de Juranda (1950 a 1970) a partir do Acervo Material/Memorial da Casa da Cultura Municipal. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense:produção didático-pedagógica, 2010. 1ed.Curitiba: SEED/PR., 2014. (Cadernos PDE), 2014, v. v1, p. 1-35.

SILVA, E. G. M. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . AS FESTAS DO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ-PR (1960-1990) A PARTIR DE FOTOGRAFIAS: um estudo de identidades culturais e patrimônio histórico na sala de aula?. In: SEED/PR. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 1-43.

NASCIMENTO1, M. L. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . Imagem e discurso da cidade: estudo comparado de fotografias sobre a construção da cidade de Ubiratã 1950 aos dias atuais a partir das problemáticas ambientais. In: SEED/PR. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. 2ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 1-29.

FAGA, Edileusa Silva. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . Parque Memorial Quilombo dos Palmares e o Patrimônio Histórico-Cultural no Ensino de História. In: SEED/PR. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 1-25.

DAMASCENO, Mereide F. Z. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . O LIXO INCOMODANDO A HISTÓRIA: ESTUDO DE POLÍTICAS E DISCURSOS SOBRE O LIXO NO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ DE 1990 AOS DIAS ATUAIS. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 1-24.

BRESSAN, Roseli. A. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . FESTAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO HISTÓRICO EM SALA DE AULA: ESTUDO DA FESTA DE PEÃO DE PÉROLA. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 1-22.

RODRIGUES, Maria. Jussara. N. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . ENSINO DE HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE: história local, políticas, discursos e usos da água no município de Ubiratã-PR (1990-2012). In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. v1, p. 22-43.

 

 

 

 

 

Publicado em 23/09/2016

Colegiado de História - Unespar - Campus Campo Mourão