Bruno Flávio Lontra Fagundes

E-mail para contato: parabrunos@gmail.com

Currículo Lattes

 

GRADUADO em História - Bacharelado, 1987; Licenciatura, 1988 - MESTRE em Estudos Literários (2000) - DOUTOR em História (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral (2009) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris.Tem experiência na área de História em atuação docente no Ensino Básico (3 anos) e Ensino Superior (9 anos). Atuou com planejamento, organização e execução de arquivos privados, assessoramento a políticas de patrimônio histórico-cultural, participação em edição crítica de textos históricos, assessoria/consultoria/pesquisa para reforma de exposições permanentes de museus e centros de cultura e como historiador do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Esteve em iniciativas de difusão de conhecimento histórico de caráter extensionista voltada para públicos não-especialistas durante 2 (dois) anos junto às Rádio UFMG Cultural e Educativa, em 2006 e 2009, e junto à Rádio Bom Jesus, em Conceição do Mato Dentro (MG). Tem in-teresse nos campos de conhecimento voltados: às relações entre História e Memória; Cultura, Sociedade e Linguagens; História Cultural, Literatura e História do Livro e da Leitura; História e Espaços não-formais de Educação; discussão teórica sobre fins e funções da História; História, Teoria da História e Historiografia, relação Teoria da História disciplina acadêmica e História matéria escolar, Ensino de História e tem particular interesse no tema da formação do historiador/espaços de formação do professor de História e nas reflexões e ações relativas a espaços de atuação de profissionais no mercado para formados em História. Tem interesse no campo da História de Cursos de História, e, atualmente, a nível de pós-doutoramento, desenvolve pesquisa sobre a História do curso de His-tória da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvido sob supervisão de professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor efetivo do curso de Histó-ria da UNESPAR (Campus de Campo Mourão), integra o Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão, oferecendo, em co-responsabilidade, a disciplina Literatura e Outras Linguagens: Relações Dialógicase o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST). Coordena, em conjunto, a sub-área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UNESPAR, campus de Campo Mourão e é Coordenador de Estágio obrigatório do curso de História nesta instituição.

 

Disciplinas ministradas no curso de História

Teoria da História I - 1º ano

Estágio supervisionado I - 3º ano

Estágio supervisionado II - 4º ano

 

Disciplinas ministradas em Programas de Pós-Graduação

História do Ensino de História - Mestrado Profissional em Ensino de História (Unespar)

Literatura e outras linguagens: relações dialógicas - Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (Unespar)

 

Horário de atendimento aos acadêmicos

 

Informações adicionais

Artigos completos publicados em periódicos

LUZ, L. M.; FERNANDES, M. L. S.; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. A POLÊMICA DO SAMBA ENTRE NOEL ROSA E Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 36-53, 2015.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Entre tradição, inovação e renovação: sobre cursos de História brasileiros. Saeculum (UFPB), v. 32, p. 159-181, 2015.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DUTRA, E. F.. MODERNIZAÇÃO HISTÓRICA, modernidade gráfica e tradição literária: a cultura brasileira de massa na literatura de Guimarães Rosa. Locus (UFJF), v. 21, p. 29-50, 2015.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; Fábio André Hahn. História e Realidades on line: colocações sobre produção, difusão e ensino. ENTREVISTA COM Bruno Leal. Revista NUPEM (Impresso), v. 6, p. 11-25, 2014.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. O passado, o presente e o futuro dos historiadores. Dialogos (Maringa), v. 18, p. 661-686, 2014.
 
FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Será possível fazer de outros modos? Configurações e práticas da disciplina História segundo algumas de suas teorias. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 18, p. 404-409, 2014.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. História, historiador e identidade profissional. Sobre a história do curso de História da Universidade Federal do Paraná. Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 27, p. 295-315, 2014.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. ESPECIALISTAS E AMADORES DA CIÊNCIA HISTÓRICA: a criação do curso de Mestrado em História da UFPR, em 1972. História & Ensino (UEL), v. 20, p. 7-29, 2014.


FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. PARA QUE FEITOS ADMIRÁVEIS NÃO SE APAGUEM DA MEMÓRIA Por uma perspectiva historiadora de análise da literatura de Guimarães Rosa. História & Perspectivas (Online), v. 46, p. 435-460, 2012.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. RESENHA de Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia.. História da Historiografia, v. 9, p. 247-254, 2012.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Instrução, educação e sentimento nacionais: os Brasis imaginados de José Veríssimo e Guimarães Rosa. Locus (UFJF), v. 17, p. 151-171, 2011.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Livros, Leitura, História Cultural, Teoria da História Reflexões. RESENHA de Livro. Revista de Teoria da História, v. ano 2, p. 172-177, 2010.


Livros publicados/organizados ou edições

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. As estórias a favor da História: as Efemérides Mineiras, de José Pedro Xavier da Veiga. 1. Ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014. V. 1. 116p.

 

Capítulos de livros publicados

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; HAHN, F. A.. VELHA PRÁTICA DE FORMAR PROFESSORES segundo novos paradigmas: o PIBID e algumas questões atuais para a história escolar e a universitária. In: BELLINI, Willian; STENTZLER, Márcia Marlene. (Org.). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR. 1ed. Curitiba: Íthala, 2016, v., p. 25-38.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Viagens, Imagens e sensibilidade popular erudita: o sertão escrito e publicado da obra de Guimarães Rosa. In: KOBELINSKI, Michel (Org.). (Org.). NOVAS SENSIBILIDADES na América Latina: ensaios de História e Literatura. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016, v., p. 161-178.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FERNANDES, Mônica Luiza Socio. A velocidade do tempo no mundo globalizado a partir de análise de propagandas. In: BASSO, Edcleia Aparecida; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. (Org.). Sociedade e Desenvolvimento: diálogos interdisciplinares. 1ed. Campo Mourão: Ed. UNESPAR, 2015, v. , p. 151-168.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Entre fatos e interpretações: a criação do curso de Mestrado em História da UFPR, EM 1972. In: HAHN, Fabio André; MEZZOMO, Frank Antônio.. (Org.). Ensaios de História: ensino, historiografia e gênero. 1ed. Campo Mourão (PR): Ed. UNESPAR, 2015, v., p. 15-39.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. É possível fazer tábula rasa do passado ... e do presente dos historiadores?. In: Lucilia de Almeida Neves; Marieta de Moraes Ferreira. (Org.). História do Tempo Presente. 1ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014, v. 1, p. 15-34.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FURTADO, Júnia Ferreira. Capítulo de Introdução em co-autoria DOS CRITÉRIOS DE NORMALIZAÇÃO EDITORIAL E MODERNIZAÇÃO DE LINGUAGEM da publicação ERÁRIO MINERAL. In: Júnia Ferreira Furtado. (Org.). ERÁRIO MINERAL. 1ed. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Fundação João Pinheiro, Fundação Oswaldo Cruz, 2002, v. Vol.1, p. 173-178.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; PAULA, Sérgio Goes de. GLOSSÁRIO do ERÁRIO MINERAL (Em co-autoria). In: FURTADO, Júnia Ferreira. (Org.). ERÁRIO MINERAL. 1ed.Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro (FJPIN) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), 2002, v. , p.

 


 

 

Publicado em 23/09/2016

Colegiado de História - Unespar - Campus Campo Mourão