O Curso de Geografia conta com um Museu e Laboratório de Geologia , possuindo em seu acervo mais de 1000 amostras de minerais de rochas, de fósseis e objetos líticos (artefatos indígenas). A atividade de laboratório mais utilizada é a de identificação e descrição macroscópica de minerais e rochas. As amostras estão classificadas e identificadas com fichas que contêm as suas informações básicas, o espaço físico do museu e do Laboratório de Geologia é de cerca de 170m² instalado no bloco “B” da FECILCAM.
O museu recebe constantemente a visita monitorada de, aproximadamente 1000 alunos por ano da rede de ensino público e particular, o que permite a ligação do conteúdo teórico dado em sala de aula com a visualização prática do mostruário das diversidades dos recursos minerais.
O museu realiza constante intercâmbio de permuta de amostras com os congêneres do Brasil e do exterior. Com essa medida, a coleção mineralógica expande-se constantemente.
Outra atividade desenvolvida na disciplina de Geologia e de Laboratório é a visita a campo nas regiões em que ocorrem fenômenos geológicos para que se possa unir a teoria com a prática; ou seja, o laboratório de geologia pode ser considerado o próprio campo.
O Curso de Geografia conta com Laboratório de Cartografia e Aerofotogrametria equipado para a realização de trabalhos práticos nas Disciplinas 44.30 (Cartografia Geral Licenciatura/Bacharelado), 44.32 (Cartografia Temática e Introdução Aerofotogrametria – Licenciatura/Bacharelado e 44.58 (Aerofotogrametria – Bacharelado). O Laboratório conta com acervo amplo e diversificado constituído por:
A Estação Climatológica Principal de Campo Mourão é um convênio entre INMET/ FECILCAM, localizada nas proximidades do Colégio Agrícola, estando sob a responsabilidade do Departamento de Geografia desde o ano de 1991.
A Estação é utilizada para fins educacionais, dar atendimento à educação básica e superior, em especial aos acadêmicos do Curso de Geografia, agricultores do município e região, bem como promover cursos de extensão, estágio supervisionado para Plotador Meteorológico e desenvolvimento de pesquisa.
A Estação Climatológica também conta com a implantação de uma Estação Automatizada do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná). Os dados são rastreados via satélite, transmitidos automaticamente para Curitiba e de lá são divulgados aos interessados.
Em Campo Mourão, o Cerrado é um relicto do Quaternário Antigo, atualmente reduzida a 13.318m², localizada no Jardim Nossa Senhora Aparecida. Por meio do Decreto de n° 191, de 25 de abril de 1990 da prefeitura de Campo Mourão, a área foi declarada de patrimônio público para fins de desapropriação. Por meio do Decreto n° 596, em 02 de junho de 1993 da prefeitura municipal, cria-se a Estação Ecológica do Cerrado de Campo Mourão, sendo coordenada pelo Departamento de Geografia, realizando coletas, estudos e catalogação de plantas, estágio supervisionado em Educação Ambiental, trabalhos de pesquisas científicas e extensão com acadêmicos do Curso de Geografia, com alunos da educação básica, superior e comunidade em geral, valorizando trabalhos em educação ambiental, demonstrando a importância de se preservar a vegetação, não só na área da Estação Ecológica do Cerrado, mas também espécies que se encontram no entorno dela. Grupo de Estudos do Meio Ambiente - GEMA e Laboratório de Sedimentologia
O Grupo de Estudos do Meio Ambiente - GEMA tem por finalidade desenvolver pesquisa na área ambiental com ênfase em recursos hídricos e estudos regionais, em razão da formação dos docentes que integram este grupo e dos equipamentos disponíveis para trabalho de campo.
No Laboratório de sedimentologia são realizados atividades práticas que contemplam a formação do licenciado e do bacharel em Geografia. Conta com equipamentos específicos para desenvolver estudos sobre solos, onde são realizadas atividades como: análise física de solo, análise do ph e turbidez das águas fluviais e limnológicas, aulas práticas das disciplinas de Pedologia, Geomorfologia e Hidrologia e Saneamento Ambiental, bem como destina-se à pesquisa.
Laboratório de Estudos Urbanos - LABEUR
O Laboratório de Estudos Urbanos – LABEUR é um órgão de apoio com finalidades didáticas e de aplicação, criado para atender às necessidades do Curso de Geografia da Unespar/campus de Campo Mourão, nas seguintes dimensões: curso de graduação (Licenciatura e Bacharelado), pós-graduação, projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Dentre os objetivos do LABEUR se destacam:
a)reunir professores, pesquisadores, estagiários, bolsistas e alunos interessados na área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano com vistas ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão;
b) promover a formação de novos pesquisadores na área da Geografia Urbana e Planejamento Urbano, por meio da orientação de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão, especialização, mestrado e doutorado;
c) promover a divulgação dos trabalhos de pesquisa/extensão em Geografia Urbana e Planejamento Urbano realizados no âmbito do Curso de Geografia de Unespar/ campus de Campo Mourão;
d)desenvolver projetos de pesquisa para aquisição de equipamentos e acervo bibliográfico na área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano.
Vinculado ao LABEUR encontra-se o Grupos de Estudos Urbanos da Fecilcam (GEURF). Esse Grupo tem se dedicado, desde a fundação, a desenvolver pesquisas que resgatem a dinâmica intra-urbana e regional de algumas cidades estudadas pelos integrantes, tais como Campo Mourão, Maringá, entre outras. Nos trabalhos são discutidas questões sobre as áreas verdes urbanas (parques urbanas e praças), bem como no que diz respeito à produção do espaço urbano e o estudo dos agentes produtores deste espaço.
Também vinculado ao LABEUR E GEURF se encontra o evento bianual Simpósio Nacional de Estudos Urbanos que já foram realizadas três edições estão prevista a próxima para o ano de 2019.