Poderão ser submetidos na categoria COMUNICAÇÃO, trabalhos de Pós-graduação (concluídos ou em andamento), de Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq ou pela Pró-DEPPEC/FECILCAM, de Projetos de Pesquisa devidamente protocolados pela Pró-DEPPEC/FECILCAM, de Projetos vinculados a regimes de Dedicação Exclusiva, de Iniciação Científica cujo início da execução do projeto se deu até o fim de 2012, de Projetos de Extensão que envolvam pesquisas e que tenham resultados, e Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCC.
I. NORMAS PARA RESUMOS DE COMUNICAÇÃO
1. Formatação:
O(s) proponente(s) deverá(ão) apresentar resumo em arquivo.doc. (2003), Word for Windows.
Fonte: Times New Roman, corpo 11.
Espaço entre linhas: Simples.
Alinhamento: Justificado.
Margens: esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm.
2. Os resumos devem conter:
a) Título da comunicação
Centralizado, em maiúsculas e em negrito.
b) autor(es)
No máximo três (03) por trabalho.
Nome completo do(s) autor(es) no lado direito, na segunda linha após o título. Em seguida o Programa (IC, ICJR etc.) e o órgão de fomento o qual está vinculado, entre parênteses. A instituição a que pertence(m) deve vir após o nome do órgão de fomento, (utilize sigla da instituição, se houver). Em seguida, o endereço eletrônico do autor.
Alunos de graduação e pós-graduação deverão incluir, após o nome do autor, e entre parênteses, a sigla G ou PG e área, respectivamente, seguida da sigla da instituição.
Alunos de graduação sem co-autoria de professor deverão, obrigatoriamente, incluir o nome do professor responsável pelo acompanhamento do trabalho.
c) texto do resumo
O resumo deverá ser iniciado na segunda linha após a identificação de autoria, sem entrada de parágrafo. Deverá conter entre 100 a 200 palavras.
A palavra RESUMO deverá ser digitada em negrito e com letras maiúsculas. Seguem-se dois pontos e o texto do resumo.
d) três palavras-chave
Na segunda linha, após o corpo de resumo, deverão ser indicadas as palavras-chave, em número máximo de 03 (três), separadas por ponto.
OBS: Não serão aceitos resumos fora das normas especificadas.
Modelo de Resumo de Comunicação não vinculada a Simpósio
Modelo de Resumo de Comunicação vinculada a Simpósio
II. NORMAS PARA IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO E SUBMISSÃO DA PROPOSTA
a) O arquivo deverá ser identificado pelas iniciais do NOME e SOBRENOME COMPLETO do primeiro autor, seguido da CATEGORIA proposta.
Exemplo: autor Luiz Pereira
Nome do arquivo: lpereiracomunicacao.doc, para os casos de comunicação sem vinculação a um simpósio.
Nome do arquivo: lpereiracomunicacaosimposio.doc, para os casos de comunicação vinculados a um simpósio.
b) Em caso de mais de um autor por trabalho, somente o primeiro deverá enviar o arquivo, de acordo com as normas estabelecidas na presente página do evento.
c) A proposta de comunicação deverá ser remetida, exclusivamente, via site do evento. Ao preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais, aparecerá a opção de escolha da categoria da proposta, neste caso comunicação, no qual deverá ser anexado o arquivo.
III. NORMAS DE APRESENTAÇÃO
Todos os participantes cujas comunicações estejam vinculadas a um simpósio ou a uma sessão temática, deverão estar no local e no horário indicados, divulgados no menu “ensalamento” neste site. A ausência implicará na perda do direito de apresentar seu trabalho e, consequentemente, no não recebimento da certificação.
Cada apresentador terá 15 minutos para a exposição do seu trabalho. No final de 5 comunicações temáticas, o coordenador de sala ou os simposistas mediarão as discussões entre apresentadores e ouvintes.
A Comissão Organizadora disponibilizará computadores com projetores multimídia para apresentação dos trabalhos.
Outros recursos audiovisuais poderão ser utilizados desde que providenciados pelos apresentadores, não sendo disponibilizados pela Comissão Organizadora.