PRÁTICAS EDUCATIVAS E GÊNERO: (RE) PENSANDO O COTIDIANO ESCOLAR

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Fabiane Freire França (TIDE – UNESPAR-FECILCAM)Doutoranda em Educação (CAPES – UEM – PR)
Andrea Geraldi Sasso (Fundação Araucária) – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FECILCAM, dreasasso@gmail.com
Paula Vidal dos Santos – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FECILCAM, paulavidal_pf9@hotmail.com
Renata Santos - (Fundação Araucária) – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FECILCAM, renata-santos.net@hotmail.com
Viviane Cristina Ferreira Gloor - (Fundação Araucária) – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FECILCAM, vivi_gloor@hotmail.com

RESUMO: O presente minicurso tem como objetivo evidenciar algumas das experiências das pesquisas de iniciação científica sobre educação e gênero que compreendem os anos de 2011 até início de 2013. A questão que move este pesquisa refere-se à trajetória de quatro pesquisas de iniciação científica promovidas pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FECILCAM. As respectivas pesquisas foram articuladas ao projeto de dedicação exclusiva da orientadora, bem como de dois projetos de extensão aprovados pelo departamento de Pedagogia da referida instituição. Os projetos de iniciação científica, de dedicação exclusiva, bem como os de extensão foram desenvolvidos em uma escola municipal da cidade de Campo Mourão-PR. Embora cada pesquisa tivesse seus objetivos e encaminhamentos metodológicos próprios estiveram articuladas pela coleta de dados e pelo referencial teórico (Estudos de Gênero). A coleta de dados foi realizada mediante o registro em cadernos de campos sobre grupos de estudos realizados com as participantes da pesquisa, 18 profissionais da educação básica. Os resultados das pesquisas evidenciaram uma lacuna sobre as discussões de gênero na escola e a necessidade de pesquisas contínuas no campo educacional.

Duração: 4 horas.

Conteúdos Programáticos:

  • Temas relacionados a diversidade cultural no cotidiano escolar: gênero e sexualidade;
  • Problematização das informações coletadas no espaço escolar sobre diversidade cultural;
  • Possibilidades de práticas educativas no que diz respeito à gênero e sexualidade no cotidiano escolar;
  • A relevância da iniciação científica sobre gênero na educação básica (Fabiane Freire França);
  • Discussões dos estudos de gênero na instituição escolar: problematizações a formação docente (Andrea Geraldi Sasso);
  • Discussões em torno das representações de gênero e sexualidade no ambiente escolar: em busca do reconhecimento da diferença (Renata Santos);
  • A influência da mídia televisiva na educação escolar de meninos e meninas das séries iniciais do ensino fundamental (Paula Santos);
  • Família e mulher: representações docentes e suas implicações sobre identidades: (Viviane Gloor).

    Vagas disponíveis: 20 vagas

    Data e horário:
    11/06/2013 - 8h às 12h.

    Materiais necessários:
    Papel A4 (sulfite).

  • Publicado em 03/06/2013

    V Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação