Atualmente no Brasil muito tem se falado sobre a necessidade de controle social dos gastos públicos, da necessidade de acompanhamento do orçamento público, da transparência na administração pública e da necessidade de responsabilizar os responsáveis pela má utilização dos recursos públicos.
Entre a chamada Educação Fiscal e a “accountability” existe muito em comum, pois ambas tratam entre outras questões, do controle dos atos dos governantes em relação ao programa de governo, à corrupção ou à preservação de direitos fundamentais dos cidadãos.
Frente ao grande interesse em desenvolver ações de Educação Fiscal, a Seti tem destinado recursos desde 2004 para que as universidades em parceria com outras instituições realizem cursos e eventos destinados à universitários e à comunidade em geral onde se busca sensibilizar e instrumentalizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e a importância de se acompanhar o orçamento público e realizar o controle democrático da administração pública. Direito e dever que entendemos que todos estudantes e profissionais de nível superior devem exercer.