Sharlene Davantel Valarini Machado (UEM)
Wagner Vonder Belinato (UEM)
Atentando para a fluidez do nosso tempo, que representa e define o contemporâneo, o presente simpósio propõe reunir pesquisas, reflexões, propostas e relatos de experiências em torno de práticas de leitura baseadas nos paradigmas tradicionais e vigentes de leitura e letramento em concomitância com novos paradigmas, oriundos do uso de dispositivos e tecnologias, em caráter experimental ou não. Neste sentido, observa-se que as novas tecnologias da informação, como as descreve Henry Jenkins em Cultura da Convergência (2011), oferecem uma gama de novas possibilidades de leitura e de difusão da literatura ainda em curso de implantação, baseadas em dispositivos informáticos e do ciberespaço que, por diversas vezes, perpassam e se chocam com práticas tradicionais ainda muito presentes no cotidiano e, de modo mais acentuado, nos ambientes escolares e acadêmicos. No mesmo sentido, propõe-se a debates que extrapolem o campo da leitura e se voltem também para outras discussões inerentes ao livro e à sua difusão e consumo contemporâneos, antevendo-o como objeto sociocultural representativo de nossa sociedade. Voltamo-nos assim, no intuito de observar o processo histórico que fundamenta tais paradigmas às observações que Pierre Bourdieu (1970~1994) constrói em suas obras a propósito dos processos inerentes à formação de campo(s) literário(s) em diferentes espaços sociais, mormente em Raisons pratiques (1994), Les règles de l’art (1998) e A economia das trocas simbólicas (2013), bem como aos apontamentos que Roger Chartier faz, sobretudo, em A aventura do livro (1998). Logo, o ambiente proposto no simpósio em tela visa a oferecer contrastes entre práticas já estabelecidas de leitura e circulação literárias e práticas em curso de estabelecimento neste campo, de modo a fomentar debates acadêmicos e a difundir reflexões que possam auxiliar a visualização e a utilização da leitura como atividade-fim, sempre útil e prazerosa, além de ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem efetivo.
Palavras-chave: leitura, campo literário, letramento.