ATRAVESSANDO A TELA: NOÇÕES BÁSICAS DE NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA

Alyson Carlos dos Santos (UEM)

 

“Será que não abrigamos, no fundo de nós mesmos, algum tabu, ou hábito, ou incapacidade, ou obsessão, que nos impede de ver o todo ou uma parte do filme que cintila fugazmente diante de nós?” é o que indaga o cineasta e escritor Jean-Claude Carrière (1994). A partir dessa incompletude que possuímos frente a uma obra cinematográfica, viabilizar a possibilidade de uma maior absorção da arte do cinema é o que o minicurso se propõe. Atravessar a tela é poder ver além da planície do écran. É a busca pela harmonização de todas as áreas artísticas trabalhadas juntas em cada plano. Passear pelos diversos caminhos de um filme, indo desde as linhas de seu roteiro até a participação do som como contribuição ímpar para a narrativa cinematográfica. Além das teorias do já citado autor francês, os estudos de Antonio Costa (1984) quanto ao cinema do ponto de vista técnico, narrativo e comunicativo também contribuem. Examinando, assim, aspectos como a elaboração de um roteiro e a analítica de um plano no jogo cinematográfico. A teoria de Yuri Lotman (1998) também aparece como suporte para a compreensão de fatores como a iluminação, a montagem, a combinação de planos e a mudança de velocidade para que se perceba que os objetos reproduzidos na tela possuem significações suplementares, sendo elas simbólicas, metafóricas, metonímias, etc. Contudo, junto com o aporte teórico, dar-se importância à análise prática, intencionando uma dinâmica que mostre, principalmente, como cada obra possibilita o uso das teorias utilizadas. Contempla-se, então, cenas de filmes selecionados desde os clássicos de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Ingmar Bergman até diretores contemporâneos como o cinema de Woody Allen, Michael Haneke, George Miller e o sul-coreano Joon ho bong. As explanações dividem-se nos seguintes tópicos: “Fotografia: a dinâmica das luzes”, “Não só imagens: som que verbaliza”, “A Poética visual na direção de arte e figurino”, “O fenômeno do ator cinematográfico”, “A Voz da lente: câmeras que falam e silenciam”, “A transmutação do roteiro” e “Cineducando: projeções em sala de aula”.

Palavras-chaves: cinema, narrativa cinematográfica, artes cinematográficas.