Alyson Carlos dos Santos (UEM)
“Será que não abrigamos, no fundo de nós mesmos, algum tabu, ou hábito, ou incapacidade, ou obsessão, que nos impede de ver o todo ou uma parte do filme que cintila fugazmente diante de nós?” é o que indaga o cineasta e escritor Jean-Claude Carrière (1994). A partir dessa incompletude que possuímos frente a uma obra cinematográfica, viabilizar a possibilidade de uma maior absorção da arte do cinema é o que o minicurso se propõe. Atravessar a tela é poder ver além da planície do écran. É a busca pela harmonização de todas as áreas artísticas trabalhadas juntas em cada plano. Passear pelos diversos caminhos de um filme, indo desde as linhas de seu roteiro até a participação do som como contribuição ímpar para a narrativa cinematográfica. Além das teorias do já citado autor francês, os estudos de Antonio Costa (1984) quanto ao cinema do ponto de vista técnico, narrativo e comunicativo também contribuem. Examinando, assim, aspectos como a elaboração de um roteiro e a analítica de um plano no jogo cinematográfico. A teoria de Yuri Lotman (1998) também aparece como suporte para a compreensão de fatores como a iluminação, a montagem, a combinação de planos e a mudança de velocidade para que se perceba que os objetos reproduzidos na tela possuem significações suplementares, sendo elas simbólicas, metafóricas, metonímias, etc. Contudo, junto com o aporte teórico, dar-se importância à análise prática, intencionando uma dinâmica que mostre, principalmente, como cada obra possibilita o uso das teorias utilizadas. Contempla-se, então, cenas de filmes selecionados desde os clássicos de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Ingmar Bergman até diretores contemporâneos como o cinema de Woody Allen, Michael Haneke, George Miller e o sul-coreano Joon ho bong. As explanações dividem-se nos seguintes tópicos: “Fotografia: a dinâmica das luzes”, “Não só imagens: som que verbaliza”, “A Poética visual na direção de arte e figurino”, “O fenômeno do ator cinematográfico”, “A Voz da lente: câmeras que falam e silenciam”, “A transmutação do roteiro” e “Cineducando: projeções em sala de aula”.
Palavras-chaves: cinema, narrativa cinematográfica, artes cinematográficas.